Arquivos Notícias dos livros – Gelo & Fogo https://www.geloefogo.com/noticias-livros Informações sobre a obra de George R. R. Martin Thu, 17 Nov 2022 19:33:03 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.1.6 140837471 Suma publicará ‘The Rise of the Dragon’ em 2023 https://www.geloefogo.com/2022/11/suma-publicara-the-rise-of-the-dragon-em-2023.html?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=suma-publicara-the-rise-of-the-dragon-em-2023 https://www.geloefogo.com/2022/11/suma-publicara-the-rise-of-the-dragon-em-2023.html#respond Fri, 11 Nov 2022 19:45:33 +0000 https://www.geloefogo.com/?p=109952 A Suma, selo da Companhia das Letras que detém os direitos de publicação da maioria das obras de George R. […]

O post Suma publicará ‘The Rise of the Dragon’ em 2023 apareceu primeiro em Gelo & Fogo.

]]>

A Suma, selo da Companhia das Letras que detém os direitos de publicação da maioria das obras de George R. R. Martin no Brasil, anunciou recentemente que publicará sua edição do livro The Rise of the Dragon em 2023.

A obra, cujo título completo é The Rise of the Dragon: An Illustrated History of the Targaryen Dynasty, Volume One (em tradução livre, “A Ascensão do Dragão: História Ilustrada da Dinastia Targaryen, Volume Um”), foi escrita por Elio M. García, Jr. e Linda Antonsson, do Westeros.org, com base nos escritos de George R. R. Martin para Fogo & Sangue.

Capa de livro com fundo escuro, emulando couro. Uma cabeça negra de dragão está no centro, envolta em chamas. No topo, os dizeres: "George R. R. Martin, Elio M. García, Jr., Linda Antonsson". Embaixo, "The Rise of the Dragon: an Illustrated History of the Targaryen Dynasty, Volume One".
Capa da edição americana de The Rise of the Dragon (Bantam).

O livro não traz conteúdo novo para o cânone. Diferentemente das obras de história imaginária (O Mundo de Gelo & Fogo e Fogo & Sangue), ele não emula um livro de história escrito por um autor dentro do universo ficcional, tratando-se de uma versão resumida de parte da história dos Targaryen em tom enciclopédico. Seu maior atrativo são 180 novas artes de diversos artistas que retratam o período da Conquista até a regência de Aegon III.

A edição brasileira contará com tradução assinada por Jana Bianchi e Diogo Ramos, e terá a mesma capa da edição estrangeira. Existem capas diferentes para as edições do Reino Unido, da HarperVoyager, e dos EUA, da Bantam, e a editora brasileira não especificou a qual deles se referia, mas presume-se que seja a americana.

O livro está sendo objeto de boicote por fãs ao redor mundo pelo histórico de declarações preconceituosas a várias minorias da coautora Antonsson. A esse respeito, a Suma, por meio do social media Murilo Martouza, declarou: “Estamos a par sim [do boicote] e a editora Suma repudia qualquer tipo de comentário ou manifestação racista.”

Não foi estabelecida data exata de lançamento para a edição brasileira em 2023.

O post Suma publicará ‘The Rise of the Dragon’ em 2023 apareceu primeiro em Gelo & Fogo.

]]>
https://www.geloefogo.com/2022/11/suma-publicara-the-rise-of-the-dragon-em-2023.html/feed 0 109952
‘A Dança dos Dragões’ ganha edição de luxo ilustrada pela Folio Society https://www.geloefogo.com/2022/10/a-danca-dos-dragoes-ganha-edicao-de-luxo-ilustrada-pela-folio-society.html?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=a-danca-dos-dragoes-ganha-edicao-de-luxo-ilustrada-pela-folio-society https://www.geloefogo.com/2022/10/a-danca-dos-dragoes-ganha-edicao-de-luxo-ilustrada-pela-folio-society.html#respond Thu, 20 Oct 2022 21:32:45 +0000 https://www.geloefogo.com/?p=109862 A editora britânica Folio Society completa sua luxuosa série ilustrada de As Crônicas de Gelo e Fogo com o lançamento […]

O post ‘A Dança dos Dragões’ ganha edição de luxo ilustrada pela Folio Society apareceu primeiro em Gelo & Fogo.

]]>

A editora britânica Folio Society completa sua luxuosa série ilustrada de As Crônicas de Gelo e Fogo com o lançamento do último romance publicado da série, A Dança dos Dragões. O livro é divido em dois volumes para essa edição especial, e conta com artes de Jonathan Burton.

São ao todo 10 ilustrações de página inteira, 4 ilustrações de página dupla, 30 vinhetas com brasões e emblemas dos personagens com ponta de vista, além de 12 árvores genealógicas nos apêndices. Os livros são costurados em capa dura, com detalhes em dourado. Há como tradição uma ilustração secreta dentro da caixa, sendo desta vez o Corvo de Três Olhos.

Jon Snow e os patrulheiros
Jon Snow e os patrulheiros
A cidade de Meereen
A cidade de Meereen
Mãos Frias levando o grupo Além da Muralha
Um falso prisioneiro na fogueira de R’hllor
Barristan Selmy enfrenta Khrazz
O Silêncio de Euron

Para garantir a sua cópia, visite o site da editora.

Para ver a edição de ‘A Guerra dos Tronos‘ da Folio Society, visite a Wiki.
Para ver a edição de ‘A Fúria dos Reis‘ da Folio Society, visite a Wiki.
Para ver a edição de ‘A Tormenta de Espadas‘ da Folio Society, visite a Wiki.
Para ver a edição de ‘O Festim dos Corvos‘ da Folio Society, visite a Wiki.

O post ‘A Dança dos Dragões’ ganha edição de luxo ilustrada pela Folio Society apareceu primeiro em Gelo & Fogo.

]]>
https://www.geloefogo.com/2022/10/a-danca-dos-dragoes-ganha-edicao-de-luxo-ilustrada-pela-folio-society.html/feed 0 109862
George R. R. Martin divulga novidades sobre ‘The Winds of Winter’ e outros projetos https://www.geloefogo.com/2022/03/george-r-r-martin-divulga-novidades-sobre-the-winds-of-winter-e-outros-projetos.html?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=george-r-r-martin-divulga-novidades-sobre-the-winds-of-winter-e-outros-projetos https://www.geloefogo.com/2022/03/george-r-r-martin-divulga-novidades-sobre-the-winds-of-winter-e-outros-projetos.html#comments Wed, 09 Mar 2022 20:24:40 +0000 https://www.geloefogo.com/?p=108750 Depois de algum tempo em relativo silêncio sobre o andamento de seus (agora inúmeros) projetos, George R. R. Martin publicou […]

O post George R. R. Martin divulga novidades sobre ‘The Winds of Winter’ e outros projetos apareceu primeiro em Gelo & Fogo.

]]>
Arte: Donato Giancola.

Depois de algum tempo em relativo silêncio sobre o andamento de seus (agora inúmeros) projetos, George R. R. Martin publicou em seu “Not A Blog” um grande post em que dá uma atualização sobre a situação de vários deles e divulga novos, tanto livros quanto obras para a televisão. Vamos recapitular o que ele disse sobre cada um deles.

Livros

GRRM deu novidades não apenas sobre o sexto livro de As Crônicas de Gelo e Fogo, mas também sobre outras eventuais publicações relacionadas ao universo de Westeros.

The Winds of Winter (Os Ventos do Inverno)

Martin abre a publicação afirmando que continua trabalhando em The Winds of Winter. Ele diz que progrediu muito na escrita em 2020, mas menos em 2021. Reitera, ainda, que o mundo de As Crônicas de Gelo e Fogo segue sendo sua principal prioridade, embora considere, na frase seguinte, que o mundo de Westeros se tornou maior que Winds ou até as próprias Crônicas.

Outros livros

The Mystery Knight, por Marc Simonetti, capa brasileira de O Cavaleiro dos Sete Reinos.

George diz que precisa terminar o segundo volume da história dos Targaryen escrita pela pena do Arquimeistre Gyldayn, o segundo volume de Fogo & Sangue. Diz que já escreveu umas duzentas páginas desse livro, e aí não sabemos se elas são apenas as sobras do material escrito para O Mundo de Gelo e Fogo e o volume 1 de Fogo & Sangue ou se ele também trabalhou no segundo recentemente.

Ainda tratando de outra série já iniciada, GRRM diz novamente que precisa escrever mais novelas de Dunk & Egg, desta vez ressaltando que a necessidade é ainda maior pelo fato de haver uma série sobre a dupla em desenvolvimento. A intenção de escrever mais contos não é exatamente novidade, mas é a primeira vez em que há essa ressalva sobre a série como elemento motivador.

Além disso, o autor divulga que dois novos livros vão ser lançados esse ano. Um deles é uma versão condensada e ilustrada de Fogo & Sangue, elaborada em conjunto com Linda Antonsson e Elio García — administradores do Westeros.org e coautores de O Mundo de Gelo e Fogo —e a diretora de arte da Fevre River (a empresa de GRRM) e uma de suas “minions“, Raya Golden (que entrevistamos aqui). Imagina-se que esse livro vá ser publicado para coincidir e capitalizar com o lançamento de House of the Dragon na HBO. O outro lançamento divulgado por GRRM é um livro de “quem é quem” em Westeros, sobre o qual ele não deu mais detalhes.

Séries sucessoras

George abre essa parte do post dizendo que as séries tomaram bastante do tempo dele em 2021, e que está bastante envolvido em todas elas. Ele diz que trabalhou de perto com os diversos showrunners e roteiristas para manter um “cânone”. Há séries live-action sendo desenvolvidas para a HBO e séries animadas que serão da HBO Max.

O autor se mostra bastante animado com o fato de que algumas das ideias para essas obras são bem diferentes em tom em abordagem do que foi feito antes, e diz que o mundo de Westeros e Essos permite muitos tipos de histórias sobre uma ampla gama de personagens.

House of the Dragon

A primeira série sucessora, House of the Dragon, encerrou suas filmagens recentemente em Londres e está agora em estágio de pós-produção. GRRM diz que adorou o que já viu, e que está ansioso para ver mais — o que revela que o envolvimento dele não é de fato de estar dentro da série.

Outras séries da HBO

Corlys Velaryon em House of the Dragon (HBO).

George confirma novamente que Bruno Heller (de Roma e Gotham) está escrevendo o piloto para a série de Corlys Velaryon, personagem que estará em House of the Dragon. Ele revela que o primeiro título planejado seria Nine Voyages (“Nove Viagens”), mas que agora a produção vem sendo chamada de The Sea Snake (“A Serpente Marinha”), pois já há outra série com um número no título.

Essa segunda série é a também já conhecida produção sobre a Nymeria, a rainha guerreira dos roinares, intitulada Nine Thousand Ships (“Nove Mil Navios”). Martin diz que a showrunner Amanda Segel já escreveu alguns rascunhos e que eles estão avançando no processo.

A terceira é a já mencionada série que adapta os contos de Dunk & Egg, que tem Steve Conrad como showrunner, sobre a qual Martin desta vez dá mais detalhes. Segundo o autor, as reuniões entre ele e sua equipe e o pessoal de Conrad foram bastante satisfatórias, e que o produtor pretende fazer uma adaptação bastante fiel das novelas (que é exatamente o que Martin quer).

GRRM revela, ainda, que a primeira temporada adaptará “O Cavaleiro Andante”, e que a série não se chamará Dunk & Egg (segundo ele, para que os espectadores não achem que se trata de uma sitcom). Os títulos considerados são A Knight of the Seven Kingdoms (“Um Cavaleiro dos Sete Reinos”) e The Hedge Knight (“O Cavaleiro Andante”).

Séries animadas na HBO Max

No âmbito das séries animadas, George diz que está adorando as artes conceituais que lhe foram mostradas, embora não possa revelar muita coisa a respeito delas. Ele confirma, porém, que uma notícia vazada há algum tempo, sobre uma das séries ser ambientada em Yi Ti, é verdadeira. O título provisório dessa produção de animação é The Golden Empire (“O Império Dourado”).

Outros projetos

Roadmarks, de Roger Zelazny.

Além dos projetos relacionados a Westeros, Martin reitera que está trabalhando também com os produtores e roteiristas de Roadmarks, da HBO (que adapta um romance de ficção científica de Roger Zelazny), Dark Winds, da AMC (baseada nas histórias de detetive de Leaphorn e Chee, de Tony Hillerman), e a adaptação de Wild Cards pela Universal/Peacock. Ele ainda revela que Night of the Cooters, um curta que adapta um romance de ficção científica de Howard Waldrop, deve ser finalizado no fim deste mês.

Análise

Agora, um pouco de comentários próprios para analisar o post de GRRM. A despeito de Martin dizer que The Winds of Winter continua sendo sua prioridade, a série de revelações seguintes indicam que ele tem dado bastante importância para as obras televisivas inspiradas em suas criações literárias.

Pode ser impressão minha, mas ao dizer que “Westeros ficou maior que The Winds of Winter, ou até que As Crônicas de Gelo e Fogo”, George dá a entender que o que outrora entendíamos como “a série principal” pode já não ter exatamente esse status no entender dele.

A intenção da HBO de tornar o universo de Game of Thrones numa grande franquia pop multimídia já se desenhava como clara desde 2017, mais ou menos, mas até agora Martin ainda não havia dado declarações como estas, que mesmo sem querer podem revelar que Winds, as Crônicas e o material escrito pelo próprio autor já não representam o centro em torno do que as obras derivadas orbitam. A ver o que o “GoT Universe” nos reserva.

O post George R. R. Martin divulga novidades sobre ‘The Winds of Winter’ e outros projetos apareceu primeiro em Gelo & Fogo.

]]>
https://www.geloefogo.com/2022/03/george-r-r-martin-divulga-novidades-sobre-the-winds-of-winter-e-outros-projetos.html/feed 2 108750
HBO estaria desenvolvendo séries de Dunk & Egg e Rebelião de Robert https://www.geloefogo.com/2021/01/hbo-estaria-desenvolvendo-series-de-dunk-egg-e-rebeliao-de-robert.html?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=hbo-estaria-desenvolvendo-series-de-dunk-egg-e-rebeliao-de-robert https://www.geloefogo.com/2021/01/hbo-estaria-desenvolvendo-series-de-dunk-egg-e-rebeliao-de-robert.html#comments Thu, 21 Jan 2021 20:47:52 +0000 https://www.geloefogo.com/?p=108308 Segundo Joe Otterson, para a Variety, uma adaptação dos contos de Dunk & Egg como série televisiva estaria nos estágios […]

O post HBO estaria desenvolvendo séries de Dunk & Egg e Rebelião de Robert apareceu primeiro em Gelo & Fogo.

]]>
Dunk & Egg, por Marc Simonetti.

Segundo Joe Otterson, para a Variety, uma adaptação dos contos de Dunk & Egg como série televisiva estaria nos estágios iniciais de desenvolvimento na HBO.

A nota não entra em maiores detalhes, esclarecendo que ainda não haveria roteiristas ou atores ligados ao projeto, mas afirma que as fontes dizem que a série seria prioridade na HBO, já que o canal tem como intenção capitalizar sobre o sucesso de Game of Thrones.

Na Entertainment Weekly, James Hibberd afirma que o canal está de olho em várias outros prelúdios de seu blockbuster que chegou ao fim em 2019. Ele indica que a emissora tem entrado em contato com vários roteiristas de elite e que uma das ideias sendo consideradas como adaptação é a Rebelião de Robert. Hibberd ainda cita nominalmente Bruno Heller, de Roma, como ligado a um dos projetos.

As notícias vêm como surpresa para os fãs, uma vez que Martin já afirmou (reiteradas vezes) que uma adaptação dos contos de Dunk & Egg não estava nos planos até ele escrever mais histórias da dupla (atualmente são apenas três), e que a Rebelião de Robert nunca estivera nos planos.

Em 2017, quando havia várias séries em desenvolvimento inicial pela HBO, George escreveu em seu blog (e a tradução completa do post pode ser lida aqui):

Não posso dizer a vocês sobre o que as séries vão ser (bom, posso, mas não vou), mas vou dizer algumas coisas que elas NÃO vão ser. Que vão desapontar alguns de vocês, claro, mas é melhor fazer isso agora do que depois, acho eu.

Não vamos fazer Dunk & Egg. Em algum momento, claro que eu gostaria, e muitos de vocês também. Mas eu só escrevi e publiquei três contos até hoje, e há no mínimo mais sete, oito ou dez que quero escrever. Todos sabemos o quanto sou lento, e o quanto uma série de televisão pode andar rápido. Não quero repetir o que aconteceu com a própria Game of Thrones, em que a série ultrapassa os livros. Quando chegar o dia em que terei terminado de contar todos os meus contos de Dunk & Egg, aí vamos fazer uma série de TV sobre eles… mas esse dia ainda está bem distante.

Também não vamos fazer a Rebelião de Robert. Sei que milhares de vocês querem, sei que há um abaixo-assinado… mas quando eu terminar de escrever As Crônicas de Gelo e Fogo, vocês vão saber todas as coisas importantes que aconteceram na Rebelião de Robert. Não haveria mais surpresas ou revelações numa série dessas, apenas o desenrolar de conflitos cujas resoluções vocês já conhecem. Não é uma história que quero contar agora; seria muito como um conto contado duas vezes.

Mais recentemente, quando comentou a confirmação de House of the Dragon como primeira série derivada de Game of Thrones, George reiterou que uma adaptação dos contos não estava nos planos, ao falar sobre o showrunner Ryan Condal (nosso artigo sobre o post completo pode ser lido aqui):

Ele também é um grande fã de meus contos de Dunk & Egg. Na verdade, era essa a série que ele queria fazer inicialmente, mas não estou preparado para levar Dunk & Egg à TV até ter escrito um número de outras histórias.

The Mystery Knight, por Marc Simonetti, capa brasileira de O Cavaleiro dos Sete Reinos,

Diante de declarações tão recentes e categóricas de Martin, é de se considerar se não está havendo uma cisão entre os executivos da HBO e as intenções autorais de Martin, já que os direitos já foram vendidos pelo escritor e o canal não tem que necessariamente pedir nova autorização para adaptar qualquer coisa do universo que esteja contemplada no contrato.

As informações de Otterson e Hibberd, no entanto, vão ao encontro de uma tendência observável da HBO de explorar ao máximo a propriedade que tem nas mãos com o universo de Westeros criado por George R. R. Martin, potencialmente tentando transformar as obras numa grande franquia. Isso seria coerente com os interesses da WarnerMedia de firmar o HBOMax como concorrente de outros streamings que têm franquias pop blockbuster em seu catálogo.

O que são os contos de Dunk & Egg

Os contos de Dunk e Egg são o primeiro material complementar do universo de As Crônicas de Gelo e Fogo publicado por George R. R. Martin. Atualmente, três contos existem:

  • O Cavaleiro Andante (The Hedge Knight, de 1998)
  • A Espada Juramentada (The Sworn Sword, 2003)
  • O Cavaleiro Misterioso (The Mystery Knight, 2010)

Eles foram editados pela primeira vez no Brasil em 2014, na coletânea O Cavaleiro dos Sete Reinos, que também foi publicada em língua inglesa em 2015, como A Knight of the Seven Kingdoms (os contos haviam sido publicados originalmente em antologias com outros autores).

George R. R. Martin já declarou ter a intenção de escrever uma série de histórias de Dunk e Egg, compreendendo as vidas inteiras dos personagens. O número não é certo, e em declarações distintas o autor já variou entre sete, dez ou doze.

Clique aqui para acessar nossa página especial dos contos de Dunk & Egg


Até o momento, a única série derivada de Game of Thrones já confirmada é House of the Dragon, que estreia em 2022.

O post HBO estaria desenvolvendo séries de Dunk & Egg e Rebelião de Robert apareceu primeiro em Gelo & Fogo.

]]>
https://www.geloefogo.com/2021/01/hbo-estaria-desenvolvendo-series-de-dunk-egg-e-rebeliao-de-robert.html/feed 2 108308
George R. R. Martin fala sobre progresso em ‘The Winds of Winter’ e outros projetos https://www.geloefogo.com/2020/06/george-r-r-martin-fala-sobre-progresso-em-the-winds-of-winter-e-outros-projetos.html?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=george-r-r-martin-fala-sobre-progresso-em-the-winds-of-winter-e-outros-projetos https://www.geloefogo.com/2020/06/george-r-r-martin-fala-sobre-progresso-em-the-winds-of-winter-e-outros-projetos.html#respond Tue, 23 Jun 2020 18:18:11 +0000 https://www.geloefogo.com/?p=107787 George R. R. Martin publicou hoje em seu Not a Blog um longo texto com atualizações sobre o que anda […]

O post George R. R. Martin fala sobre progresso em ‘The Winds of Winter’ e outros projetos apareceu primeiro em Gelo & Fogo.

]]>
George R. R. Martin em sua “cabana secreta”, no Novo México. Fonte: George R. R. Martin, Twitter.

George R. R. Martin publicou hoje em seu Not a Blog um longo texto com atualizações sobre o que anda fazendo durante a pandemia de COVID-19. O autor falou, inclusive, um pouco mais que o normal sobre a escrita de The Winds of Winter (Os Ventos do Inverno).

Em primeiro lugar, George diz que segue saudável e isolado em sua cabana nas montanhas do Novo México, onde havia dito que estava já no início da pandemia. Recentemente, ele apresentou de lá também o Katem Wilhelm Solstice Award a seu amigo, o ilustrador John Picacio.

Martin disse que ontem mesmo terminou um capítulo de The Winds of Winter, depois de ter finalizado outro três dias atrás, e mais um na semana passada. Mas ele pede calma: isso não quer dizer que o livro vá sair amanhã, ou semana que vem, ou mês que vem. O autor diz que ainda tem um longo caminho a percorrer.

GRRM alerta novamente que não devemos dar atenção a notícias caça-cliques que tentam tirar uma “pista” de cada palavra sua. O Gelo & Fogo aproveita para lembrar que informações oficiais vêm de fontes oficiais.

Como é de conhecimento público, o autor pretendia viajar para a Nova Zelândia em agosto, para a 78ª Worldcon. Devido à pandemia, a convenção agora será realizada online, e Martin seguirá sendo o mestre de cerimônias da premiação Hugo Awards. Você pode conferir aqui quem são os finalistas.

George diz que embora esteja devastado por não poder ir a Wellington esse ano com Parris (sua esposa) e seus “minions” (seus assistentes), há um lado bom nisso tudo: o fato de que ele não terá uma interrupção no bom momento de escrita que está tendo. Apesar de não poder ir à Nova Zelândia, Martin revela estar viajando diariamente a Westeros. O autor menciona que tem passado muito tempo com Cersei, Asha, Tyrion, Sor Barristan e Areo Hotah e que logo vai voltar à cidade de Braavos.

George revela também que durante a escrita de A Tormenta de Espadas, terceiro livro de As Crônicas de Gelo e Fogo, ele conseguia finalizar 150 páginas de manuscrito por mês. Ele diz não fazer ideia de como conseguiu isso naquela época, e teme que não conseguirá repetir isso, mas informa que está satisfeito com o andamento atual, que tem dias bons e ruins.

Outros projetos

Pôster de House of the Dragon. Fonte: Twitter de Game of Thrones.

Além da escrita de The Winds of Winter, Martin também falou sobre outras atividades no momento. Quando não está escrevendo, George está lendo ou assistindo TV. O autor fez duas recomendações de leituras recentes que gostou muito: a coletânea If It Bleeds, de Stephen King, e The Glass Hotel, de Emily St. John.

Para além de Os Ventos do Inverno, os fãs de Martin podem esperar também por algumas adaptações de outros trabalhos seus, e também alguns outros projetos em que ele atua como um dentre vários produtores:

  • House of the Dragon, série sucessora de Game of Thrones da HBO baseada na Dança dos Dragões (presente em Fogo & Sangue), segue sendo produzida, graças a Ryan Condal e sua equipe de roteiristas, incluindo a assistente de escrita de George, Ti Mikkel. Lembramos que George R. R. Martin não está escrevendo roteiros para a série.
  • Como produtor, Martin trabalha no projeto de uma adaptação de Quem Teme a Morte, de Nnedi Okorafor. Uma das mais importantes representantes do movimento afrofuturista, Nnedi possui uma obra bastante consistente e felizmente está sendo publicada no Brasil.
  • George também dá algum suporte para a série de TV de Wild Cards, coordenada por sua coeditora, Melinda Snodgrass. No entanto, ainda se sabe pouco sobre esse projeto. “Wild Cards” já tem 10 livros publicados no Brasil pela editora Leya, e o primeiro relançado pela editora Suma.
  • Outras de suas obras estão sendo adaptadas como filmes: Reis da Areia (esse é novidade!), O Dragão de Gelo e Nas Terras Perdidas, todas presentes na coletânea RRetrospectiva da Obra, publicada pela editora Leya em 2017. O Dragão de Gelo também foi publicado como livro individual.
  • Há ainda séries baseadas em obras de seu grande amigo falecido Roger Zelazny, de Tony Hillerman e alguns curta-metragens secretos, sobre os quais George fez questão de manter o mistério.

Ao final, Martin se despede, dizendo que tudo isso ainda soa muito distante, ainda mais com o COVID-19 ainda à solta. Na maior parte do tempo, ele está em Westeros, e precisa ir, pois Arya está lhe chamando. E ele acha que ela planeja matar alguém…

The Winds of Winter (Os Ventos do Inverno) ainda não tem data de lançamento. Capítulos do livro já divulgados por Martin podem ser lidos em nossa página especial.

O post George R. R. Martin fala sobre progresso em ‘The Winds of Winter’ e outros projetos apareceu primeiro em Gelo & Fogo.

]]>
https://www.geloefogo.com/2020/06/george-r-r-martin-fala-sobre-progresso-em-the-winds-of-winter-e-outros-projetos.html/feed 0 107787
George R. R. Martin reforça que não mudará planos por causa de ‘Game of Thrones’ https://www.geloefogo.com/2019/07/george-r-r-martin-reforca-que-nao-mudara-planos-por-causa-de-game-of-thrones.html?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=george-r-r-martin-reforca-que-nao-mudara-planos-por-causa-de-game-of-thrones https://www.geloefogo.com/2019/07/george-r-r-martin-reforca-que-nao-mudara-planos-por-causa-de-game-of-thrones.html#comments Tue, 16 Jul 2019 19:32:06 +0000 https://www.geloefogo.com/?p=106678 Em nova entrevista à Entertainment Weekly, George R. R. Martin falou brevemente sobre o futuro de As Crônicas de Gelo […]

O post George R. R. Martin reforça que não mudará planos por causa de ‘Game of Thrones’ apareceu primeiro em Gelo & Fogo.

]]>

Em nova entrevista à Entertainment Weekly, George R. R. Martin falou brevemente sobre o futuro de As Crônicas de Gelo e Fogo após o final de Game of Thrones. Nenhuma informação nova foi revelada, mas considerando que muitos leitores ficaram em dúvida após a polêmica temporada final da série televisiva, consideramos que vale o reforço do que já havia sido dito.

A oitava temporada de Game of Thrones tem sido alvo de intensa discussão entre os espectadores e leitores, e um dos principais pontos é o quanto do seu final deve ser o mesmo nos livros de Martin. Quando perguntado sobre o que planeja para o final de seus livros pelo jornalista James Hibberd, o autor repetiu (pois já havia dito aqui  e aqui, por exemplo) que dividiu suas intenções com David Benioff e D. B. Weiss anos atrás, e que parte delas estiveram presentes na série de TV, mas não todas.

Cabe lembrar que, nesse contexto, não se trata apenas do final, conteúdo que deve ter sido adaptado na oitava temporada, mas de tudo o que foi apresentado na série de TV desde que ela ultrapassou os livros já publicados, processo que ocorreu entre a quinta e a sexta temporada. Aqui no Gelo & Fogo, já discutimos em um post especial o que pode significar o final ser “igual e diferente”.

Apesar das repercussões acaloradas, George declarou novamente que não irá mudar nenhum de seus planos originais, a história que quer contar ainda é, em essência, a mesma que começou a contar tantos anos atrás.

O autor ilustrou o exemplo com o caso da paternidade de Jon Snow. Explicou que antes da Internet, poucos leitores conseguiam deduzir através das pistas deixadas desde o início de A Guerra dos Tronos. No entanto, com o advento das discussões online, as teorias se popularizam e as reações são muito mais imediatas, e pode ser que esse twist pareça óbvio.

Para Martin, houve uma tentação de mudar os planos para poder surpreender os leitores, mas ele descartou isso rapidamente:

Então, não, eu não leio os sites de fãs. Quero escrever o livro que planejei o tempo todo. E quando ele estiver pronto, as pessoas podem gostar ou não gostar dele.

O sentimento de George ao assistir as últimas temporadas da série foi definido por ele mesmo como “estranho”, pois pois apesar das semelhanças entre o que planejou para os livros e o que estava na adaptação, ao mesmo tempo, é tudo muito diferente. O autor comparou essa situação de discrepância entre as duas mídias como realidades paralelas coexistindo, e lembrou que ele precisa terminar o que compete à sua realidade.

Já sobre o processo de escrita, como já havia dito diversas vezes, inclusive aqui e e aqui, o pior momento em termos de pressão externa foi pouco antes da série de TV alcançá-lo, quando ele ainda tinha esperanças de que pudesse se manter à frente (especialmente durante o ano de 2015).  É claro que a pressão ainda existe, porém, em suas palavras:

Eu não quero apenas terminar o livro, quero fazer isso da melhor maneira possível. Desde então, tem havido muita pressão, mas não tanta quanto naquela época. Não é mais uma corrida. A série acabou. Eu estou escrevendo o livro. Ele estará pronto quando estiver pronto.

Enquanto não temos notícias concretas sobre o andamento da escrita, vale relembrar que George esteve isolado em seu bunker algumas vezes nos últimos tempos, o que pode ser um indício positivo a respeito de seu processo.

O post George R. R. Martin reforça que não mudará planos por causa de ‘Game of Thrones’ apareceu primeiro em Gelo & Fogo.

]]>
https://www.geloefogo.com/2019/07/george-r-r-martin-reforca-que-nao-mudara-planos-por-causa-de-game-of-thrones.html/feed 2 106678
George R. R. Martin desmente rumores sobre ter terminado os livros https://www.geloefogo.com/2019/05/george-r-r-martin-desmente-rumores-sobre-ter-terminado-os-livros.html?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=george-r-r-martin-desmente-rumores-sobre-ter-terminado-os-livros https://www.geloefogo.com/2019/05/george-r-r-martin-desmente-rumores-sobre-ter-terminado-os-livros.html#respond Mon, 13 May 2019 23:43:42 +0000 https://www.geloefogo.com/?p=106104 Mais rumores envolvendo George R. R. Martin. Desta vez, a repercussão foi sobre uma fala de Ian McElhinney, ator que […]

O post George R. R. Martin desmente rumores sobre ter terminado os livros apareceu primeiro em Gelo & Fogo.

]]>

George R. R. Martin

Mais rumores envolvendo George R. R. Martin. Desta vez, a repercussão foi sobre uma fala de Ian McElhinney, ator que interpretou Barristan Selmy em Game of Thrones, a respeito dos livros que continuarão As Crônicas de Gelo e FogoThe Winds of Winter (“Os Ventos do Inverno”) e A Dream of Spring (“Um Sonho de Primavera”).

McElhinney disse, em um evento na Rússia, que a notícia que recebera era a de que George teria terminado os dois livros, mas que um acordo com David Benioff e D. B. Weiss impedia a publicação deles. O ator, no entanto, abriu sua fala dizendo “Talvez vocês saibam mais sobre isso do que eu…“, o que já indicava que ele não tinha qualquer informação privilegiada, e estava apenas repetindo algo que chegara a ele.

De fato, esse rumor infundado sobre GRRM ter terminado os dois livros tem sido bastante prevalente na web, e Ian aparentemente foi mais uma vítima dele. Como as fake news se alastram desesperadamente, Martin foi obrigado a, mais uma vez, falar sobre isso em seu Not A Blog. Transcrevemos aqui o post completo de George:

Idiotice na Internet

A cada vez me convenço mais de que jornalismo de Internet é uma contradição em termos.

Nos últimos tempos parece haver uma nova história sobre mim em algum lugar da net todos os dias, ou praticamente isso. Muitas entendem as coisas de forma errada. Na maioria das vezes, eu as ignoro. Tenho coisas melhores para fazer do que ficar tentando rastrear todos os rumores estranhos ou notícias fabricadas do nada que pipocam em algum site obscuro tentando pescar tráfego.

De vez em quando, porém, uma dessas histórias consegue uma circulação improvável, e só dar risada da insanidade não é mais suficiente.

Isso parece estar acontecendo agora. De repente, essa história louca sobre eu ter terminado OS VENTOS DO INVERNO e UM SONHO DE PRIMAVERA há anos está pipocando em todo lugar. Não, eu não vou fornecer links. Não quero recompensar os fornecedores de desinformação com cliques.

Vou, no entanto, deixar registrado – não, OS VENTOS DO INVERNO e UM SONHO DE PRIMAVERA não estão terminados. SONHO ainda nem começou; não vou começar a escrever o volume sete até que tenha terminado o volume seis.

Me parece absurdo ter que declarar isso. O mundo é redondo, a Terra gira em torno do sol, a água é molhada… tenho que dizer isso também? Me espanta que alguém sequer acredite nessa história, nem que seja por um momento. Não faz o mínimo de sentido. Por que eu ficaria anos sentado em cima de romances terminados? Por que minhas editoras – não só aqui nos Estados Unidos, mas no mundo inteiro – jamais concordariam com isso? Elas lucram milhões e milhões de dólares sempre que um livro novo de Gelo & Fogo sai, assim como eu. Atrasar não faz sentido. Por que a HBO quereria que os livros atrasasssem? Os livros ajudam a criar interesse na série, assim como a série cria interesse nos livros.

Então… não, os livros não estão prontos. HBO não me pediu para atrasá-los. Nem David & Dan. Não existe um “acordo” para segurar os livros. Garanto a vocês, tanto a HBO quanto David & Dan teriam ficado empolgados e satisfeitos se OS VENTOS DO INVERNO tivesse sido entregue e publicado quatro ou cinco anos atrás… e NINGUÉM teria ficado mais satisfeito do que eu.

Já disse antes: não acreditem em tudo o que leem na Internet.

Exceto aqui, é claro.

George fez, ainda, outros posts de esclarecimento depois desse principal. Em um deles, confirmou uma notícia:

Na sessão de perguntas e respostas depois da premiere do novo filme TOLKIEN em Los Angeles, na semana passada, eu realmente disse que Gandalf poderia dar uma surra no Dumbledore.

Dei uma boa risada. O que foi bom. Porque foi uma piada, sabe.

O que não significa que não é verdade.

Gandalf PODERIA SIM dar uma surra no Dumbledore. Digo, duh. Ele é um maia, pessoal. A coisa mais próxima de um semideus. Gandalf morre e volta. Dumbledore morre e continua morto.

Mas se puder acalmar os potteritos por aí, digo que Gandalf também daria uma surra em Melisandre.

No outro post, ele desmentiu que não goste do personagem Bronn:

Já que estou derrubando histórias malucas da Internet… também havia uma que dizia que eu odeio o personagem Bronn e/ou o ator que o retrata, Jerome Flynn.

Bobagem completa. Nem um pingo de verdade.

Eu criei Bronn, então seria pouco modesto de minha parte dizer que ele é um personagem sensacional… mas que se dane, ele é um personagem sensacional, e os meus leitores com certeza o verão mais nos livros que estão por vir.

E Jerome Flynn foi simplesmente MARAVILHOSO. Foi uma honra trabalhar com ele. Ele fez um trabalho admirável ao trazer Bronn à vida.

De novo: não acreditem em qualquer coisa que lerem na Internet.

Esse rumor se relaciona com a história que circulou na semana passada, de que ele teria criticado os rumos do roteiro final de Game of Thrones, o que nunca aconteceu. Também publicamos um post desmentindo isso.

Gelo & Fogo recomenda que os leitores frequentem sempre o blog de Martin e que, ao se depararem com notícias sobre o autor, procurem sempre as fontes primárias de informação.

O post George R. R. Martin desmente rumores sobre ter terminado os livros apareceu primeiro em Gelo & Fogo.

]]>
https://www.geloefogo.com/2019/05/george-r-r-martin-desmente-rumores-sobre-ter-terminado-os-livros.html/feed 0 106104
‘A Guerra dos Tronos’ ganha audiobook em português https://www.geloefogo.com/2019/04/a-guerra-dos-tronos-ganha-audiobook.html?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=a-guerra-dos-tronos-ganha-audiobook-em-portugues https://www.geloefogo.com/2019/04/a-guerra-dos-tronos-ganha-audiobook.html#comments Sun, 14 Apr 2019 20:45:39 +0000 http://www.geloefogo.com/?p=105407 Lançada pela editora Suma e produzida pela Tocalivros Studios, a primeira versão brasileira oficial em audiobook de A Guerra dos […]

O post ‘A Guerra dos Tronos’ ganha audiobook em português apareceu primeiro em Gelo & Fogo.

]]>

Lançada pela editora Suma e produzida pela Tocalivros Studios, a primeira versão brasileira oficial em audiobook de A Guerra dos Tronos já está à venda. Narrado por Zeza Mota e Daniel Vidal, o livro também conta com mais 28 intérpretes para os mais variados personagens do livro.

Áudio Book Guerra dos Tronos

O prefácio escrito por John Hodgman para a edição comemorativa de vinte anos do livro pode ser ouvido como uma prévia para o produto:

Ouça uma amostra: bit.ly/GuerraDosTronosAudio

Nesta semana, a editora Random House também lançou a versão em espanhol para o audiobook do primeiro livro de As Crônicas de Gelo e Fogo.

Nos países de língua inglesa, a versão em áudio dos livros de George R. R. Martin são um sucesso. Narrados por Roy Dotrice, que infelizmente faleceu em 2017, os livros em inglês estão disponíveis no Audible, e incluem trechos para apreciação. Destaca-se no trabalho do Dotrice a impressionante habilidade de criar vozes para 224 personagens (pela qual ganhou o Guinness), além da pronuncia peculiar de nomes de personagens e locações.

Estamos muito ansiosos para ouvir a versão brasileira.

Ficha de Elenco de Guerra dos Tronos:
Daniel Vidal, Zeza Mota, Alexandre Mercki, Maria Eduarda, Carlos Oliveira, Martha Guerreiro, Rodrigo Dorado, Paola Morinari, Alexandre Luppi, Stela Tobar, Flávio Costa, Priscila Scholz, Giovanni Venturini, Marina Rotty, Guilherme Conradi, Jefferson Brito, Pedro Silveira, Renato Basilla, Gabriel Taco, Thiago Ubaldo, Fernando Victorino, Camilo Brunelli, Milton Filippetti, Pedro Volpato, Felipe Castilho, Caio de Santis, Thiago Nalin, Juscelino Filho, Clayton Heringer, Rafael de Falco.


A Guerra dos Tronos em áudio custa R$ 69,90.

O post ‘A Guerra dos Tronos’ ganha audiobook em português apareceu primeiro em Gelo & Fogo.

]]>
https://www.geloefogo.com/2019/04/a-guerra-dos-tronos-ganha-audiobook.html/feed 2 105407
Edição ilustrada de ‘A Fúria dos Reis’ ganha data de lançamento https://www.geloefogo.com/2019/04/edicao-ilustrada-de-a-furia-dos-reis-ganha-data-de-lancamento.html?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=edicao-ilustrada-de-a-furia-dos-reis-ganha-data-de-lancamento https://www.geloefogo.com/2019/04/edicao-ilustrada-de-a-furia-dos-reis-ganha-data-de-lancamento.html#comments Sun, 14 Apr 2019 16:56:54 +0000 http://www.geloefogo.com/?p=105404 Conforme havíamos noticiado, A Fúria dos Reis (A Clash of Kings), segundo livro de As Crônicas de Gelo e Fogo, […]

O post Edição ilustrada de ‘A Fúria dos Reis’ ganha data de lançamento apareceu primeiro em Gelo & Fogo.

]]>
Fúria dos Reis ilustrada
Capa da edição ilustrada de ‘A Fúria dos Reis’ pela editora Bantam Spectra

Conforme havíamos noticiado, A Fúria dos Reis (A Clash of Kings), segundo livro de As Crônicas de Gelo e Fogo, ganhará uma edição ilustrada comemorativa dos vinte anos de sua primeira publicação nos Estados Unidos. As artes coloridas e em preto-e-branco ficarão por conta da artista Lauren Cannon.

A novidade é que a data de publicação foi revelada: o livro será lançado no dia 5 de novembro deste ano, mesmo mês do lançamento da edição original nos EUA, em 1998.

Ainda não há qualquer informação se essa edição ganhará uma versão brasileira pela Editora SUMA, como a edição comemorativa de A Guerra dos Tronos ganhou pela editora Leya, e que pode ser adquirida na Amazon.

Estamos bastante ansiosos para ilustrações originais de cenas como o curso do cometa vermelho, o festival da colheita em Winterfell, a batalha no Punho, Arya em Harrenhal, Daenerys em Qarth, a parto da Sombra, e a batalha do Água Negra, entre tantas outras.


Acompanhe o Gelo & Fogo em suas redes sociais para notícias em primeira mão sobre As Crônicas de Gelo e Fogo.

O post Edição ilustrada de ‘A Fúria dos Reis’ ganha data de lançamento apareceu primeiro em Gelo & Fogo.

]]>
https://www.geloefogo.com/2019/04/edicao-ilustrada-de-a-furia-dos-reis-ganha-data-de-lancamento.html/feed 3 105404
Suma divulga informações sobre livros de George R. R. Martin no Brasil https://www.geloefogo.com/2019/03/suma-divulga-informacoes-sobre-livros-de-george-r-r-martin-no-brasil.html?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=suma-divulga-informacoes-sobre-livros-de-george-r-r-martin-no-brasil https://www.geloefogo.com/2019/03/suma-divulga-informacoes-sobre-livros-de-george-r-r-martin-no-brasil.html#comments Fri, 29 Mar 2019 21:28:53 +0000 https://www.geloefogo.com/?p=104929 Como noticiamos há algumas semanas, a editora Suma adquiriu os direitos de publicação de grande parte das obras de George […]

O post Suma divulga informações sobre livros de George R. R. Martin no Brasil apareceu primeiro em Gelo & Fogo.

]]>

Como noticiamos há algumas semanas, a editora Suma adquiriu os direitos de publicação de grande parte das obras de George R. R. Martin no Brasil. É ela quem agora publicará os livros que antes estavam com a editora Leya. Naturalmente, muitas dúvidas surgiram depois dessa mudança, e a editora realizou hoje uma live no Facebook e no Instagram para divulgar informações, esclarecer dúvidas e responder perguntas dos leitores sobre as publicações.

A edição da Suma do primeiro livro de As Crônicas de Gelo e Fogo, A Guerra dos Tronos (A Game of Thrones).

Participaram a editora de Martin na Suma, Beatriz D’Oliveira, e os tradutores de Fogo & Sangue, Regiane Winarski e Leonardo Alves (com quem nós havíamos conversado no ano passado). A seguir, as principais informações divulgadas por Beatriz na live.

As Crônicas de Gelo e Fogo

  • A Suma adquiriu os direitos de todo o conteúdo relacionado às Crônicas que estava com a Leya.
  • Além de Fogo & SangueA Guerra dos Tronos já está à venda. Os outros livros, incluindo O Mundo de Gelo e Fogo e o Atlas das Terras de Gelo & Fogo também serão publicados, mas não há data para isso.
  • Não houve nova tradução dos livros. O texto em si continua o mesmo, mas houve uma padronização dos termos ao longo dos diversos volumes, com base em um glossário compilado por Leonardo Alves.
  • A lombada (invertida em relação às edições da Leya) segue o padrão do grupo editorial. Houve também alterações pontuais no layout da capa.
  • A fonte da nova edição de A Guerra dos Tronos é um pouco menor que a de Fogo & Sangue.
  • Os mapas agora estão todos no final do livro, e correspondem à versão presente atualmente nas edições da Bantam (editora americana de Martin).
  • Alterações no texto das edições americanas da Bantam (que corrigiam erros de continuidade, por exemplo) não foram trazidas para essa nova edição brasileira.
  • Serão publicadas em português todas as HQs já lançadas em inglês (Beatriz mencionou inclusive HQ que adapta o terceiro livro, A Tormenta de Espadas, embora ainda ela ainda não tenha sido anunciada em língua inglesa).

Outras obras

Além dessas informações, os tradutores e a editora também explicaram algumas decisões na versão brasileira de Fogo & Sangue, como a tradução dos nomes dos dragões e a mudança da espada Blackfyre para Fogonegro.

Para quem quiser assistir, as duas partes da live:


A edição de A Guerra dos Tronos da Suma já está disponível na Amazon.

O post Suma divulga informações sobre livros de George R. R. Martin no Brasil apareceu primeiro em Gelo & Fogo.

]]>
https://www.geloefogo.com/2019/03/suma-divulga-informacoes-sobre-livros-de-george-r-r-martin-no-brasil.html/feed 2 104929