Wild Cards

Por Arthur Maia.


Capa de Wild Cards, primeiro livro da série, lançado em 1987

Wild Cards é uma série de livros de super heróis ambientada em um universo compartilhado, coordenada e editada por George R. R. Martin. Os livros, chamados de “romances-mosaico”, são escritos de maneira colaborativa por vários autores. Atualmente, a série conta com vinte e sete romances principais e dez spin-offs.

As origens da série remontam a 1983, quando Martin começou a jogar com outros amigos escritores o RPG Superworld. A partir desse jogo, perceberam que os personagens eram carismáticos o suficiente para serem divididos com leitores. Martin, o mestre da partida, assumiu a coordenação da ideia, auxiliado por Melinda Snodgrass. O primeiro livro foi publicado em 1987.

Em um mundo onde um vírus alienígena se espalhou pela Terra no final da Segunda Guerra Mundial, uma grande parcela da população teve o seu DNA alterado. Alguns, com sorte, tornaram-se seres super poderosos – os Ases –, outros, foram vítimas de deformações – os Coringas. É com esta premissa que os mais variados autores, como os mundialmente reconhecidos Victor Milan (Os Senhores dos Dinossauros), Chris Claremont (X-Men) e Melinda Snodgrass (Star Trek: The Next Generation), além do próprio Martin, criam seus personagens.

Por mais que a série já tenha muitos livros, os autores várias vezes reiteram que não é necessário começar do começo. Assim como os universos em quadrinhos de super heróis, dentro de uma sequência maior, existem arcos fechados, que são bons pontos de partida para os novos leitores.

Em 1990, o primeiro livro foi adaptado para uma graphic novel, publicada pela Epic Comics. Esta adaptação permanece inédita no Brasil. Em Agosto de 2016, Martin anunciou que uma série de televisão baseada em Wild Cards estava em desenvolvimento pelo canal Universal Cable Productions. O autor, que não escreve novas histórias para a série literária desde 2009, também confirmou que não está envolvido na produção, mas sua parceira de escrita, Melinda Snodgrass, estará.

No Brasil, a série vem sendo publicada pela editora Leya desde 2013, e até o momento, nove romances foram lançados, além do spin-off ambientado no Rio de Janeiro, O Reciclador. Recentemente, a editora anunciou que o décimo livro, Jogo Duplo, será lançado em Julho.

Em breve: Lista de livros de Wild Cards e seus conteúdos.