A Guerra dos Tronos

Capa A Guerra dos Tronos
Capa da edição brasileira de A Guerra dos Tronos (Editora Leya, 2014).

A Guerra dos Tronos é o primeiro livro de As Crônicas de Gelo e Fogo, de George R. R. Martin. Foi publicado originalmente em 1996, como A Game of Thrones, e ganhou sua primeira edição no Brasil em 2010.

Enredo

Nos continentes de Westeros e Essos, em uma terra em que as estações duram anos, três enredos principais têm início.

Nos Sete Reinos, em Westeros, famílias nobres disputam o poder e a influência política sobre o Trono de Ferro. Do outro lado do mar, em Essos, a última herdeira exilada da Casa Targaryen, família que governou os Sete Reinos durante séculos, tenta sobreviver. No extremo Norte, criaturas lendárias e misteriosas chamadas Outros ressurgem depois de milênios para ameaçar os reinos dos homens.

A história é contada pelo ponto de vista de oito personagens, com cada capítulo correspondendo à visão de algum deles sobre eventos a seu redor. O leitor tem contato com os acontecimentos ao acompanhar seis membros da Casa Stark e um da Casa Lannister, em Westeros, e a exilada Daenerys Targaryen, em Essos.

Escrita

George R. R. Martin iniciou a escrita de A Guerra dos Tronos em 1991. Enquanto trabalhava em Avalon (um romance ambientado nos Mil Mundos), o primeiro capítulo de Bran Stark veio repentinamente à mente do autor. Ele continuou a escrever essa nova história, planejando que ela se passasse em um mundo fictício, mas sem magia. A amiga Phyllis Eisenstein o convenceu a incluir dragões e os outros elementos mágicos. O desenvolvimento foi parcialmente interrompido em 1992, quando Martin voltou a Hollywood temporariamente. Ainda assim, o trabalho continuou (ainda que em ritmo mais lento), e em 1993 ele tinha quase 200 páginas de um primeiro volume.

Nessa época, George projetou um plano geral para sua série de livros. O projeto inicial era que a série fosse uma trilogia, com três conflitos principais: Starks versus Lannisters, a reconquista de Daenerys Targaryen, e os Outros. Os livros seriam A Game of Thrones (“Um Jogo de Tronos”), A Dance with Dragons (“Uma Dança com Dragões”) e The Winds of Winter (“Os Ventos do Inverno”), cada um deles mais focado em um dos arcos principais. Martin deu à (então) trilogia o título de A Song of Ice and Fire (“Uma Canção de Gelo e Fogo”).

O manuscrito do primeiro volume logo ultrapassou o tamanho esperado, porém, chegando a 1300 páginas. Martin decidiu dividir o livro, e aproximadamente 300 páginas passaram para o seguinte. Decidiu-se, então, que a série seria uma tetralogia, e o segundo livro se chamaria A Clash of Kings. A divisão e o fim da escrita de A Guerra dos Tronos provavelmente ocorreram no fim de 1995 ou começo de 1996.

Publicação

A primeira publicação de A Game of Thrones ocorreu em 6 de agosto de 1996, nos EUA e no Reino Unido. Antes do livro completo, partes dele já haviam sido lançadas separadamente. No Reino Unido, em maio de 1996, foi publicada uma edição de prévia com os primeiros capítulos. Em julho, os dez capítulos de Daenerys foram publicados como uma novela independente na revista americana Asimov’s Science Fiction, com o título Blood of the Dragon (“Sangue do Dragão”).

Capa A Muralha Portugal
Capa da primeira edição de A Game of Thrones em português. Fonte: George R. R. Martin, site oficial.

Em português, a primeira edição foi da editora portuguesa Entre Letras, em 2002, que publicou a primeira metade do livro com o título A Muralha. Em 2007, a editora Saída de Emergência, após adquirir os direitos da obra para Portugal, publicou o livro dividido nos volumes A Guerra dos TronosA Muralha de Gelo. No Brasil, a primeira publicação, pela editora Leya, ocorreu em setembro de 2010. A edição inclui o livro completo, com o título A Guerra dos Tronos.

Prêmios

A Guerra dos Tronos foi indicado ou venceu os seguintes prêmios, entre os mais consagrados da literatura de fantasia:

Capítulos de A Guerra dos Tronos

A seguir, uma lista com todos os capítulos do livro (incluindo o prólogo), e um breve resumo de cada um, para referência. Os links apontam para resumos mais completos, em nossa Wiki.

  • Prólogo: Três membros da Patrulha da Noite caçam selvagens nas terras ao norte da Muralha. Eles são atacados pelos Outros, seres sobrenaturais extintos há milhares de anos.
  1. Bran I: Bran Stark acompanha o pai e os irmãos à execução de um membro da Patrulha da Noite, nas proximidades de Winterfell. Na volta, seus irmãos Robb Stark e Jon Snow descobrem filhotes de lobos gigantes.
  2. Catelyn I: Catelyn Stark recebe a notícia da morte de Jon Arryn, Mão do Rei Robert Baratheon. Ela informa o marido Eddard desse fato, e da vinda de Robert a Winterfell.
  3. Daenerys I: Em Essos, Daenerys Targaryen é vendida em casamento por seu irmão Viserys para o Khal Drogo. Viserys quer conseguir apoio dos dothraki para retomar os Sete Reinos.
  4. Eddard I: O Rei Robert e sua comitiva chegam a Winterfell. O rei quer que o velho amigo Eddard Stark seja sua nova Mão, e pretende casar seu filho e herdeiro, Joffrey, com a filha de Eddard, Sansa.
  5. Jon I: Jon Snow fica à margem do banquete em homenagem ao rei, por ser filho bastardo de Eddard. Ele conversa com o tio Benjen, da Patrulha da Noite, e mostra interesse em se juntar à ordem. Depois, conversa com Tyrion Lannister, um anão, sobre sua bastardia.
  6. Catelyn II: Catelyn recebe uma carta da irmã Lysa, esposa do falecido Jon Arryn, incriminando os Lannister pela morte do marido. Ela convence Eddard a ir para Porto Real com o rei e assumir o cargo de Mão.
  7. Arya I: Arya Stark abandona a costura para observar os irmãos Robb e Bran treinarem com espadas contra os príncipes Joffrey e Tommen.
  8. Bran II: Escalando uma torre de Winterfell, Bran acidentalmente flagra a Rainha Cersei Lannister em ato sexual com seu irmão gêmeo Jaime, da Guarda Real. Jaime empurra Bran da janela.
  9. Tyrion I: Tyrion Lannister, irmão de Cersei e Jaime, força seu sobrinho Joffrey a prestar condolências aos Starks pela situação de Bran, que está em coma. Depois, toma café-da-manhã com os irmãos e eles, conversam sobre Bran. Tyrion revela que vai à Muralha.
  10. Jon II: Jon vai partir para a Muralha com seu tio Benjen. Catelyn o rejeita quando ele vai se despedir de Bran. Ele também se despede de Robb e de Arya, presenteando a irmã com uma pequena espada chamada Agulha.
  11. Daenerys II: Daenerys se casa com Drogo. Entre os presentes, ela recebe ovos de dragão, do Magíster Illyrio. Daenerys está aterrorizada quanto à consumação do casamento, mas Drogo é razoavelmente gentil no ato.
  12. Eddard II: Na estrada para Porto Real, Eddard e Robert discutem vários assuntos: a mãe de Jon Snow, o casamento de Daenerys Targaryen e o crescente poderio de Jaime Lannister (de quem Eddard não gosta).
  13. Tyrion II: Tyrion e Jon Snow viajam juntos para a Muralha, e o Lannister fala com o rapaz sobre a vida difícil dos patrulheiros.
  14. Catelyn III: Um assassino tenta matar Bran, ainda em coma, com uma adaga. Catelyn defende o filho com a ajuda do lobo gigante dele. Ela parte para Porto Real para descobrir o dono da adaga, feita do raro aço valiriano, e o mandante do assassino.
  15. Sansa I: No caminho para Porto Real, Joffrey e Sansa cavalgam juntos. Eles encontram Arya brincando de espadas com um menino, Mycah, que Joffrey ameaça. Arya defende Mycah e é atacada por Joffrey. Nymeria, a loba gigante de Arya, morde Joffrey. Arya foge.
  16. Eddard III: Arya é encontrada após quatro dias e levada à presença do rei. Joffrey diz ter sido atacado. Arya conta a verdade, mas Sansa diz não se lembrar. Nymeria está desaparecida, então a loba de Sansa, Lady, deve ser morta como punição. Eddard mata o animal.
  17. Bran III: Bran tem vários sonhos misteriosos, principalmente com um corvo de três olhos que lhe diz que ele deve voar. Ele finalmente acorda, e dá a seu lobo gigante o nome Verão.
  18. Catelyn IV: Viajando pelo mar, Catelyn chega a Porto Real. Ela é recebida por Varys e Petyr “Mindinho” Baelish, um velho conhecido dela. Baelish diz que a adaga pertencia a Tyrion Lannister.
  19. Jon III: Jon começa seu treinamento na Muralha, mas seus colegas o odeiam. Donal Noye, um patrulheiro mais velho, o aconselha. Jon se encontra com Tyrion, e eles falam sobre o desaparecimento de Benjen.
  20. Eddard IV: Eddard chega a Porto Real e participa de uma reunião do Conselho. Ele descobre que o rei quer fazer um torneio para comemorar sua nomeação a Mão. Baelish o leva para se encontrar secretamente com Catelyn em um de seus bordeis.
  21. Tyrion III: Tyrion, em sua última noite na Muralha, promete ao Senhor Comandante Mormont que vai tentar ajudar a Patrulha com o rei e seu pai, o poderoso Tywin Lannister. Ele também promete a Jon Snow que vai ajudar Bran.
  22. Arya II: Arya se sente culpada pela morte de Mycah e Lady, e por abandonado Nymeria. Ela é confortada pelo pai, que descobre Agulha e diz à filha para parar de brigar com Sansa. No dia seguinte, Arya conhece Syrio Forel, que vai ensiná-la a manejar a espada.
  23. Daenerys III: Após um período difícil para se adaptar ao estilo de vida dothraki, sendo estuprada pelo marido e tendo pensamentos suicidas, Daenerys fica mais confiante. Ela gradualmente se afasta do irmão abusivo Viserys, e se percebe grávida de Drogo.
  24. Bran IV: Bran, deprimido por ter as pernas paralisadas, ouve histórias sobre os Outros da Velha Ama, uma anciã de Winterfell. Ele se anima com a chegada de Tyrion, que lhe presenteia com os planos para uma sela especial.
  25. Eddard V: Eddard começa a investigar a morte de Jon Arryn. Ele consulta o Grande Meistre Pycelle e Mindinho sobre o assunto.
  26. Jon IV: Samwell Tarly, um nobre covarde forçado pelo pai a se juntar à Patrulha, chega à Muralha. Jon ajuda o rapaz, convencendo os outros recrutas a evitarem que ele seja maltratado por Alliser Thorne, o responsável pelo treinamento.
  27. Eddard VI: Eddard continua investigando e descobre Gendry, um aprendiz de ferreiro que já havia sido visitado por Jon Arryn e Stannis Baratheon, irmão do Rei Robert. Eddard descobre que o rapaz é um filho bastardo de Robert.
  28. Catelyn V: Retornando a Winterfell, Catelyn decide passar a noite em uma estalagem. Tyrion Lannister, no caminho para Porto Real, aparece no local. Catelyn o toma cativo, acusando-o de ter ordenado o assassinato de Bran.
  29. Sansa II: Sansa assiste ao Torneio da Mão. Hugh do Vale, escudeiro do falecido do Jon Arryn, morre na justa. No fim do dia, Sandor Clegane acompanha Sansa até o castelo. Ele conta a ela sua história de vida e a ameaça.
  30. Eddard VII: No segundo dia do Torneio da Mão, Eddard conversa com Robert e convence a não participar do mêlée. Mais tarde, Varys diz a Eddard que a intenção de Cersei era que Robert morresse no torneio, e que Hugh do Vale provavelmente envenenou Jon Arryn.
  31. Tyrion IV: Tyrion está lendo levado como prisioneiro de Catelyn para o Ninho da Águia, onde a irmã dela, Lysa, reside. No caminho, ele são atacados por clãs das montanhas. Tyrion descobre um erro na acusação de ser o dono da adaga.
  32. Arya III: Arya persegue um gato pela Fortaleza Vermelha, e entreouve dois homens conversando. Na verdade são Varys e Illyrio, e eles planejam uma guerra e uma invasão dos Sete Reinos. Arya tenta contar ao pai sobre o que ouviu, mas se atrapalha e ele não acredita.
  33. Eddard VIII: Varys conta ao Pequeno Conselho do Rei que Daenerys está grávida, e Robert quer contratar um assassino para matá-la. Eddard se opõe e discute com o rei, renunciando ao cargo de Mão. Ele decide voltar a Winterfell, mas Mindinho o dissuade.
  34. Catelyn VI: A companhia de Catelyn chega ao Ninho da Águia. Lysa fica furiosa com a irmã por trazer Tyrion e misturá-la em um conflito aberto com os Lannister.
  35. Eddard IX: Eddard descobre outra bastarda de Robert em um bordel. Na saída, ele é confrontado por Jaime pela captura de Tyrion. Jaime ordena a seus homens que matem os de Eddard. Eddard cai do cavalo e quebra a perna.
  36. Daenerys IV: Daenerys chega a Vaes Dothrak, a única cidade dos dothraki. Viserys está sendo continuamente humilhado pelos dothraki por seu comportamento, e ameaça Daenerys. Ela acerta o irmão, e depois dorme abraçada a um dos ovos de dragão.
  37. Bran V: Bran anda a cavalo perto de Winterfell com Robb e Theon Greyjoy, refém e protegido dos Stark. O grupo é atacado por selvagens e desertores da Patrulha. Uma das atacantes, a selvagem Osha, é tomada prisioneira.
  38. Tyrion V: Tyrion é confinado a uma das celas do céu do Ninho da Águia. Ele consegue uma audiência com Lysa, e exige julgamento por combate. O mercenário Bronn se dispõe a ser seu campeão.
  39. Eddard X: Recuperando-se da perna quebrada com leite da papoula, Eddard tem um sonho em que se lembra de um combate contra Guardas Reais na Torre de Alegria. Ele se reconcilia com Robert, que pede que ele faça a paz com os Lannisters e o renomeia Mão.
  40. Catelyn VII: No julgamento por combate de Tyrion, Bronn derrota o campeão de Lysa, Vardis Egen. Tyrion e Bronn são libertados.
  41. Jon V: Jon e outros recrutas serão nomeados irmãos da Patrulha, mas Sam não será. Jon tenta persuadir Meistre Aemon a convencer o Comandante Mormont a nomear Sam também.
  42. Tyrion VI: Tyrion e Bronn estão na estrada, e são atacados pelos clãs das montanhas. Tyrion consegue fazer um acordo com eles, prometendo que vai ajudá-los a tomarem o Vale.
  43. Eddard XI: Eddard recebe a notícia de que Gregor Clegane está atacando as Terras Fluviais. Ele marca Clegane como traidor, e envia uma companhia liderada por Beric Dondarrion para capturá-lo.
  44. Sansa III: Sansa descobre pelo pai que ela será mandada de volta para Winterfell para sua própria segurança. Ela fica insatisfeita pois está deslumbrada com a vida na corte. Um comentário seu faz Eddard perceber que Joffrey não é filho de Robert.
  45. Eddard XII: Robert está caçando, e Eddard se encontra com Cersei. Ele diz que os filhos dela são de Jaime, ela admite. Eddard diz que vai contar a Robert quando ele retornar, e oferece o exílio a Cersei, que recusa.
  46. Daenerys V: As anciãs do dosh khaleen, antigas khaleesis, declaram que o filho de Daenerys será o Garanhão que Monta o Mundo. Em um banquete, Viserys insulta Daenerys e exige sua coroa. Drogo derrama ouro derretido sobre sua cabeça.
  47. Eddard XIII: Robert retorna da caçada mortalmente ferido. Ele dita seu testamento para Eddard, e o nomeia Protetor do Reino. Renly oferece manter os filhos de Cersei sob custódia, mas Eddard recusa. Planejando coroar Stannis, ele aceita ajuda de Mindinho.
  48. Jon VI: Jon e os outros recrutas fazem seus juramentos à Patrulha. Jon e Sam são designados intendentes pessoais do Comandante Mormont e de Aemon, respectivamente. Fantasma, o lobo gigante de Jon, surge com uma mão humana na boca.
  49. Eddard XIV: Joffrey está sentado no Trono, e exige a lealdade do Conselho. Eddard apresenta o testamento de Robert, que é rasgado por Cersei. Eddard diz que Stannis é o rei e ordena a Patrulha da Cidade que a prenda. Ele é traído por Mindinho e preso.
  50. Arya IV: Arya está treinando com espadas com Syrio. Meryn Trant, da Guarda Real, vem capturá-la com outros homens. Syrio, que fingia ser um professor de dança, derrota alguns e se sacrifica para que ela possa escapar. Na fuga, Arya mata um cavalariço.
  51. Sansa IV: Alguns dias antes, Sansa contou a Cersei os planos de Eddard para impedi-lo de mandá-la de volta a Winterfell. Agora, a rainha diz a ela que Eddard é um traidor e convence Sansa a escrever uma carta para que Robb não pegue em armas.
  52. Jon VII: Fantasma descobre os corpos de dois patrulheiros do grupo de Benjen. A notícia da prisão de Eddard chega à Muralha, e Alliser faz comentários jocosos. Jon o ataca e é preso. Mais tarde, ele salva Mormont de um dos patrulheiros mortos.
  53. Bran VI: Robb convoca os vassalos Stark, que o testam. Ele impõe sua autoridade sobre eles, e marcha para o Sul. Osha alerta Bran sobre os Outros, de quem fugiu.
  54. Daenerys VI: Após a morte de Viserys, Drogo diz a Daenerys que não tem interesse nos Sete Reinos. Mais tarde, ela sofre uma tentativa de assassinato, e Drogo promete tomar os Sete Reinos para seu filho.
  55. Catelyn VIII: Catelyn e seu tio Brynden se encontram com Robb e seu exército em Fosso Cailin. Eles planejam sua estratégia de guerra. Robb quer mandar Catelyn de volta a Winterfell, mas ela quer ir até seu pai e irmão em Correrrio.
  56. Tyrion VII: Tyrion, Bronn e os clãs das montanhas se juntam ao acampamento de Tywin. Tywin está destruindo as Terras Fluviais, e decide dar combate a Robb Stark para poder lidar com Stannis o quanto antes.
  57. Sansa V: Sansa está presente na primeira corte do Rei Joffrey. Vários nobres são nomeados traidores, e Barristan Selmy é dispensado da Guarda Real. Sansa pede clemência por seu pai.
  58. Eddard XV: Eddard está nas masmorras há dias e delira. Ele lembra do passado e de uma promessa que fez à irmã Lyanna. Varys aparece e convence Eddard a confessar, o que garantirá a segurança de Sansa e permitirá que ele se junte à Patrulha da Noite.
  59. Catelyn IX: O exército de Robb marcha em direção às Gêmeas, o castelo dos Frey, que tem 4 mil homens. Catelyn negocia um acordo com Walder Frey em troca do apoio dele: Robb se casará com uma de suas filhas após a guerra.
  60. Jon VIII: Como agradecimento por ter salvado sua vida, Mormont presenteia Jon com a espada de aço valiriano Garralonga. Meistre Aemon conversa com Jon sobre os votos da Patrulha, e revela que nasceu Aemon da Casa Targaryen.
  61. Daenerys VII: Drogo derrota um khalasar rival, conquista uma vila e toma vários cativos, e Daenerys impede que os dothraki estuprem as mulheres. Drogo está ferido, e Mirri Maz Duur, uma das mulheres salvas, se oferece para curá-lo.
  62. Tyrion VIII: Na preparação para sua primeira batalha, Tyrion conhece a prostituta Shae. Ele e seus homens dos clãs lutam na vanguarda, e as forças Lannister vencem os nortenhos. Porém, Tywin descobre que foi enganado por Robb Stark.
  63. Catelyn X: Na Batalha do Bosque dos Murmúrios, Robb arma uma emboscada para os Lannister. Ele derrota as forças de Jaime e o captura.
  64. Daenerys VIII: Drogo, ainda ferido, cai de seu cavalo. Mirri diz que só pode curá-lo com magia de sangue. Daenerys entra em trabalho de parto, e é levada por Jorah Mormont para dentro da tenda onde o ritual mágico está sendo feito.
  65. Arya V: Arya, fugindo por Porto Real desde que escapou do castelo, se dirige o Grande Septo, onde Eddard aparecerá. Eddard confessa sua traição contra Joffrey, que o condena à morte. Yoren, um homem da Patrulhada Noite, agarra Arya e a impede de olhar.
  66. Bran VII: Bran e Rickon tiveram sonhos com Eddard nas criptas de Winterfell, que eles visitam com Meistre Luwin e Osha. Luwin conta a eles sobre os filhos da floresta, os primeiros habitantes de Westeros. A notícia da morte de Eddard chega a Winterfell.
  67. Sansa VI: Sansa está muito abalada com a morte do pai. Joffrey faz troça dela e ameaça, e faz a Guarda Real bater nela.
  68. Daenerys IX: O filho de Daenerys é natimorto. O khalasar de Drogo o abandonou após ele ser reduzido a estado vegetativo. Mirri diz que fez por vingança, e Daenerys a prende. Ela tenta reanimar Drogo, sem sucesso, e acaba o matando por sufocamento.
  69. Tyrion IX: Tywin recebe a notícia da derrota e captura de Jaime. Ele sabe que além de Stannis, Renly também se coroou e é apoiado pelos Tyrell com seu enorme exército. Tywin vai lidar com Robb, e manda Tyrion para Porto Real para atuar como Mão em seu lugar.
  70. Jon IX: Jon vai desertar a Patrulha para ajudar seu irmão Robb, mas é impedido pelos companheiros. Mormont diz que sabia que isso aconteceria, e Jon promete que não vai mais fazê-lo. Mormont planeja uma expedição além da Muralha.
  71. Catelyn XI: Os senhores do Norte e das Terras Fluviais se reúnem em Correrrio para decidir seus próximos passos. No fim, decidem pela guerra, e Robb é proclamado Rei do Norte.
  72. Daenerys X: Daenerys monta uma enorme pira funeral para Drogo, com Mirri Maz Duur viva e os ovos de dragão. Um cometa vermelho surge, e Daenerys entra na pira acesa. Quando o fogo cessa, ela está incólume e três dragões nasceram.