• O texto a seguir possui spoilers do episódio “The Red Woman” e do livro “A Dança dos Dragões”. Leia por sua conta.
Carice van Houten (HBO) e Melisandre, por Melanie Tranchemontagne ©

Enquanto todo mundo estava esperando que o título “The Red Woman” fosse sobre o poder de Melisandre em dar o beijo da vida em Jon Snow, os roteiristas da série tinham outros planos. Mais do que qualquer outra coisa, “A Mulher Vermelha” se revelou uma farsa, uma senhora centenária que durante todo esse tempo utilizou de artifícios para seduzir homens e mulheres em uma busca cega pela verdade de uma religião cruel. No fim do episódio vemos que Melisandre perde sua cor, sua fé, seu orgulho, se revelando para o espectador de uma maneira impressionante.

Mas vamos aos fatos.

A TRAMA FOI RETIRADA DOS LIVROS

A teoria de que Melisandre era uma senhora muito velha enganando todo mundo não é novidade. Inclusive comentamos sobre ela na leitura do capítulo de Melisandre em A Dança dos Dragões neste podcast. Do ponto de vista dos livros ela faz total sentido, e vale lembrar que no vídeo Inside the Episode desta semana, o showrunner David Benioff revela que foi R. R. Martin quem revelou há anos a verdade sobre a personagem, e por isso eles utilizaram o plot na série de TV também. Seja como for, as dicas estão nos livros:

  • Melisandre jamais tira seu colar. É sugerido o tempo todo que o colar de rubi é sua fonte ou uma ferramenta de poder.
  • Em seu único capítulo com ponto de vista em A Dança, é dito que “Melisandre praticara sua arte por anos além da conta e pagara seu preço“.
  • Melisandre sobrevive a tentativa de envenenamento praticada por Meistre Cressen em Pedra do Dragão, no prólogo de A Fúria dos Reis.
  • Melisandre não come e não dorme, o que sugere que há algo de bastante errado com ela.
  • Melisandre se lembra de coisas que aconteceram “há muito tempo”, e parece não ter apego a memórias recentes. Ela chora quando se lembra de ser vendida como escrava e de quando alguém chama por “Melony”.
  • Em A Dança dos Dragões Melisandre pratica um feitiço de ilusão, onde Mance Rayder troca de aparência com Camisa de Chocalhos. Quando Mance morre na fogueira, na verdade é o Senhor dos Ossos quem está sendo queimado. Mais tarde, ela revela a Jon que se o Comandante da Patrulha da Noite não tivesse matado o falso Mance Rayder na fogueira com seu arco e flecha, encerrando sua agonia, seu colar não aguentaria a intensidade do feitiço. O que significa que seu colar provavalmente estava fazendo outros “downloads” de ilusão no momento, como o dela mesma, por exemplo. É descrito que o colar estava fazendo seu pescoço pegar fogo, tamanha a intensidade da manobra.

OS ATORES JÁ HAVIAM FALADO SOBRE A IDADE DE MELISANDRE ANTES

Em 2012, a atriz Carice van Houten disse ao Access Hollywood: “Eu não sei quantos anos ela tem, mas ela tem mais de 100 anos, por isso ela é uma espécie de espírito mais sábio, mas é difícil para mim dizer muito porque – 1) Queremos manter um certo mistério sobre isso e 2) Eu não li os livros”.

Além disso, Oliver Ford Davies, o ator que interpretou Meistre Cressen, disse aos jornalistas do Flicks and the City em 2013 que, de acordo com algo que van Houten havia lhe dito, Melisandre tem “400 anos de idade.” Na época, essa foi a justificativa usada para explicar o motivo pelo qual Melisandre sobreviveu ao veneno que tomou na do episódio 2.01 The North Remembers, enquanto Cressen não teve a mesma sorte.

A SÉRIE JÁ HAVIA NOS DADO DICAS?

cena do episódio ‘Mockinbird’

A questão da série de TV é um pouco mais complicada. Primeiramente porque já havíamos visto Melisandre sem o seu rubi, no episódio 4.07 Mockingbird. Nele, vemos a sacerdotisa na banheira conversando com a rainha Selyse, enquanto conta pra ela que usa artifícios para “enfeitar” seus feitiços, e como seu corpo é um instrumento para guiar o coração dos homens pela Fé do Senhor da Luz com mais propriedade.

Bem, se Melisandre já havia aparecido sem o colar, isso é um furo de roteiro?

É claro que, nas entrelinhas, mas bem nas entrelinhas mesmo, é possível entender que não é só o colar que mantinha sua aparência vermelha, bela e jovem. Ela também utilizava o auxílio de poções. Tanto que, na cena que vimos no episódio 6.01, a câmera enquadra um vidro de conteúdo branco para reforçar essa ideia. E, além disso, a cena da banheira no episódio 4.07 é justamente sobre como ela usa suas poções para enganar os homens e lhes dar mais fé. Naquele momento ela estava nua e fingindo estar vulnerável para se revelar à Selyse… quando na verdade esse era apenas mais um truque.

Na cena, Selyse se espanta ao ver Melisandre nua e a ouvir falar sobre seus truques. Há quem diga que, naquele momento, Selyse viu a verdadeira Melisandre. Bem, a personagem está morta agora e não teria como nos contar sua versão da história, não é mesmo?

Outra dica foi dada no episódio 2.10 “Valar Morghulis”. Depois da batalha de Blackwater, Stannis pergunta violentamente a ela sobre “o que ela entende de guerras”. Ela responde: “Estou lutando há muito mais tempo do que você“.

Bem, e temos também o encontro que ela tem com Thoros de Myr e Beric Dondarrion no episódio 3.06: “The Climb”. Na ocasião, ela fica chocada ao descobrir o tipo de magia que Thoros usa para trazer o guerreiro de volta a vida. Se ela é uma velha de 400 anos que está enganando o mundo inteiro com sua sabedoria, por que ficaria chocada com aquilo?

Agora cabe a você acreditar no artifício das poções que os roteiristas nos apresentaram. Confesso que eu gostaria que essa fosse a primeira vez que Melisandre escolheria tirar seu colar. Daria mais expressividade a cena. E que cena.


Para assistir ao trailer do próximo episódio, clique aqui.