Guia dos livros – As Crônicas de Gelo e Fogo

Guia dos Livros - As Crônicas de Gelo e Fogo
Foto: Robert Kloosterhuis. Ícone: Daniel Hammer (Noun Project).

As Crônicas de Gelo e Fogo, de George R. R. Martin, são a origem de tudo o que há no nosso portal. Nesta página, você encontrará informações sobre a série principal e os outros livros e contos do universo. Listamos tudo o que Martin já escreveu sobre seu universo (o chamado cânone), e depois apresentamos nosso guia, com sugestões de ordem dos livros para primeiras leituras e releituras. Acompanhe a seguir.

Cânone de As Crônicas de Gelo e Fogo

As Crônicas de Gelo e Fogo

Primeira edição americana de A Game of Thrones, de 1996.

Páginas especiais dos livros:

As Crônicas de Gelo e Fogo são a série principal, cuja escrita George R. R. Martin iniciou em 1991. O primeiro volume foi publicado em 1996, e originalmente o autor planejava que a série fosse uma trilogia. A intenção atual de Martin é que ela tenha sete livros, dos quais cinco já foram publicados. Ele atualmente trabalha no sexto volume, The Winds of Winter.

Os eventos de As Crônicas de Gelo e Fogo (A Song of Ice and Fire, no original) são ambientados nos continentes fictícios de Westeros e Essos. Os livros têm elementos políticos e fantásticos, e se orientam por três enredos principais: uma guerra civil sucessória nos Sete Reinos, a ameaça dos Outros – seres sobrenaturais que ameaçam toda a humanidade – no extremo Norte, e a campanha de reconquista de uma herdeira exilada da Casa Targaryen.

A história é contada pelo ponto de vista de uma série de personagens, cujos pensamentos, sentimentos e opiniões sobre os eventos são acompanhados pelo leitor. Até o quinto livro, 24 personagens tiveram capítulos próprios, além de 7 que foram o ponto de vista em prólogos ou epílogos.

Clique nos títulos abaixo para páginas especiais de cada volume. Elas incluem informações sobre escrita, publicação e prêmios, além de resumos dos enredos e de todos os capítulos dos livros.

Título (original) Título (Brasil) Ano (original) Ano (Brasil)
A Game of Thrones A Guerra dos Tronos 1996 2010
A Clash of Kings A Fúria dos Reis 1998 2011
A Storm of Swords A Tormenta de Espadas 2000 2011
A Feast for Crows O Festim dos Corvos 2005 2012
A Dance with Dragons A Dança dos Dragões 2011 2012
The Winds of Winter
A Dream of Spring

Contos de Dunk & Egg

The Mystery Knight, por Marc Simonetti, capa brasileira de O Cavaleiro dos Sete Reinos,

Página especial dos contos de Dunk & Egg

O primeiro material complementar que George R. R. Martin escreveu foram os contos de Dunk e Egg. Contados pelo ponto de vista de Duncan (“Dunk”), eles acompanham as aventuras desse cavaleiro andante e seu escudeiro Aegon Targaryen (“Egg”). As histórias são ambientadas em Westeros, aproximadamente 100 anos antes de As Crônicas de Gelo e Fogo.

Os três contos existentes foram escritos por Martin nos intervalos entre a publicação dos livros da série principal, e publicados em antologias. No Brasil, foram editados em volume único, no livro O Cavaleiro dos Sete Reinos. George já declarou que tem ideias para escrever vários outros contos nessa série.

Clique nos títulos abaixo para acessar a página especial dos contos de Dunk e Egg, com informações sobre escrita e publicação de cada conto, além de resumos dos enredos.

Título (original) Título (Brasil) Ano (original) Ano (Brasil)
The Hedge Knight O Cavaleiro Andante 1998 (em Legends) 2014 (em O Cavaleiro dos Sete Reinos)
The Sworn Sword A Espada Juramentada 2003 (em Legends II) 2014 (em O Cavaleiro dos Sete Reinos)
The Mystery Knight O Cavaleiro Misterioso 2010 (em Warriors) 2014 (em O Cavaleiro dos Sete Reinos)

História imaginária

Edição brasileira de 2017 de O Mundo de Gelo e Fogo. Inclui uma árvore genealógica que o Gelo & Fogo ajudou a elaborar.

Página especial dos livros e contos de História imaginária

Página especial de Fogo & Sangue

“História imaginária” ou “história falsa” é como George R. R. Martin chama o material escrito na forma de relatos históricos dentro do universo de As Crônicas de Gelo e Fogo.

Em meados da década de 2000, surgiu a ideia de um livro de referência sobre o universo de Westeros, em que Elio García e Linda Antonsson compilariam informações sobre geografia, história e sociedade já constantes da série principal, com alguns complementos de Martin. Em 2012, ele começou a escrever sobre a história de seu mundo fictício pelo ponto de vista de Gyldayn, um arquimeistre da Cidadela, que viveu várias décadas antes dos eventos da série principal. Esse material deu origem a livros e contos.

Em O Mundo de Gelo e Fogo, o livro de referência propriamente dito, García e Antonsson escreveram como meistre Yandel, que vive na época dos eventos de As Crônicas de Gelo e Fogo. Em grande parte, fizeram versões resumidas do texto bruto de Martin como Gyldayn.

O material de Martin sobre os Targaryen não foi todo aproveitado em O Mundo de Gelo e Fogo, e acabou originando Fogo & Sangue, um volume sobre a história da Casa em Westeros, relatado pelo ponto de vista de Gyldayn. Antes da publicação do livro, partes dele já haviam sido lançadas como três contos menores: A Princesa e a RainhaO Príncipe de Westeros e Os Filhos do Dragão. Martin ainda planeja escrever um segundo volume de Fogo & Sangue.

Clicando nos títulos abaixo você pode acessar nossas páginas especiais sobre a história imaginária de Martin e sobre  Fogo & Sangue. Elas incluem relatos completos da escrita e da publicação dessas obras.

Título (original) Título (Brasil) Formato Ano (original) Ano (Brasil)
The Princess and the Queen A Princesa e a Rainha Conto 2013 (em Dangerous Women) 2017 (em Mulheres Perigosas)
The Rogue Prince O Príncipe de Westeros Conto 2014 (em Rogues) 2015 (em O Príncipe de Westeros e Outras Histórias)
The World of Ice and Fire O Mundo de Gelo e Fogo Livro 2014 2014
The Sons of the Dragon Os Filhos do Dragão Conto 2017 (em The Book of Swords) 2018 (em Crônicas de Espada e Feitiçaria)
Fire and Blood Fogo e Sangue Livro 2018 2018
Fire and Blood, vol. II Fogo e Sangue, vol. II Livro

Os doze mapas da edição da Bantam de The Lands of Ice and Fire.

Mapas

Em 2012, foi publicada The Lands of Ice and Fire, uma coleção de pôsteres com mapas do universo de Gelo e Fogo. Ilustrados por Jonathan Roberts, os mapas complementam os que existem nos livros das Crônicas de Gelo e Fogo. As localidades presentes nesses mapas que não são mencionadas nos livros são consideradas canônicas. No Brasil, a coleção foi lançada como Atlas das Terras de Gelo e Fogo, em 2016.

Semi-cânone

 

A World of Ice and Fire
Tela do app oficial A World of Ice and Fire, considerado semi-canônico.

Martin já disse expressamente que só os livros são cânone. No entanto, textos e informações que vêm do autor, mas não foram publicados diretamente ou oficialmente por ele, são considerados semi-canônicos. Esse conteúdo é considerado como informação legítima sobre o universo, mas sujeita a mudanças até que seja oficializado dentro do cânone. Entre o material semi-canônico pode-se citar:

George R. R. Martin já declarou que a série de TV Game of Thrones tem um cânone à parte, que não se aplica aos livros. O mesmo se aplica à adaptação em graphic novel, e a jogos inspirados na série que incluem histórias expandidas.

Como ler?

“Quem assistiu à série de TV precisa ler os livros? Em que ordem ler? É necessário ler todo o cânone? Existe alguma forma diferente de reler os livros?”

Essas perguntas podem parecer simplórias ou sem sentido à primeira vista, mas são muito pertinentes. Algumas delas podem ter respostas surpreendentes até para quem já leu e releu os livros.

Em primeiro lugar, é bom esclarecer que a “necessidade” de ler os livros é bastante variável de pessoa para pessoa. Para efeitos das nossas orientações, vamos assumir que o leitor quer se inteirar o máximo possível do universo de As Crônicas de Gelo e Fogo.

As dicas e sugestões de ordem de leitura que apresentaremos a seguir podem servir tanto para leitores de primeira viagem quanto para quem quer fazer uma releitura da obra.

Foto: Robert Kloosterhuis (CC-BY-SA).

Primeiro passo: a série principal

Comecemos pelo início: mesmo para aqueles que assistiram à série Game of Thrones (que ultrapassou a história dos livros), o primeiro passo é, sem dúvida, ler As Crônicas de Gelo e Fogo. Todo o estilo narrativo de George R. R. Martin, a temática que ele tentou imprimir em seu universo e a caracterização de personagens estão nos cinco livros principais. Eles são o coração do cânone, as outras obras são complementares.

É claro que a forma mais simples e direta de ler os cinco livros é na ordem de publicação, mas existe também uma maneira um pouco diferente de fazê-lo. É possível ler o quarto livro, O Festim dos Corvos, em paralelo com o quinto, A Dança dos Dragões. E como isso é possível?

A leitura alternativa remonta ao projeto original de que Dança fosse o quarto livro da série, e à decisão de dividir o livro em dois, que resultou no nascimento de Festim. A consequência é que os eventos do quarto livro se passam simultaneamente a boa parte do quinto.

Assim, leitores elaboraram formas de ler os dois livros conjuntamente, com os capítulos ordenados pela cronologia dentro da história, mas tentando preservar alguns twists. Uma das mais populares é a de Sean T. Collins, que você pode encontrar aqui.

Surge então a pergunta: isso é recomendável para uma primeira leitura? Eu diria que não. Mas é sem dúvida uma forma interessante de se reler a obra, e é inclusive o que fizemos em nossos Podcasteros sobre os livros.

Progredindo: Dunk & Egg

Edição brasileira ilustrada de O Cavaleiro dos Sete Reinos, lançada em 2016 pela editora Leya.

Os contos de Dunk e Egg são o primeiro material complementar de As Crônicas de Gelo e Fogo escrito por Martin, e o mais acessível para leitores de primeira viagem. Como explicamos acima, eles retratam eventos que ocorreram mais ou menos 100 anos antes da série principal. Existem várias formas de se ler os contos de Dunk e Egg, que podem ter igualmente prós e contras.

Para quem decidiu ler a série principal, a maneira mais simples é, sem dúvida, passar aos três contos depois dos cinco livros já publicados. Esse método significa que não existe uma quebra no ritmo da série principal, e que o material complementar é abordado só depois.

Sugerimos anteriormente que o leitor comece pela série principal, mas os contos de Dunk e Egg são histórias individuais completas em si mesmas, com começo, meio e fim. Assim, é possível lê-las de forma independente – as três ou apenas uma delas – sem grandes prejuízos.

Uma alternativa interessante é, então, ler os livros e os contos na ordem de publicação. Como também já explicamos, cada uma das histórias de Dunk e Egg foi escrita em épocas diferentes, durante os intervalos dos livros da série principal. A ordem ficaria assim:

  • O Cavaleiro Andante logo após A Guerra dos Tronos;
  • A Espada Juramentada logo após A Tormenta de Espadas;
  • O Cavaleiro Misterioso logo após O Festim dos Corvos.

A vantagem desse método é que ele permite observar algumas coincidências  entre a obra principal e os contos. Alguns elementos do universo começam a aparecer nas duas obras mais ou menos na mesma época, e isso pode ser útil para tentar especular sobre as intenções de Martin para o futuro da história.

Indo além: a história imaginária

Fogo e Sangue
Capa da edição brasileira de Fogo & Sangue (editora Suma, 2018).

Aqui a imersão no universo fica mais profunda, mas ao mesmo tempo a leitura fica mais simples. Como explicamos acima, todo o conteúdo de história imaginária vem de uma mesma raiz, o material que Martin escreveu originalmente para O Mundo de Gelo e Fogo. Assim, não acredito que exista uma ordem estritamente ideal para esse material complementar.

Seria possível ler na ordem de publicação em inglês (A Princesa e a Rainha, O Príncipe de Westeros, O Mundo de Gelo e Fogo, Os Filhos do Dragão e Fogo & Sangue), mas como a escrita de todo o conteúdo ocorreu (em grande parte) de uma só vez, os intervalos de publicação foram apenas escolhas editoriais. Também é importante saber que os três contos estão em Fogo & Sangue, em versões revisadas e mais completas, então eles se tornam desnecessários individualmente (a não ser que se deseje comparar as diferenças).

Para o leitor se habituar com o conceito de história imaginária, pode-se ler primeiro O Mundo de Gelo e Fogo, de Meistre Yandel, com seus registros mais simples e menos profundos, e depois passar à fonte dele, o Arquimeistre Gyldayn, com os relatos mais aprofundados de Fogo & Sangue. Por outro lado, também é plenamente possível ler este livro primeiro, que tem alguns relatos menos enciclopédicos e mais narrativos.

Mergulhando: o semi-cânone

Por fim, para quem quer mergulhar fundo no universo, o passo seguinte é o “semi-cânone”, que mencionamos acima. As declarações de Martin fora dos livros tiram dúvidas e ajudam (muito) a entender como funciona seu mundo fictício. Além disso, o material é essencial para que o leitor compreenda como é o processo de escrita do autor, e tenha uma noção melhor do que é plausível e do que não é em questão de teorias.

Quem quiser se aventurar nesse mar de informações diversas pode começar por nossa seção Assim Falou Martin. É uma coleção de declarações de Martin desde 1998, compilada originalmente pelo Westeros.org, e autorizada pelo autor. Eles gentilmente autorizaram que traduzíssemos o material, que disponibilizamos com exclusividade em língua portuguesa. Para acessar a coleção, é só clicar aqui.