Parece que a quarta temporada de Game of Thrones está dando pequenas dores de cabeça ao nosso mestre, o escritor George R. R. Martin. A cada episódio da série exibido esse ano, ele precisa acalmar dezenas de fãs que vão ao seu blog reclamar das muitas mudanças, estupros e spoilers na adaptação. Essa semana, com a exibição do quarto episódio da temporada, “Oathkeeper”, a internet está fervilhando com uma discussão que envolve a pergunta: Game of Thrones está dando spoilers dos volumes ainda não publicados d’As Crônicas de Gelo e Fogo?

Segundo o Martin, parece que não.

Como você define o “spoiler?”

Se acontecer alguma coisa na série antes que aconteça no livro, suponho que se poderia chamar de spoiler.

Se acontecer alguma coisa na série, mas acontece de forma muito diferente nos livros, ainda é um spoiler?

Se acontecer alguma coisa na série, mas nunca acontecer nos livros, o que exatamente foi “spoileado”?

Quantas crianças Scarlett O’Hara tem, afinal?

A última frase se refere à “Gone with the Wind” (E o Vento Levou). No livro, Scarlett O’Hara teve três filhos, e no filme, apenas uma.

A discussão começou depois da cena final de “Oathkeeper”, onde vimos um Caminhante Branco entregar um dos filhos de Craster a um outro ser da mesma raça, mas de aspecto claramente superior, que transforma o bebê em um deles.

game-of-thrones-oathbreaker-white-walker-king
Eram treze Caminhantes vestidos de preto na cena.

– Eu e o bebê. Por favor. Serei sua mulher como fui de Craster. Por favor, sor corvo. Ele é um menino, exatamente como Nella disse que seria. Se não o levar, eles levam.
– Eles? – disse Sam, e o corvo ergueu a cabeça negra e repetiu, num eco: “Eles. Eles. Eles.”
– Os irmãos do garoto – disse a velha da esquerda. – Os filhos de Craster, O frio branco está se erguendo lá fora, corvo. Sinto nos meus ossos. Estes pobres ossos velhos não mentem, eles estarão aqui em breve, os filhos.

No trecho acima, retirado do livro “A Tormenta de Espadas”, é possível ter uma ideia de que os filhos de Craster são mesmo transformados em Caminhantes. “- Os irmãos do garoto – disse a velha da esquerda. – Os filhos de Craster (…)” Mas em nenhum momento é especificada a maneira como isso acontece. Mais importante: em nenhum momento dos livros é citado um “líder” dos Outros, a não ser, talvez, o Grande Outro (entidade que Melisandre afirma ser o “responsável” por tal ameaça). De qualquer forma, era impossível pra qualquer leitor, lendo os livros, ter certeza do que estava por trás desse processo (até por que não existe nenhum POV por aquelas bandas). E o mais estranho é que, na recapitulação do episódio, a HBO se referiu ao tal rei dos Caminhantes como “Rei da Noite”, um personagem que é citado nos livros mas em um contexto diferente (leia mais aqui).

nights-king-text-630x341

E o mais estranho ainda é que, depois das pessoas reclamarem, a HBO trocou o termo “Night’s King” por “Walker”.

O leitor Douglas Cohen (@douglascohen) respondeu ao comentário de Martin:

Para alguém como eu, a sua história é sagrada. A série da HBO é ótima, mas não é canônica. Quero experimentar cada pequena revelação da própria fonte. Então, eu estou triste de dizer que eu estou agora em alerta máximo com todos os episódios que a HBO exibirá daqui pra frente, porque se algo for revelado antes de seus livros mais uma vez, eu terei que parar de assistir a série até seu próximo livro ficar pronto.

Depois de algumas discussão, George R. R. Martin fechou a sessão de comentários do post que, originalmente, discutia um encontro entre a atriz Sibel Kekilli e o diretor Woody Allen.

Ok, pessoal. Basta. Eu deixei vocês postarem um monte de comentários sobre spoilers e a série aqui. E até respondi alguns, mas agora eu estou fechando comentários. Todo este material é off-topic.

Este post foi sobre Sibel, Woody Allen, pastrami e carne salgada, não sobre a série de TV.

game-of-thrones-white-walker-king-nights-king
Segundo a lenda, o ‘Rei da Noite’ foi o 13º comandante da Patrulha.

E então leitores? Tendo em vista que os produtores tiveram várias conversas com George e sabem o final da saga (como já disseram em várias entrevistas) e o fato de que a série está cada vez mais próxima do último livro publicado, vocês acham que a série pode/deve mostrar coisas que ainda não aconteceram nas Crônicas? Acham que eles devem “inventar” um final novo? Existem tantas coisas nos livros que a série ainda não mostrou (os arcos de Dorne e das Ilhas de Ferro, por exemplo)…

Enfim, o que vocês acham? Dividam suas opiniões com a gente nos comentários!


Fontes: grrm.livejournal.com; The Wall Street Journal