Assim Falou Martin

Foto: Adrian Long. Ícone: Daniel Hammer (Noun Project).

Quem não gosta de entrevistas de George R. R. Martin? Ao longo dos anos, o autor já tirou muitas dúvidas e respondeu a perguntas polêmicas sobre As Crônicas de Gelo e Fogo na web, em convenções e conversas com leitores. O Westeros.org, um dos mais antigos portais sobre a série, compila essas declarações de George em uma seção chamada So Spake Martin (“Assim Falou Martin”), e o Gelo & Fogo foi autorizado a traduzir essa coleção para o português.

A coleção, autorizada pelo próprio George, inclui declarações dele em vários meios: postagens em fóruns, conversas com fãs (online ou ao vivo), e entrevistas publicadas na web. Os primeiro registros datam da década de 1990, e os temas vão do processo de escrita até algumas pistas sobre os livros, passando por dicas de pronúncia e respostas sobre genealogia, leis e geografia.

Também batizamos nossa versão de Assim Falou Martin (ou simplesmente AFM). A coleção original pode ser listada por dois critérios diferentes: por categoria e por data. Nas nossas traduções, que postaremos periodicamente, traremos as declarações de Martin por data. Os SSMs do Westeros que são links para sites externos não serão traduzidos por nós.

Abaixo, a lista de todas as edições de nosso Assim Falou Martin até o momento. Clique nos títulos para acessá-los. Boa leitura!

Assim Falou Martin nº 12: novembro de 1999

Novembro de 1999: GRRM fala sobre a sucessão Hornwood e os Whents (e as regras de sucessão em geral), a maioridade nos Sete Reinos, novas casas, Jeyne Poole, o gato preto de Porto Real, Tywin e os Reyne, Sor Morgil e Naerys Targaryen, a influência roinar e a tradição amazônica em Dorne, o custo dos Homens sem Rosto, e a derrota dos Outros 8 mil anos antes da história principal.