O texto a seguir possui spoilers do episódio 5.04 “Sons of the Harpy”. Leia por sua conta.

got-interview

Tinha dúvidas de que Game of Thrones eliminaria em sua 5ª temporada personagens que ainda estão vivos nos livros? Bem que George R. R. Martin avisou… Valar morghulis.

Sor Barristan, o Ousado, cavaleiro da Guarda Real e mais tarde da Guarda de Daenerys Targaryen, serviu Westeros durante uma época em que os cavaleiros da Guarda Real eram considerados os melhores cavaleiros do reino. Na noite deste domingo, o ator irlandês Ian McElhinney viveu as últimas cenas de seu personagem na série de TV.  O jornalista James Hibberd conversou com Ian em seu trailer logo após filmar sua cena derradeira:

EW: Como você se sente depois de ter filmado sua última cena em Thrones?
IAN McElhinney: Não havia me dado conta da grandeza disso até eu ter de fato filmado a última cena, e fiquei surpreso em como me senti emocionado. Os meninos foram adoráveis; eles me deram um presente muito bom. Eu fiquei um pouco choroso. Tem sido muito divertido. A equipe foi fantástica. São um ótimo grupo de pessoas. Apesar de bastante profissionais, eles são pessoas muito agradáveis. E vir aqui e ver os cenários, os figurinos e todo esse tipo de coisa. Há muito pensamento, cuidado e perícia para fazer isso. Provavelmente não me darei conta até chegar o próximo ano nesta mesma época, quando as pessoas começarão a se reunir para a próxima temporada. Esperemos que eu vá estar ocupado fazendo outra coisa. Eu não estou muito preocupado com isso.

Como foi que você descobriu?
Isso prova que não devemos ler os livros. Eu li os livros. Então eu pensei que nesta temporada eu teria mais coisas para fazer, e eu estava realmente ansioso para isso. E então vi as minhas datas com meu agente e eu pensei, ‘isso não corresponde’. Porque não havia como eles estarem seguindo os livros se eu tivesse presente em tão poucas semanas de gravação. Pareceu-me que eles iriam me tirar da história. Então eu conversei com o produtor de linha e disse: “Você pode confirmar se eles estão me excluindo?” Então os showrunners me ligaram e disseram: ‘Seu tempo acaba aqui na série’. Então, talvez eu os tenha surpreendido revelando que eu sabia.

O que você diria para os fãs dos livros que estão chateados que Sor Barristan não estará mais com a gente?
Estou desapontado. Mas eu acho que você tem que aceitar, – como eu aceitei – que as demandas de TV são diferentes das do enredo do livro. Na TV há uma pressão para criar um número de pontos altos. Uma das melhores coisas sobre esta série – que é verdade nos livros e ainda mais verdade na série – é o elemento-surpresa, os choques. Eles têm que manter isso porque as pessoas esperam isso. Você não pode prever nada, mas o que você pode prever é que haverá surpresas.

barristan_morte

Qual foi sua cena favorita de filmar?
Uma das minhas cenas favoritas, até este momento, foi a cena em que ele diz ao Rei Joffrey na 1 ª temporada: “para o inferno com isso” e vai embora furioso. Eu gostei de filmar aquilo. Eu teria gostado de trabalhar mais com pessoas como Lena, por exemplo. Acho extraordinário que eu comecei ali e nunca encontrei Peter. A cena em que eu deixo Daenerys, e acabo no meio da luta e morto, é uma cena bonita e uma bela preparação para o que acontece. É muito bem escrito, e estou muito feliz com a maneira que cheguei ao fim.

Parece uma cena forte para partir
Ele tinha que ser visto lutando. Falam como ele é o melhor cavaleiro que já existiu, por isso ele tem que lutar. Então é ótimo que ele faça isso. Há um belo contraste com a cena que fizemos hoje [na varanda com Daenerys] e o que acontece logo depois. Houve uma cena agradável semana passada também, onde ele está aconselhando-a. Foram cenas muito pessoais, e é bom ter algo assim. É uma lembrança que levarei comigo.

E você, o que achou da partida do personagem? Compartilhe sua opinião com a gente nos comentários.