game-of-thrones-air-guitar_610

Em comemoração ao Dia do Rock, fizemos esse especial pra vocês. Como já foi mostrado aqui no blog algumas vezes, existem dezenas de trabalhos baseados nos livros de George R.R. Martin, entre eles estão as músicas de várias bandas cujas letras são inspiradas nas Crônicas de Gelo e Fogo. Nesse post você vai conhecer várias delas.
〰 A banda alemã de power metal Blind Guardian, por exemplo, já escreveu mais de um música dedicada ao mundo criado pelo Martin, como “War Of The Thrones” e “A Voice In The Dark”,  baseada nos sonhos de Bran Stark.

Existe uma banda norte-americana (também de power metal) chamada Winterfell, que foi criada em 2000 e é obviamente influenciada pelo universo d’As Crônicas. A música abaixo, “Winter Is Coming”, retirada do álbum de mesmo nome, possui claras referências à história da Casa Stark e de toda a cultura do norte de Westeros:

Outro grupo que claramente é influenciado pelas histórias dos Sete Reinos em suas canções é a banda Seven Kingdoms (d’oh!). O álbum deles, Brothers Of The Night, de 2007, possui uma série de faixas cujas letras se referem à passagens das Crônicas de Gelo e Fogo.

〰 A própria capa do álbum ilustra a parte em que Snow e Sam fazem seus juramentos e tornam-se membros da Patrulha da Noite. “Irmãos da Noite”.

Além dessas faixas, o álbum contém outras como Stormborn, Winter Comes, We Do Not Sow e Towers of Hubris (que, com duas partes, fazem referência a história de Harren Hoare, ou Harren Negro, último Rei das Ilhas de Ferro e das Terras do Rio, que construiu para si uma fortaleza colossal – Harrenhal – mas que foi derrotado pelos dragões de Aegon, o Conquistador), Blackwater Rush, dentre outras.
A banda de trash metal de Massachusetts (EUA), Lich King, tem uma música que, como o próprio nome “A Storm Of Swords” já diz, daria um ótimo resumo para o terceiro livro da série. A faixa faz parte do álbum World Gone Dead, de 2010.
 
Abaixo segue o vídeo do com a música, mas cuidado com as legendas pois elas podem sim conter SPOILERS obviamente para aqueles que ainda não leram A Tormenta de Espadas. Não é nada muito explícito, porém. Então, se você não manja muito de inglês ou de interpretação de texto e quer arriscar a letra, boa sorte!
E parece que o fato de vestir preto fez da Patrulha o tema preferido dos musicistas de plantão. A famosa banda sueca de heavy metal Hammerfall também tem uma música chamada “Take The Black”. Interessante é que o álbum de 2005 em que essa faixa pode ser encontrada, curiosamente, chama-se Chapter V: Unbent, Unbowed, Unbroken (As palavras da Casa Martell). Os caras devem ser mesmo fãs de ASOIAF.

E pra não fugir à regra, os roqueiros da banda de stoner metal, The Sword, fizeram da música “To Take The Black”  do álbum Gods of the Earth (2008) – uma homenagem a antiga ordem quem serve de escudo para os reinos dos homens.



Mas não é só a honra dos irmãos negros que serve de inspiração para as canções dos bardos, a banda Colossus, por exemplo, fez uma música inspirada para o nosso estimado Sor Gregor Clegane. Isso mesmo. Quem diria que a Montanha Que Cavalga iria servir de inspiração pra alguma coisa que não envolvesse saque, morte, incêndio ou estupro. A faixa, que está no álbum Drunk On Blood, de 2009, não podia ter outro nome que não fosse “The Mountain That Rides”.
 
E pra fechar com chave de ouro, por que não essa versão que a banda canadense Irish Moutarde fez da música “O Urso e a Bela Donzela” (The Bear And The Maiden Fair)? Será que a Rainha dos Espinhos aprovaria?
E aí, o que vocês acharam das músicas? Conhecem mais alguma pode ser acrescentada à lista (uma que não seja “The Rains Of Castamere”)? Não precisa mandar um corvo, é só comentar aqui embaixo. Keep rocking.