Artigos e análises – As Crônicas de Gelo e Fogo

Foto: Laura D’Alessandro. Ícone: Daniel Hammer (Noun Project).

Já leu todos os livros, conhece várias teorias, e quer ir além? Nesta seção, o Gelo & Fogo traz artigos e análises sobre As Crônicas de Gelo e Fogo. Reflexões sobre os personagens e seus conflitos, ensaios sobre influências históricas do mundo real, revisões sobre política, cultura, geografia e história de Westeros, análises do processo de escrita de George R. R. Martin, artigos sobre os temas da história… Esses são apenas alguns exemplos dos textos que trazemos aqui, complementados também por declarações e entrevistas de Martin e outras pessoas envolvidas com os livros. É gelo e fogo para quem quer ir além do óbvio.

A seguir, a lista de todos os artigos e análises que já publicamos. Clique nos títulos ou nas figuras para acessá-los. Se você busca artigos e teorias da série Game of Thrones, eles podem ser encontrados aqui. Boa leitura!


Vinhos de gelo e fogo: mentiras e o dourado da Árvore

Através da leitura dos romances de As Crônicas de Gelo e Fogo, nos deparamos com uma infinidade de situações em que nada é o que sugere ser. A história é temperada por muitos diálogos políticos e narrativas especulativas, enigmas, profecias, elementos sobrenaturais alegóricos, intrigas, segredos, conchavos, traições e revelações. E é claro, tem muita gente mentindo o tempo todo. Sento-me…

A atriz do mundo real que provavelmente inspirou Ashara Dayne

As inspirações de George R. R. Martin para As Crônicas de Gelo e Fogo (e Game of Thrones) vêm das mais variadas fontes. Às vezes são homenagens diretas, mas na maior parte das vezes George incorpora pequenas características de pessoas reais ou fictícias para compor seus personagens. Um desses casos é o de Ashara Dayne, personagem que chama a atenção dos leitores pela aura…

Por que acredito que Daenerys é Azor Ahai renascido

A identidade do herói profetizado Azor Ahai é um dos maiores objetos de discussão entre os leitores de As Crônicas de Gelo e Fogo. Neste artigo, Felipe Bini revisa as passagens dos livros que tratam de Azor Ahai e do Príncipe que foi Prometido, e expõe as razões pelas quais acredita que Daenerys personifica essa figura messiânica, como uma desconstrução de tropes e clichês da fantasia.

A bastardia no mundo de gelo e fogo

O que é um “bastardo”, afinal? O termo é bastante utilizado e conhecido, mas será que seu conceito e as implicações dessa condição são igualmente compreendidas? O artigo aborda os pontos principais da bastardia no universo de George R. R. Martin, buscando esclarecer questões às vezes polêmicas como os direitos e os sobrenomes a eles conferidos.

George R. R. Martin comenta revelação sobre a origem de “Hodor”

Na noite desta segunda-feira, George R. R. Martin entrevistou Joe Hill (filho de Stephen King) no Jean Cocteau, seu cinema. Depois da conversa, ele respondeu perguntas dos fãs na plateia enquanto Joe Hill autografava livros. Alguém, é óbvio, lhe perguntou sobre a revelação que a série de TV fez sobre o nome Hodor. De acordo com o reddit, Martin disse que a revelação nos livros terá um contexto diferente…

Carta Rosa: Analisando a carta que Ramsay enviou para Jon Snow (série x livros)

A Carta do Bastardo ou Carta Rosa, como é chamada por alguns fãs da série, é uma carta enviada por Ramsay Bolton para a Muralha, endereçada para o bastardo Jon Snow. O envio da carta se torna um grande evento no livro ‘A Dança dos Dragões’, e acaba de ser adaptado para Game of Thrones no episódio 6.04 ‘Book of the Stranger‘. Um dos grandes destaques do episódio,…

Os maiores exércitos e batalhas de Westeros

Qual foi a maior batalha da história de Westeros? E qual região tem o maior poderio bélico em números absolutos no continente? Como forma de imersão do leitor em um universo mais realístico, George R. R. Martin deixa informações sobre números um tanto vagas e até contraditórias. Porém, com base em passagens dos livros, é possível se chegar a estimativas razoáveis sobre os maiores exércitos e batalhas de Westeros.

Targaryens e o sangue do dragão: esclarecendo crenças e mitos

A singularidade dos Targaryen e de seu “sangue do dragão” é algo inegavelmente notável dentro do universo de gelo e fogo. No mundo das discussões sobre os livros, porém, não são incomuns afirmações errôneas sobre eles. Este artigo investiga e explica alguns mitos que são propagados a respeito do sangue do dragão, com base em As Crônicas de Gelo e Fogo e as outras obras do cânone.

George R. R. Martin comenta possível cena de Shireen nos livros

O sacrifício de Shireen Baratheon em Game of Thrones foi surpreendente para muitos espectadores e também leitores do livro, e ainda mais pelo fato de os produtores revelarem que ela vinha do próprio George R. R. Martin. Nesta publicação, as declarações de George a esse respeito, e alguns comentários sobre a possibilidade de um evento similar acontecer em As Crônicas de Gelo e Fogo.

Entrevista com Elio García e Linda Antonsson, co-autores de ‘O Mundo de Gelo e Fogo’

Elio García e Linda Antonsson, os co-autores do livro junto com George R. R. Martin, participaram de um AMA (Ask me Anything) no Reddit. Os dois responderam 20 perguntas feitas pelos usuários trataram de assuntos como o processo de criação do livro, seu contato com George, as partes que mais gostaram, e também opinaram sobre suas teorias preferidas (e detestadas)

Edmure Tully: um bom senhor ou o culpado pela derrota?

Quando se fala da Guerra dos Cinco Reis, um dos principais culpados para a derrota dos lobos e das trutas é geralmente apontado na pessoa de Edmure Tully, o Senhor de Correrrio. Mas será que Edmure pode mesmo ser culpado por isso, ou será que essa impressão é passada e muitas vezes não-questionada por vir de quem vem – Robb e Brynden? Esse é o questionamento que Stefan Sasse faz em um artigo para a Tower of the Hand, que é traduzido aqui.

Tyrion Lannister pela perspectiva de um anão

A maioria dos leitores de As Crônicas de Gelo e Fogo é composta de “pessoas grandes”, os não-anões. Para estes (e eu me incluo neste grupo), a leitura das experiências de Tyrion geralmente causa empatia pelo personagem, porque se imagina como seria viver como um anão. Mas o que um leitor com essa condição pensa sobre a construção do personagem? Será que Tyrion é…