Olá! Chegamos à terceira edição de nosso Assim Falou Martin, em que apresentamos declarações de George R. R. Martin, autor de As Crônicas de Gelo e Fogo. Os registros desta edição estão originalmente no Westeros.org, que gentilmente autorizou que traduzíssemos para o português.

Os relatos publicados hoje são de dezembro de 1998, e incluem postagens em fóruns e correspondência com fãs. Tentamos, na tradução, manter a escrita original, na medida do possível. As ilustrações são por nossa conta (e claro, dos autores).

Para acessar a coleção completa de AFMs publicados, clique aqui. Boa leitura!

Várias perguntas

Post em fórum. 18 de dezembro de 1998.

[Sumário: Em resposta a perguntas feitas por Mike. Mike perguntou: 1. Se haveria mudanças nos personagens ponto de vista no próximo livro, 2. Se Martin tem o final da série em mente ou se ele se dá margem para mudar o enredo à medida que ele se desenrola, e 3. Se foi uma decisão consciente fazer as coisas cinza, matar mocinhos, etc.]

Obrigado por suas perguntas, e todas as palavras gentis sobre A FÚRIA DOS REIS, que são muito prezadas.

Sobre suas perguntas:

1. Sim, aumentarei (e reduzirei) a lista de personagens com ponto de vista em cada volume.

2. Sei como a série vai ser a partir daqui em linhas gerais, mas não necessariamente todos os pequenos detalhes. Sim, tenho um final pensado, mas ir de um lugar a outro é metade da diversão.

3. Definitivamente uma decisão consciente. Tanto quanto leitor quanto escritor, prefiro que meus enredos sejam imprevisíveis e que meus personagens sejam pintados em tons de cinza, ao invés de preto e branco.

Coração Valente

Post em fórum. 18 de dezembro de 1998.

Não, CORAÇÃO VALENTE não foi um modelo. Esses elementos – arqueiros fazendo chover flechas, investidas de cavalaria pesada etc. – tinham um papel na maioria das batalhas medievais.

As cenas de batalha de CORAÇÃO VALENTE foram muito efetivas, mas não tão historicamente precisas. Por exemplo, eles deixaram a ponte de fora da Batalha da Ponte de Stirling.

Capa da revista Cosmos de novembro de 1977, na qual Bitterblooms foi publicado pela primeira vez.

Estações longas

Post em fórum. 18 de dezembro de 1998.

Sim, “O Cavaleiro Andante” se passa nos Sete Reinos. O continente que Dany está cruzando é realmente maior que Westeros.

A ideia de estações “longas” é comum em ficção científica e fantasia, e tem sido por muitos anos. Eu mesmo já a usei vinte anos atrás em uma história curta chamada “Flores Amargas”.

Dorneses

Post em fórum. 18 de dezembro de 1998.

Os dorneses vão aparecer mais em A TORMENTA DE ESPADAS, e vão ter um papel ainda maior em A DANÇA DOS DRAGÕES.

Sobre por que eles se ficaram afastados, tanto a história quanto a geografia os mantiveram à parte do resto dos Sete Reinos.

Loras Tyrell

Post em fórum. 21 de dezembro de 1998.

Sor Loras não foi baseado em ninguém em particular.

Quinto livro

Post em fórum. 21 de dezembro de 1998.

OS VENTOS DO INVERNO vai ser o quinto livro.

Ainda não decidi um título final para o sexto e último livro.

Rhaegar e Elia

Correspondência com fã, enviada por Rania. 26 de dezembro de 1998.

[Nota: Esse registro era de conhecimento do Westeros.org por muitos anos, eles tinham recebido de um terceiro uma cópia de uma cópia da mensagem. Porém, recentemente descobriram detalhes da fonte da informação, incluindo uma data aproximada para quando Martin deu sua resposta.]

Rania: Quem é o casal celebrando o nascimento de um filho que Dany vê em sua visão no palácio dos magos em Qarth? Pode nos dizer? É Rhaegar e alguém? Ou é o Aegon original (o Conquistador?)

Martin: Rhaegar e sua esposa, Elia de Dorne.

Rhaegar Targaryen, Elia Martell e o bebê Aegon, na visaõ de Daenerys na Casa dos Imortais. Arte: Urugeth.

Muitas perguntas

Post em fórum. 28 de dezembro de 1998.

Obrigado pelas palavras gentis.

Algumas respostas rápidas para suas perguntas:

1. Haverá alguma explicação posterior sobre o confronto na “Torre de Alegria”, por Howland Reed ou quem quer que seja?

Sim, em volumes posteriores.

2. É possível contornar a Muralha pelo oeste com um exército?

Não, as montanhas e um profundo desfiladeiro do rio tornam o terreno intransponível, exceto para pequenos grupos de incursores.

3. Que sobrenome é dado às crianças bastardas em Porto Real? Ou Dorne? Ou as Ilhas de Ferro?

Se eu introduzir personagens bastardos dessas áreas, vou revelar no momento apropriado.

4. Thoros de Myr é um seguidor da mesma divindade que Melisandre venera? Ele e Beric Dondarrion ainda estão por aí?

Sim e não, e sim e não. Detalhes serão revelados em A TORMENTA DE ESPADAS.
(Tenho que guardar algumas surpresas para os livros, afinal)

Sem dúvida, a informação mais relevante revelada por George R. R. Martin em dezembro de 1998 é a de que o casal que Daenerys vê na Casa dos Imortais é Rhaegar e Elia (o que contradiz a suposição de muitos leitores de que poderia ser Lyanna). É significativa também a resposta de que o que aconteceu realmente na Torre de Alegria será revelado nos livros. A menção às estações longas de Bitterblooms também é interessante, e se quiser mais informações sobre essa história, confira aqui na nossa página especial.

A quarta edição de Assim Falou Martin chega em breve, e a caixa de comentários desta terceira edição está abaixo. Para acessar nossa coleção completa de AFMs, clique aqui.