Na noite desta segunda-feira, George R. R. Martin entrevistou Joe Hill (filho de Stephen King) no Jean Cocteau, seu cinema. Depois da conversa, ele respondeu perguntas dos fãs na plateia enquanto Joe Hill autografava livros. Alguém, é óbvio, lhe perguntou sobre a revelação que a série de TV fez sobre o nome Hodor.

De acordo com o reddit, Martin disse que a revelação nos livros terá um contexto diferente e uma estrutura narrativa diferente. Assim, o nome ainda irá significar a mesma coisa (hold the door), mas a história será muito diferente da que a série retratou. Ele disse que teve a ideia do nome em 1991 (ano em que começou a escrever A Guerra dos Tronos) e sentiu-se deprimido por ver a série revelar o segredo antes dele. Mas ele argumentou que não culpa ninguém além de si mesmo por sua escrita lenta, e brincou sobre a inveja que sente da rapidez na escrita de Stephen King. Ele também adicionou que sente que escreveu um livro inteiro cada vez que termina de escrever um capítulo.

Em seguida, alguém perguntou se ele está acompanhando esta temporada da série, e ele respondeu que todo o seu foco está nos livros. Sobre o capítulo que ele lançou online recentemente, George apenas disse como resposta que esta é uma personagem que não está na série de TV.

arte por sayeef mahmud

Como os proprios showrunners compartilharam no vídeo de Por Dentro do Episódio, a revelação sobre o trauma de Hodor veio do proprio George R. R. Martin.

“Tivemos um encontro com George Martin em que tentamos conseguir o máximo de informações possíveis — e provavelmente a revelação mais chocante para nós foi quando ele contou a origem de Hodor e de onde veio esse nome”, Benioff explicou. “Lembro de Dan e eu olhando um para o outro e ficamos tipo ‘Meu deus’.”

Em tempo, alguns fãs já haviam descoberto parte da charada. Em 2014 este escritor encontrou Martin em um hotel em que os dois estavam hospedados para uma convenção. Os dois viviam se encontrando nos corredores e no elevador, trocando palavras miúdas. Em um dos encontros Martin brincou sobre desejar ser ascensorista se a escrita não tivesse dado certo. O homem ficou com aquilo na cabeça e, quando encontrou Martin de novo, lhe disse que havia descoberto o segredo sobre Hodor:

Michael Ventrella: Eu estava pensando sobre o seu comentário sobre o desejo de ser um operador de elevador. É claro para mim agora que “Hodor” é a abreviação de “Hold the door.”

Martin: (rindo) Você não sabe o quão perto da verdade você está!

A sugestão de que Hodor estava relacionado ao termo ‘hold the door” foi citada em vários momentos no fórum do westeros.org. Um dos usuários chegou a levantar a hipótese em 2008.

Como bem sabemos, George pretendia lançar Os Ventos de Inverno no final do ano passado, mas acabou perdendo o prazo porque ainda está trabalhando no livro. É de se esperar que o novo calhamaço esteja repleto de emoções como aquelas que sentimos assistindo ao episódio “The Door”.


Game of Thrones é exibida todo domingo as 22h na HBO, mundialmente.