Arquivos Notícias de GRRM – Gelo & Fogo https://www.geloefogo.com/noticias-grrm Informações sobre a obra de George R. R. Martin Thu, 05 May 2022 15:11:15 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.1.6 140837471 George R. R. Martin divulga novidades sobre ‘The Winds of Winter’ e outros projetos https://www.geloefogo.com/2022/03/george-r-r-martin-divulga-novidades-sobre-the-winds-of-winter-e-outros-projetos.html?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=george-r-r-martin-divulga-novidades-sobre-the-winds-of-winter-e-outros-projetos https://www.geloefogo.com/2022/03/george-r-r-martin-divulga-novidades-sobre-the-winds-of-winter-e-outros-projetos.html#comments Wed, 09 Mar 2022 20:24:40 +0000 https://www.geloefogo.com/?p=108750 Depois de algum tempo em relativo silêncio sobre o andamento de seus (agora inúmeros) projetos, George R. R. Martin publicou […]

O post George R. R. Martin divulga novidades sobre ‘The Winds of Winter’ e outros projetos apareceu primeiro em Gelo & Fogo.

]]>
Arte: Donato Giancola.

Depois de algum tempo em relativo silêncio sobre o andamento de seus (agora inúmeros) projetos, George R. R. Martin publicou em seu “Not A Blog” um grande post em que dá uma atualização sobre a situação de vários deles e divulga novos, tanto livros quanto obras para a televisão. Vamos recapitular o que ele disse sobre cada um deles.

Livros

GRRM deu novidades não apenas sobre o sexto livro de As Crônicas de Gelo e Fogo, mas também sobre outras eventuais publicações relacionadas ao universo de Westeros.

The Winds of Winter (Os Ventos do Inverno)

Martin abre a publicação afirmando que continua trabalhando em The Winds of Winter. Ele diz que progrediu muito na escrita em 2020, mas menos em 2021. Reitera, ainda, que o mundo de As Crônicas de Gelo e Fogo segue sendo sua principal prioridade, embora considere, na frase seguinte, que o mundo de Westeros se tornou maior que Winds ou até as próprias Crônicas.

Outros livros

The Mystery Knight, por Marc Simonetti, capa brasileira de O Cavaleiro dos Sete Reinos.

George diz que precisa terminar o segundo volume da história dos Targaryen escrita pela pena do Arquimeistre Gyldayn, o segundo volume de Fogo & Sangue. Diz que já escreveu umas duzentas páginas desse livro, e aí não sabemos se elas são apenas as sobras do material escrito para O Mundo de Gelo e Fogo e o volume 1 de Fogo & Sangue ou se ele também trabalhou no segundo recentemente.

Ainda tratando de outra série já iniciada, GRRM diz novamente que precisa escrever mais novelas de Dunk & Egg, desta vez ressaltando que a necessidade é ainda maior pelo fato de haver uma série sobre a dupla em desenvolvimento. A intenção de escrever mais contos não é exatamente novidade, mas é a primeira vez em que há essa ressalva sobre a série como elemento motivador.

Além disso, o autor divulga que dois novos livros vão ser lançados esse ano. Um deles é uma versão condensada e ilustrada de Fogo & Sangue, elaborada em conjunto com Linda Antonsson e Elio García — administradores do Westeros.org e coautores de O Mundo de Gelo e Fogo —e a diretora de arte da Fevre River (a empresa de GRRM) e uma de suas “minions“, Raya Golden (que entrevistamos aqui). Imagina-se que esse livro vá ser publicado para coincidir e capitalizar com o lançamento de House of the Dragon na HBO. O outro lançamento divulgado por GRRM é um livro de “quem é quem” em Westeros, sobre o qual ele não deu mais detalhes.

Séries sucessoras

George abre essa parte do post dizendo que as séries tomaram bastante do tempo dele em 2021, e que está bastante envolvido em todas elas. Ele diz que trabalhou de perto com os diversos showrunners e roteiristas para manter um “cânone”. Há séries live-action sendo desenvolvidas para a HBO e séries animadas que serão da HBO Max.

O autor se mostra bastante animado com o fato de que algumas das ideias para essas obras são bem diferentes em tom em abordagem do que foi feito antes, e diz que o mundo de Westeros e Essos permite muitos tipos de histórias sobre uma ampla gama de personagens.

House of the Dragon

A primeira série sucessora, House of the Dragon, encerrou suas filmagens recentemente em Londres e está agora em estágio de pós-produção. GRRM diz que adorou o que já viu, e que está ansioso para ver mais — o que revela que o envolvimento dele não é de fato de estar dentro da série.

Outras séries da HBO

Corlys Velaryon em House of the Dragon (HBO).

George confirma novamente que Bruno Heller (de Roma e Gotham) está escrevendo o piloto para a série de Corlys Velaryon, personagem que estará em House of the Dragon. Ele revela que o primeiro título planejado seria Nine Voyages (“Nove Viagens”), mas que agora a produção vem sendo chamada de The Sea Snake (“A Serpente Marinha”), pois já há outra série com um número no título.

Essa segunda série é a também já conhecida produção sobre a Nymeria, a rainha guerreira dos roinares, intitulada Nine Thousand Ships (“Nove Mil Navios”). Martin diz que a showrunner Amanda Segel já escreveu alguns rascunhos e que eles estão avançando no processo.

A terceira é a já mencionada série que adapta os contos de Dunk & Egg, que tem Steve Conrad como showrunner, sobre a qual Martin desta vez dá mais detalhes. Segundo o autor, as reuniões entre ele e sua equipe e o pessoal de Conrad foram bastante satisfatórias, e que o produtor pretende fazer uma adaptação bastante fiel das novelas (que é exatamente o que Martin quer).

GRRM revela, ainda, que a primeira temporada adaptará “O Cavaleiro Andante”, e que a série não se chamará Dunk & Egg (segundo ele, para que os espectadores não achem que se trata de uma sitcom). Os títulos considerados são A Knight of the Seven Kingdoms (“Um Cavaleiro dos Sete Reinos”) e The Hedge Knight (“O Cavaleiro Andante”).

Séries animadas na HBO Max

No âmbito das séries animadas, George diz que está adorando as artes conceituais que lhe foram mostradas, embora não possa revelar muita coisa a respeito delas. Ele confirma, porém, que uma notícia vazada há algum tempo, sobre uma das séries ser ambientada em Yi Ti, é verdadeira. O título provisório dessa produção de animação é The Golden Empire (“O Império Dourado”).

Outros projetos

Roadmarks, de Roger Zelazny.

Além dos projetos relacionados a Westeros, Martin reitera que está trabalhando também com os produtores e roteiristas de Roadmarks, da HBO (que adapta um romance de ficção científica de Roger Zelazny), Dark Winds, da AMC (baseada nas histórias de detetive de Leaphorn e Chee, de Tony Hillerman), e a adaptação de Wild Cards pela Universal/Peacock. Ele ainda revela que Night of the Cooters, um curta que adapta um romance de ficção científica de Howard Waldrop, deve ser finalizado no fim deste mês.

Análise

Agora, um pouco de comentários próprios para analisar o post de GRRM. A despeito de Martin dizer que The Winds of Winter continua sendo sua prioridade, a série de revelações seguintes indicam que ele tem dado bastante importância para as obras televisivas inspiradas em suas criações literárias.

Pode ser impressão minha, mas ao dizer que “Westeros ficou maior que The Winds of Winter, ou até que As Crônicas de Gelo e Fogo”, George dá a entender que o que outrora entendíamos como “a série principal” pode já não ter exatamente esse status no entender dele.

A intenção da HBO de tornar o universo de Game of Thrones numa grande franquia pop multimídia já se desenhava como clara desde 2017, mais ou menos, mas até agora Martin ainda não havia dado declarações como estas, que mesmo sem querer podem revelar que Winds, as Crônicas e o material escrito pelo próprio autor já não representam o centro em torno do que as obras derivadas orbitam. A ver o que o “GoT Universe” nos reserva.

O post George R. R. Martin divulga novidades sobre ‘The Winds of Winter’ e outros projetos apareceu primeiro em Gelo & Fogo.

]]>
https://www.geloefogo.com/2022/03/george-r-r-martin-divulga-novidades-sobre-the-winds-of-winter-e-outros-projetos.html/feed 2 108750
‘Wild Cards’ ganha adaptação na Marvel Comics https://www.geloefogo.com/2022/02/wild-cards-ganha-adaptacao-na-marvel-comics.html?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=wild-cards-ganha-adaptacao-na-marvel-comics https://www.geloefogo.com/2022/02/wild-cards-ganha-adaptacao-na-marvel-comics.html#comments Sat, 19 Feb 2022 22:31:56 +0000 https://www.geloefogo.com/?p=108741   Grande novidade para Wild Cards: a série de livros editada e encabeçada por George R. R. Martin vai ganhar […]

O post ‘Wild Cards’ ganha adaptação na Marvel Comics apareceu primeiro em Gelo & Fogo.

]]>

 

Capa da primeira edição de ‘Wild Cards: the Drowing of Cards’, por Steve Morris

Grande novidade para Wild Cards: a série de livros editada e encabeçada por George R. R. Martin vai ganhar mais uma adaptação em quadrinhos pela maior editora do ramo na atualidade, a Marvel Comics.

O Hollywood Reporter noticiou a nova publicação, chamada Wild Cards: The Drawing of the Cards, cuja primeira edição chegará às bancas em julho. A equipe criativa conta com Paul Cornell nos roteiros e Mike Hawthorne nas ilustrações. Cornell já é conhecido dos ases e dos coringas: o autor britânico participou de três dos romances-mosaico da série, Fort Freak, Chicago LowKnaves Over Queens.

Ao que tudo indica, a série irá adaptar o livro original, Wild Cards: O Começo de Tudo, iniciando pelas histórias dos personagens Jetboy (de Howard Waldrop), Dorminhoco (de Roger Zelazny), Golden Boy (de Walter Jon Williams) e Dr. Tachyon (Melinda Snodgrass). O personagem de Martin, o Tartaruga, não consta na capa já divulgada.

Vale ressaltar também que esses personagens não serão inseridos na cronologia do chamado Universo Marvel, e, a princípio, não devem interagir com os personagens tradicionais da editora, mais ou menos como é o caso dos quadrinhos de Star Wars publicados pela Marvel.

Não é a primeira vez que Wild Cards vai parar nas páginas da Marvel. Em 1990, o selo Marvel Epic publicou uma adaptação do primeiro livro em quatro partes, roteirizada por Lewis Shiner, que também é autor na série de livros. Curiosamente, essa publicação chegou ao Brasil ainda na década de 90, sob o título de Cartas Selvagens.

O post ‘Wild Cards’ ganha adaptação na Marvel Comics apareceu primeiro em Gelo & Fogo.

]]>
https://www.geloefogo.com/2022/02/wild-cards-ganha-adaptacao-na-marvel-comics.html/feed 1 108741
George R. R. Martin avalia primeiro corte de ‘House of the Dragon’ https://www.geloefogo.com/2021/12/george-r-r-martin-avalia-primeiro-corte-de-house-of-the-dragon.html?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=george-r-r-martin-avalia-primeiro-corte-de-house-of-the-dragon https://www.geloefogo.com/2021/12/george-r-r-martin-avalia-primeiro-corte-de-house-of-the-dragon.html#comments Thu, 30 Dec 2021 01:32:12 +0000 https://www.geloefogo.com/?p=108734 O criador e autor de As Crônicas de Gelo e Fogo, George R.R. Martin, assistiu a um corte do primeiro […]

O post George R. R. Martin avalia primeiro corte de ‘House of the Dragon’ apareceu primeiro em Gelo & Fogo.

]]>

O criador e autor de As Crônicas de Gelo e Fogo, George R.R. Martin, assistiu a um corte do primeiro episódio de House of the Dragon. Em seu blog pessoal, Martin deu seu selo de aprovação para a nova série da HBO.

George R. R. Martin
George R. R. Martin.  Imagem: Antonio Olmos/The Observer

Martin distribuiu elogios ao episódio de abertura da obra televisiva, que estreará na HBO e HBO Max em 2022, ainda sem data definida.

Assisti a um corte bruto do primeiro episódio. E adorei. É sombrio, é poderoso, é visceral… do jeito que eu gosto da minha fantasia épica.

Ele ainda acrescenta que os showrunners Ryan Condal e Miguel Sapochnik fizeram “um trabalho incrível”. Ele também elogia o elenco, que inclui Emma D’Arcy (Rhaenyra), Olivia Cooke (Alicent), Matt Smith (Daemon), Paddy Considine (Viserys), Steve Toussaint (Corlys) e Rhys Ifans (Otto). Segundo Martin, a maioria dos espectadores só ouviu falar de alguns atores, mas ele sente que a audiência irá se apaixonar por muitos deles.

George R. R. Martin
Rhaenyra Targaryen e Daemon Targaryen

House of the Dragon adapta histórias do império Targaryen narradas no Fire & Blood (Fogo & Sangue). A primeira temporada da série se concentra em um período particular da ilustre casa dos cavaleiros de dragão: a guerra civil conhecida como Dança dos Dragões, e os eventos que a precedem.


Clique aqui para assistir ao primeiro teaser de ‘House of the Dragon‘.

O post George R. R. Martin avalia primeiro corte de ‘House of the Dragon’ apareceu primeiro em Gelo & Fogo.

]]>
https://www.geloefogo.com/2021/12/george-r-r-martin-avalia-primeiro-corte-de-house-of-the-dragon.html/feed 1 108734
Tuf Voyaging ganhará versão em quadrinhos https://www.geloefogo.com/2021/06/tuf-voyaging-ganhara-versao-em-quadrinhos.html?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=tuf-voyaging-ganhara-versao-em-quadrinhos https://www.geloefogo.com/2021/06/tuf-voyaging-ganhara-versao-em-quadrinhos.html#comments Thu, 17 Jun 2021 16:05:54 +0000 https://www.geloefogo.com/?p=108534 A ilustradora e assistente de George R. R. Martin, Raya Golden anunciou hoje em sua página no Facebook que está […]

O post Tuf Voyaging ganhará versão em quadrinhos apareceu primeiro em Gelo & Fogo.

]]>

A ilustradora e assistente de George R. R. Martin, Raya Golden anunciou hoje em sua página no Facebook que está envolvida em mais uma adaptação de histórias do autor. Dessa vez, The Plague Star foi a escolhida para ganhar a vida nos quadrinhos. Parte do univsero conhecido como Mil Mundos, essa novela compõe o livro Tuf Voyaging, e narra a história de origem de Haviland Tuf, e de como um comerciante espacial acaba no controle de uma das mais lendárias naves de todos os tempos. Após ser contratado para levar alguns exploradores para investigar uma estranha “estrela” que causava destruição periódica na órbita de um planeta, Haviland sofre uma tentativa de assassinato, mas sobrevive e chega a bordo da nave, onde descobre sua verdadeira função.

Raya já foi a escolhida para roteirizar e ilustrar Starport, graphic novel que adapta um antigo roteiro de Martin para uma série de TV que não foi produzida nos anos 90. Na ocasião, entrevistamos a ilustradora, que nos contou sobre o processo de criação. Dessa vez, Raya contará com a parceria de Anna Marcellino, e espera que após esse primeiro volume, a ser lançado não antes de 2023, as outras histórias do ecoengenheiro Haviland Tuf e seus gatos sejam também adaptadas. Confira a ilustração divulgada pela autora, apresentando o visual dos personagens Ranittas, Mushroom, Kaj, Jefri, Celise, Haviland com Havoc e Awhina:

Imagem de divulgação da adaptação para quadrinhos de Plague Star, por Raya Golden.

No Brasil, a coletânea Tuf Voyaging não foi publicada, embora a editora Leya nos tenha revelado que havia planos para isso ainda em 2018. No entanto, como se sabe, a editora vendeu todos os direitos que possuía para as obras de Martin, e não se tem uma posição da editora Suma a esse respeito. Apesar disso, dois contos que tem Tuf como protagonista foram publicados em RRetrospectiva da Obra: Uma Besta para Norn e Guardiões. Cabe lembrar também que alguns meses atrás, Martin revelou que outra de suas assistentes, Ti Mikkel, estaria trabalhando em uma possível série de TV de Tuf.


Acompanhe o Gelo & Fogo no Twitter para mais informações sobre George R. R. Martin.

O post Tuf Voyaging ganhará versão em quadrinhos apareceu primeiro em Gelo & Fogo.

]]>
https://www.geloefogo.com/2021/06/tuf-voyaging-ganhara-versao-em-quadrinhos.html/feed 3 108534
George R. R. Martin e Parris aparecem em HQ dos X-Men https://www.geloefogo.com/2021/06/george-r-r-martin-e-parris-aparecem-em-hq-dos-x-men.html?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=george-r-r-martin-e-parris-aparecem-em-hq-dos-x-men https://www.geloefogo.com/2021/06/george-r-r-martin-e-parris-aparecem-em-hq-dos-x-men.html#respond Mon, 14 Jun 2021 18:53:04 +0000 https://www.geloefogo.com/?p=108498 A mais recente HQ dos X-Men, publicada na última quarta-feira (9) nos EUA, coloca o escritor George R.R. Martin, sua […]

O post George R. R. Martin e Parris aparecem em HQ dos X-Men apareceu primeiro em Gelo & Fogo.

]]>

A mais recente HQ dos X-Men, publicada na última quarta-feira (9) nos EUA, coloca o escritor George R.R. Martin, sua esposa Parris McBride, e os famosos mutantes da Marvel em um mesmo universo.

George R. R. Martin e Parris McBride na arte interna de X-men Vol. 5 #21.

Na história, o encontro faz parte do evento Hellfire Gala, um baile em que os mutantes estão celebrando a democracia na nação mutante de Krakoa.

A relação de George R. R. Martin com os quadrinhos de super-heróis é antiga. Em 1963, quando tinha 15 anos, George teve uma carta sua publicada na edição 20 da revista mensal do Quarteto Fantástico, a primeira super equipe da recém-instituída Marvel Comics. Em 2018, quando a editora perdeu seu principal nome, o quadrinista Stan Lee, o autor publicou uma extensa homenagem em seu blog, revelando o quanto as histórias de Lee mudaram sua vida como leitor. Já em 1988, quando já era um escritor consolidado e também um produtor em Hollywood, Martin roteirizou duas páginas de Heroes for Hope, uma edição especial dos X-men que visava denunciar a fome no continente africano, e contava com um time de roteiristas que incluía Stephen King, Harlan Ellison, Frank Miller, entre outros.

Martin nunca havia participado de uma história da editora como personagem. Com entusiasmo, o escritor divulgou o feito em seu Not a Blog.

Além de Martin e sua esposa Parris McBride, também aparecem como convidados no evento o rapper Eminem, o presidente da Marvel Studios, Kevin Feige e o ator Patton Oswalt.

Conheça abaixo, a arte completa com a homenagem:

Para adquirir esta edição, clique aqui.


Para encontrar as HQs dos X-Men no Brasil, busque os catálogos da editora Panini nas principais lojas.

O post George R. R. Martin e Parris aparecem em HQ dos X-Men apareceu primeiro em Gelo & Fogo.

]]>
https://www.geloefogo.com/2021/06/george-r-r-martin-e-parris-aparecem-em-hq-dos-x-men.html/feed 0 108498
George R. R. Martin renova seu contrato com a HBO por mais cinco anos https://www.geloefogo.com/2021/03/george-r-r-martin-renova-seu-contrato-com-a-hbo-por-mais-cinco-anos.html?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=george-r-r-martin-renova-seu-contrato-com-a-hbo-por-mais-cinco-anos https://www.geloefogo.com/2021/03/george-r-r-martin-renova-seu-contrato-com-a-hbo-por-mais-cinco-anos.html#respond Tue, 30 Mar 2021 02:46:19 +0000 https://www.geloefogo.com/?p=108406 Nesta semana, o colunista James Hibberd revelou que a HBO e George R.R. Martin renovaram seu contrato de trabalho. O […]

O post George R. R. Martin renova seu contrato com a HBO por mais cinco anos apareceu primeiro em Gelo & Fogo.

]]>

Nesta semana, o colunista James Hibberd revelou que a HBO e George R.R. Martin renovaram seu contrato de trabalho. O último acordo entre o escritor e o canal havia sido assinado em 2013.

George R. R. Martin
George R. R. Martin por Antonio Olmos/The Observer

O acordo continua dando à HBO o direito exclusivo de encomendar de Martin ideias para novas produções de TV e filmes. Essas ideias podem ser baseadas nas obras literárias dele, sendo extraídas de material fonte ou apenas inspiradas por seus livros, e também nas obras de outros autores que Martin recomenda à equipe executiva do canal.

Nos últimos sete anos, este é exatamente o trabalho criativo que Martin vem desenvolvendo. Podemos citar por exemplo a adaptação de Who Fears Death da autora Nnedi Okorafor, e também a produção de Roadmarks, baseada no romance de e Roger Zelazny. Durante esse tempo, a HBO considerou uma série de outros projetos propostos por Martin, incluindo uma possível adaptação do romance anterior de Martin, Tuf Voyaging. Eles também produziram um episódio piloto spin-off de Game of Thrones que não avançou, antes de dar o sinal verde para a série House of the Dragon, que começará a ser filmada em breve.

Como sabemos, além de House of the Dragon, a HBO está considerando vários produtos derivados baseados em Game of Thrones, incluindo Nine Voyages (baseado na história de vida de Corlys Velaryon), Ten Thousand Ships (baseado na migração da Rainha Nymeria e o povo Roinar) e Flea Bottom (baseado na vida do povo em Porto Real, Westeros). Adaptações das histórias de Dunk and Egg e da Rebelião de Robert também foram propostas. Há ainda rumores sobre uma série animada baseada em alguma história de Martin produzida pela HBO.

Martin está dedicado ao compromisso de terminar o próximo romance de As Crônicas de Gelo e Fogo, The Winds of Winter. No final do ano passado, o autor relatou ótimo progresso na escrita.

Por aqui, esperamos.

O post George R. R. Martin renova seu contrato com a HBO por mais cinco anos apareceu primeiro em Gelo & Fogo.

]]>
https://www.geloefogo.com/2021/03/george-r-r-martin-renova-seu-contrato-com-a-hbo-por-mais-cinco-anos.html/feed 0 108406
Anunciado filme de ‘Nas Terras Perdidas’, conto de fantasia antigo de Martin https://www.geloefogo.com/2021/03/anunciado-filme-de-nas-terras-perdidas-conto-de-fantasia-antigo-de-martin.html?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=anunciado-filme-de-nas-terras-perdidas-conto-de-fantasia-antigo-de-martin https://www.geloefogo.com/2021/03/anunciado-filme-de-nas-terras-perdidas-conto-de-fantasia-antigo-de-martin.html#comments Fri, 05 Mar 2021 13:31:29 +0000 https://www.geloefogo.com/?p=108361 George R. R. Martin confirmou no Not a Blog que um filme inspirado em seu conto Nas Terras Perdidas está sendo […]

O post Anunciado filme de ‘Nas Terras Perdidas’, conto de fantasia antigo de Martin apareceu primeiro em Gelo & Fogo.

]]>

George R. R. Martin confirmou no Not a Blog que um filme inspirado em seu conto Nas Terras Perdidas está sendo produzido, contando com  Paul W.S. Anderson (Pompéia) como diretor, Milla Jovovich (Resident Evil) como Gray Alys e Dave Bautista (Guaridões da Galáxia) como Boyce. No conto original, a feiticeira Alys precisa ir até as terras perdidas para caçar um lobisomen, e é guiada por Boyce, que prometeu que pode ajudá-la com a tarefa. Martin gostaria que essa tivesse sido a primeira entre várias histórias de Gray Alys, no entanto, acabou sendo a única finalizada.

Artes conceituais de personagens e lugares para “In the Lost Lands” divulgadas em 2015.

O projeto não é exatamente novidade: em 2015, foi anunciado que Constantine Werner iria dirigir um filme com esse título, mas que também adaptaria outros dois contos de Martin: a fantasia As Canções Solitárias de Laren Dorr e a ficção científica recheada de alusões arturianas, Flores Amargas. No entanto, nem Martin nem portais de notícias comentaram sobre essas outras histórias nos anúncios dessa semana. Mila Jovovivh já havia sido anunciada como Gray Alys desde então e algumas artes conceituais foram divulgadas. Justin Chatwin também fazia parte do elenco.

Todas as três histórias foram publicadas no Brasil em RRetrospectiva da Obra. Recomendamos a leitura.

Milla Jovovich, Dave Bautista, George R. R. Martin e Paul W.S. Anderson.

Ainda não há previsão de estreia para o filme. Continue nos acompanhando para mais notícias sobre George R. R. Martin.

O post Anunciado filme de ‘Nas Terras Perdidas’, conto de fantasia antigo de Martin apareceu primeiro em Gelo & Fogo.

]]>
https://www.geloefogo.com/2021/03/anunciado-filme-de-nas-terras-perdidas-conto-de-fantasia-antigo-de-martin.html/feed 1 108361
George R. R. Martin será um dos produtores de adaptação de ‘Roadmarks’ https://www.geloefogo.com/2021/02/george-r-r-martin-sera-um-dos-produtores-de-adaptacao-de-roadmarks.html?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=george-r-r-martin-sera-um-dos-produtores-de-adaptacao-de-roadmarks https://www.geloefogo.com/2021/02/george-r-r-martin-sera-um-dos-produtores-de-adaptacao-de-roadmarks.html#comments Fri, 19 Feb 2021 20:50:06 +0000 https://www.geloefogo.com/?p=108352 A HBO está desenvolvendo uma série e TV que irá adaptar Roadmarks, romance do escritor Roger Zelazny publicado em 1979. […]

O post George R. R. Martin será um dos produtores de adaptação de ‘Roadmarks’ apareceu primeiro em Gelo & Fogo.

]]>
Roadmarks, de Roger Zelazny

A HBO está desenvolvendo uma série e TV que irá adaptar Roadmarks, romance do escritor Roger Zelazny publicado em 1979.

showrunner será Kalinda Vazquez (Marvel’s Runaways, Star Trek: Discovery), e terá além dela, George R. R. Martin e Vince Gerardis (Game of Thrones, House of the Dragon) como produtores executivos.

O livro se passa em uma autoestrada que passsa por diferentes momentos através do tempo, e é narrado pelo protagonista Red Dorakeen, que tenta recuperar seu passado enquanto escapa de uma série de tentativas de assassinato. Infelizmente, Roadmarks ainda não está disponível para leitores brasileiros.

Zelazny é um dos autores lembrados por fazer parte do grupo norteamericano ligado à Nova Onda da Ficção Científica, geração que aproximou o gênero de outros movimentos literários como o modernismo nos anos 60 e 70, incorporando inovações estéticas e reforçando posições políticas anti-imperialistas e ligadas aos movimentos sociais. Amigo de Martin de longa data, o autor é criador do Dorminhoco, o personagem mais popular de Wild Cards. Para além disso, Martin lembrou ao Deadline como seus tempos em Hollywood estão conectados à obra de Zelazny:

Minha carreira na TV começou em 1985, quando adaptei o conto de Roger, Last Defensor of Camelot para Além da Imaginação. Roger era um amigo, um mentor e um dos maiores escritores de ficção científica de todos os tempos. É uma honra poder trazer sua obra para a TV. E é por isso que estou tão empolgado em fazer parte dessa adaptação de Roadmarks para a HBO. Nós temos um ótimo livro, Kalinda Vazquez é uma ótima roteirista, e teremos uma série maravilhosa e original. Estou ansioso por uma jornada longa e emocionante.

Cabe lembrar que o posto que Martin ocupa, o de produtor executivo, é um termo bastante amplo. Por vezes, essas pessoas tem a função próxima à do showrunner, sendo o maior responsável pelos rumos da série, mas em muitos outros casos (e em todos nos quais Martin já esteve envolvido), significa uma consultoria mais próxima, ou apoio financeiro para o projeto. Não sabemos com detalhes qual será a participação do autor nesse projeto, mas o anúncio é semelhante ao feito em 2017 para a adaptação de Quem Teme a Morte de Nnedi Okorafor.

 


Continue acompanhando o Gelo & Fogo para novas informações sobre a obra de George R. R. Martin.

 

O post George R. R. Martin será um dos produtores de adaptação de ‘Roadmarks’ apareceu primeiro em Gelo & Fogo.

]]>
https://www.geloefogo.com/2021/02/george-r-r-martin-sera-um-dos-produtores-de-adaptacao-de-roadmarks.html/feed 2 108352
HBO estaria desenvolvendo séries de Dunk & Egg e Rebelião de Robert https://www.geloefogo.com/2021/01/hbo-estaria-desenvolvendo-series-de-dunk-egg-e-rebeliao-de-robert.html?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=hbo-estaria-desenvolvendo-series-de-dunk-egg-e-rebeliao-de-robert https://www.geloefogo.com/2021/01/hbo-estaria-desenvolvendo-series-de-dunk-egg-e-rebeliao-de-robert.html#comments Thu, 21 Jan 2021 20:47:52 +0000 https://www.geloefogo.com/?p=108308 Segundo Joe Otterson, para a Variety, uma adaptação dos contos de Dunk & Egg como série televisiva estaria nos estágios […]

O post HBO estaria desenvolvendo séries de Dunk & Egg e Rebelião de Robert apareceu primeiro em Gelo & Fogo.

]]>
Dunk & Egg, por Marc Simonetti.

Segundo Joe Otterson, para a Variety, uma adaptação dos contos de Dunk & Egg como série televisiva estaria nos estágios iniciais de desenvolvimento na HBO.

A nota não entra em maiores detalhes, esclarecendo que ainda não haveria roteiristas ou atores ligados ao projeto, mas afirma que as fontes dizem que a série seria prioridade na HBO, já que o canal tem como intenção capitalizar sobre o sucesso de Game of Thrones.

Na Entertainment Weekly, James Hibberd afirma que o canal está de olho em várias outros prelúdios de seu blockbuster que chegou ao fim em 2019. Ele indica que a emissora tem entrado em contato com vários roteiristas de elite e que uma das ideias sendo consideradas como adaptação é a Rebelião de Robert. Hibberd ainda cita nominalmente Bruno Heller, de Roma, como ligado a um dos projetos.

As notícias vêm como surpresa para os fãs, uma vez que Martin já afirmou (reiteradas vezes) que uma adaptação dos contos de Dunk & Egg não estava nos planos até ele escrever mais histórias da dupla (atualmente são apenas três), e que a Rebelião de Robert nunca estivera nos planos.

Em 2017, quando havia várias séries em desenvolvimento inicial pela HBO, George escreveu em seu blog (e a tradução completa do post pode ser lida aqui):

Não posso dizer a vocês sobre o que as séries vão ser (bom, posso, mas não vou), mas vou dizer algumas coisas que elas NÃO vão ser. Que vão desapontar alguns de vocês, claro, mas é melhor fazer isso agora do que depois, acho eu.

Não vamos fazer Dunk & Egg. Em algum momento, claro que eu gostaria, e muitos de vocês também. Mas eu só escrevi e publiquei três contos até hoje, e há no mínimo mais sete, oito ou dez que quero escrever. Todos sabemos o quanto sou lento, e o quanto uma série de televisão pode andar rápido. Não quero repetir o que aconteceu com a própria Game of Thrones, em que a série ultrapassa os livros. Quando chegar o dia em que terei terminado de contar todos os meus contos de Dunk & Egg, aí vamos fazer uma série de TV sobre eles… mas esse dia ainda está bem distante.

Também não vamos fazer a Rebelião de Robert. Sei que milhares de vocês querem, sei que há um abaixo-assinado… mas quando eu terminar de escrever As Crônicas de Gelo e Fogo, vocês vão saber todas as coisas importantes que aconteceram na Rebelião de Robert. Não haveria mais surpresas ou revelações numa série dessas, apenas o desenrolar de conflitos cujas resoluções vocês já conhecem. Não é uma história que quero contar agora; seria muito como um conto contado duas vezes.

Mais recentemente, quando comentou a confirmação de House of the Dragon como primeira série derivada de Game of Thrones, George reiterou que uma adaptação dos contos não estava nos planos, ao falar sobre o showrunner Ryan Condal (nosso artigo sobre o post completo pode ser lido aqui):

Ele também é um grande fã de meus contos de Dunk & Egg. Na verdade, era essa a série que ele queria fazer inicialmente, mas não estou preparado para levar Dunk & Egg à TV até ter escrito um número de outras histórias.

The Mystery Knight, por Marc Simonetti, capa brasileira de O Cavaleiro dos Sete Reinos,

Diante de declarações tão recentes e categóricas de Martin, é de se considerar se não está havendo uma cisão entre os executivos da HBO e as intenções autorais de Martin, já que os direitos já foram vendidos pelo escritor e o canal não tem que necessariamente pedir nova autorização para adaptar qualquer coisa do universo que esteja contemplada no contrato.

As informações de Otterson e Hibberd, no entanto, vão ao encontro de uma tendência observável da HBO de explorar ao máximo a propriedade que tem nas mãos com o universo de Westeros criado por George R. R. Martin, potencialmente tentando transformar as obras numa grande franquia. Isso seria coerente com os interesses da WarnerMedia de firmar o HBOMax como concorrente de outros streamings que têm franquias pop blockbuster em seu catálogo.

O que são os contos de Dunk & Egg

Os contos de Dunk e Egg são o primeiro material complementar do universo de As Crônicas de Gelo e Fogo publicado por George R. R. Martin. Atualmente, três contos existem:

  • O Cavaleiro Andante (The Hedge Knight, de 1998)
  • A Espada Juramentada (The Sworn Sword, 2003)
  • O Cavaleiro Misterioso (The Mystery Knight, 2010)

Eles foram editados pela primeira vez no Brasil em 2014, na coletânea O Cavaleiro dos Sete Reinos, que também foi publicada em língua inglesa em 2015, como A Knight of the Seven Kingdoms (os contos haviam sido publicados originalmente em antologias com outros autores).

George R. R. Martin já declarou ter a intenção de escrever uma série de histórias de Dunk e Egg, compreendendo as vidas inteiras dos personagens. O número não é certo, e em declarações distintas o autor já variou entre sete, dez ou doze.

Clique aqui para acessar nossa página especial dos contos de Dunk & Egg


Até o momento, a única série derivada de Game of Thrones já confirmada é House of the Dragon, que estreia em 2022.

O post HBO estaria desenvolvendo séries de Dunk & Egg e Rebelião de Robert apareceu primeiro em Gelo & Fogo.

]]>
https://www.geloefogo.com/2021/01/hbo-estaria-desenvolvendo-series-de-dunk-egg-e-rebeliao-de-robert.html/feed 2 108308
Revelações de George R. R. Martin em livro sobre a produção de Game of Thrones https://www.geloefogo.com/2020/10/revelacoes-de-george-r-r-martin-em-livro-sobre-a-producao-de-game-of-thrones.html?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=revelacoes-de-george-r-r-martin-em-livro-sobre-a-producao-de-game-of-thrones https://www.geloefogo.com/2020/10/revelacoes-de-george-r-r-martin-em-livro-sobre-a-producao-de-game-of-thrones.html#comments Tue, 06 Oct 2020 19:44:47 +0000 https://www.geloefogo.com/?p=108151 Foi lançado hoje o livro Fire Cannot Kill a Dragon (“Fogo Não Pode Matar um Dragão”), de James Hibberd, jornalista da Entertainment […]

O post Revelações de George R. R. Martin em livro sobre a produção de Game of Thrones apareceu primeiro em Gelo & Fogo.

]]>
Capa do livro “Fire Cannot Kill a Dragon” e George R. R. Martin (foto: Gage Skidmore).

Foi lançado hoje o livro Fire Cannot Kill a Dragon (“Fogo Não Pode Matar um Dragão”), de James Hibberd, jornalista da Entertainment Weekly que se notabilizou ao longo dos anos por seu trabalho bastante próximo da produção de Game of Thrones. O livro traz um histórico completo da série baseado em diversas entrevistas que Hibberd fez com os showrunners, diretores, roteiristas, executivos da HBO, atores, e também George R. R. Martin.

O foco da obra é Game of Thrones enquanto produção televisiva, mas por se tratar (ao menos originalmente) de um projeto de adaptação, referências aos livros e declarações de George que fazem referência a As Crônicas de Gelo e Fogo são inevitáveis. Já tive contato com o livro de Hibberd e pesquisei as falas de Martin que podem ser de interesse para os livros. A seguir, vou elencar algumas das que julguei mais pertinentes, e já alerto: há spoilers de The Winds of Winter, e possivelmente além!

Fire Cannot Kill a Dragon
Capa da edição americana de “Fire Cannot Kill a Dragon” (Penguin).

Quem vai sentar no Trono de Ferro

Game of Thrones terminou com Bran Stark no Trono de Ferro, uma reviravolta um tanto surpreendente tanto para espectadores quanto para leitores. Depois do fim da série, entrevistas do ator de Bran, Isaac Hempstead-Wright, e dos showrunners David Benioff e D. B. Weiss, indicavam que esse destino teria vindo diretamente de George R. R. Martin, mas as declarações até então permitiam interpretações duvidosas nesse sentido.

Fire Cannot Kill a Dragon traz uma declaração de Martin em que ele expressamente diz que “[contou] a eles quem estaria no Trono de Ferro” na já famosa reunião de 2013, em que se reuniu com os roteiristas para passar a ele seus planos para o futuro da série, já que a ultrapassagem dos livros era iminente.

Hodor e “hold the door”

Na mesma fala citada, George menciona que também contou aos produtores a reviravolta de Hodor e “hold the door“, momento também marcante na adaptação televisiva, mas que ainda não ocorreu nos livros de As Crônicas de Gelo e Fogo. Mais adiante no livro, esse ponto em específico do enredo é novamente abordado, e com maiores detalhes.

Hibberd diz que Martin idealizou a backstory de Hodor quando ainda estava escrevendo o primeiro livro, mas que a cena de “hold the door” vai acontecer de forma diferente num futuro livro (não especificado). O autor chegou a entrar em detalhes sobre seus planos:

Entrar na mente de alguém é uma obscenidade. Então o Bran pode ser responsável por Hodor ser um simplório, por entrar de maneira tão forte na mente dele que isso reverberou pelo tempo afora. A explicação dos poderes de Bran, toda a questão do tempo e da causalidade — podemos alterar o passado? O tempo é um rio em que se pode navegar só numa direção ou um oceano que pode ser afetado em qualquer lugar que se mergulhe? São esses assuntos que quero explorar no livro, mas é mais difícil de explicar na série.

[…]

Acho que eles executaram a cena muito bem, mas vai haver diferenças no livro. Eles a fizeram de uma forma muito física — “hold the door” (“segure a porta”) com a força de Hodor. No livro, Hodor roubou uma das espadas velhas da cripta. Bran vem wargando o Hodor e praticando no corpo dele, porque o Bran foi treinado em armas. Então dizer ao Hodor pra “segurar a porta” é mais algo como “defenda esta passagem” — defenda quando os inimigos chegarem — e Hodor vai estar lutando e os matando. Um pouco diferente, mas a mesma ideia.

Stannis ordena a queima de Shireen

Outra questão revelada “pelas metades” até agora era o sacrifício de Shireen por Stannis Baratheon. Logo depois de a cena ir ao ar, ainda no featurette “Inside the Episode”, Benioff revelou que a morte da menina vinha de George R. R. Martin — sem, porém, entrar em maiores detalhes. A discussão nos anos seguintes girava em torno de quem seria o responsável por ordenar o sacrifício: se o próprio Stannis, Melisandre, ou ainda outra pessoa.

Muitos leitores que superaram a visão superficial de um Stannis obcecado pelo poder e manipulado por Melisandre adquiriram, pelo contrário, uma visão um tanto exagerada e idealizada do personagem, e se recusavam a admitir que ele mesmo poderia se convencer a dar a ordem do sacrifício da própria filha. Tratei brevemente do assunto ainda na época que a polêmica surgiu neste artigo.

Na mesma fala dos dois itens anteriores, George menciona “a decisão de Stannis de queimar a filha”, e em outra passagem do livro, Hibberd diz expressamente:

Stannis matar a filha foi uma das cenas mais agonizantes em Game of Thrones e um dos momentos que Martin havia contado aos produtores que estava planejando para Os Ventos do Inverno (embora a versão do livro da cena vá acontecer de uma maneira um pouco diferente).

Se pudermos confiar em Hibberd (e não temos motivos para duvidar dele), ficou claro, portanto, não apenas que Stannis ordenará o sacrifício de Shireen pessoalmente, como também que a cena acontecerá ainda em Os Ventos do Inverno (o que tampouco se sabia até o momento).

O papel da Senhora Coração de Pedra

A decisão dos showrunners foi de cortar de Game of Thrones a Senhora Coração de Pedra, a versão morta-viva de Catelyn Stark, ressuscitada por Beric Dondarrion em As Crônicas de Gelo e Fogo. Benioff diz no livro que sequer houve muito debate sobre incluí-la, e Weiss declara:

A cena em que ela aparece pela primeira vez é um dos melhores momentos “caralho!” dos livros, acho que é esse momento que gerou a reação do público, mas depois…

A fala denota uma certa insatisfação com o progresso da história da Stoneheart. Benioff ainda acrescenta que não podem entrar em detalhes, mas que um dos motivos pelos quais eles não quiseram inseri-la tem a ver com eventos dos livros de George sobre os quais “eles não querem dar spoiler”, o que indica que eles não gostaram muito dos planos do autor para a trama que envolve a personagem (provavelmente porque conflitava com o que eles mesmos achavam melhor para a série de TV).

Ainda, consideravam que sabiam que a ressurreição de Jon Snow estava por vir, e ele julga que ressurreições demais diminuiram o impacto das mortes dos personagens. Em terceiro lugar, eles achavam que uma versão “zumbi que não fala” de Catelyn não faria justiça a uma atriz do calibre de Michelle Fairley.

Por outro lado, George R. R. Martin declara no livro sobre a personagem:

A Senhora Coração de Pedra tem um papel nos livros. Se é suficiente ou interessante o bastante… eu acho que é, ou não a teria incluído. Uma das coisas que eu quis mostrar com ela é que a morte que ela sofreu muda uma pessoa.

Destinos de personagens secundários

Ainda na mesma passagem, Martin comenta que “de forma alguma passamos por todo mundo”, indicando que os personagens secundários (ou terciários) podem ter destinos bastante diferentes em seus livros.

Os casamentos de Ramsay: Jeyne e Sansa

Uma das mudanças mais polêmicas de Game of Thrones (aquela que fez muita gente se desiludir de vez com os rumos que a série estava tomando, inclusive eu) foi alterar o arco de Sansa no Vale de Arryn e colocá-la como a vítima do casamento arranjado com Ramsay Bolton. Em As Crônicas de Gelo e Fogo, esse papel cabe a Jeyne Poole, amiga de Sansa que é forçada a se passar por Arya Stark (o que daria crédito e legitimidade ao casamento para os Bolton).

Benioff disse a respeito:

Sansa é uma personagem de que gostamos mais do que qualquer outra. Queríamos muito que a Sansa tivesse um papel importante naquela temporada. Se fôssemos ficar absolutamente fiéis ao livro, seria muito difícil de fazer isso. Havia uma subtrama que nós adorávamos nos livros, mas era com uma personagem que não estava na série [Jeyne Poole].

Bryan Cogman acrescentou:

Se você tem uma trama envolvendo Ramsay, você vai usar uma das suas meninas principais (que é uma atriz incrivelmente talentosa que todos acompanhamos por cinco anos e que os espectadores amam e adoram), ou vai trazer uma personagem nova pra isso? Você vai usar a personagem em que a audiência já está investida.

[…]

Nosso Mindinho é um pouco mais descarado que o jogador por trás dos panos dos livros — sem dizer que um é melhor que o outro. E Ramsay não é conhecido em todo lugar como um psicopata. O Mindinho não tem essa inteligência. Ele sabe só que os Boltons são assustadores e aterrorizantes e não são totalmente dignos de confiança.

George R. R. Martin, porém, esclareceu em parte suas intenções nos livros:

Meu Mindinho nunca entregaria a Sansa para o Ramsay. Ele é obcecado por ela. Na metade do tempo ele acha que ela é a filha que ele nunca teve — que ele queria ter, se tivesse se casado com Catelyn. Na outra metade, ele acha que ela é a Catelyn, e a quer pra si. Ele não vai dá-la pra alguém que faria mal a ela. Isso vai ser bem diferente nos livros.

Deixo para que cada um dos leitores tire suas conclusões a esse respeito.


Ainda não temos notícias sobre um possível lançamento do livro no Brasil. Ele está disponível em versão Kindle na Amazon em inglês (já lançado) e em espanhol (com lançamento previsto para novembro).

O post Revelações de George R. R. Martin em livro sobre a produção de Game of Thrones apareceu primeiro em Gelo & Fogo.

]]>
https://www.geloefogo.com/2020/10/revelacoes-de-george-r-r-martin-em-livro-sobre-a-producao-de-game-of-thrones.html/feed 1 108151