Senhora Coração de Pedra com Brienne e Podrick Payne. Arte: Kethryn.

O que muitos leitores suspeitavam desde 2005 (ano em que O Festim dos Corvos foi lançado nos EUA) foi confirmado pelo próprio George R. R. Martin durante a Miscon de 2012 (evento anual de ficção científica que acontece no estado de Montana). Em um painel sobre seu trabalho, Martin respondeu à capciosa pergunta de uma garota que estava na platéia. Traduzimos o relato postado no Westeros.org na semana passada:

… depois que ele terminou de ler dois capítulos de Winds of Winter, ele deixou que a platéia fizesse perguntas sobre o enredo dos livros, e uma garota genial disse: “sabe, os meus amigos e eu estávamos falando sobre isso hoje mesmo, Brienne grita “uma palavra”, quando ela é enforcada pelos homens de Lady Stoneheart em O Festim dos Corvos – qual foi a palavra?”.

 George devolveu a pergunta para a platéia e perguntou se alguém já havia descoberto – gritamos todos os tipos de coisas idiotas, “Jaime”, “safiras”, etc, mas algum gênio na segunda fileira disse “espada”!

George confirmou que a palavra que Brienne grita é “espada”; Lady Stoneheart deu a Brienne a escolha da posse de sua espada ou ser enforcada, dizendo “espada ou corda”, e como Brienne estava sendo enforcada ela gritou “espada”.

as perguntas continuaram por algum tempo, mas, em seguida, uma menina perguntou: “bem, e Podrick Payne? ele estava sendo enforcado com Brienne!” e George confirmou que Brienne havia tomado a decisão de jurar a sua espada para Stoneheart com o fim de salvar o inocente Podrick Payne da forca…

Ih… e agora, Jaime?