exercitos-batalhas-westeros

Durante os eventos das Crônicas de Gelo e Fogo o leitor se vê a par de várias batalhas ocorridas durante a Guerra dos Cinco Reis. São também mencionadas por personagens, durante a série principal, outras grandes batalhas da história de Westeros, algumas delas mais detalhadas também em O Mundo de Gelo e Fogo. Mas qual foi a maior batalha da história de Westeros? E qual região tem o maior poderio bélico em números absolutos no continente?

Como forma de imersão do leitor em um universo mais realístico, em que diferentes personagens podem ter diferentes percepções e vieses sobre um mesmo evento, George R. R. Martin deliberadamente deixa informações a respeito de números e quantidades absolutos um tanto vagos, por vezes até com informações contraditórias. Entretanto, com base nas diversas passagens dos livros em que os personagens mencionam alguns dos eventos, é possível se chegar a estimativas razoáveis sobre os números. O artigo contou com informações da Gelo e Fogo Wiki e da Wiki of Ice and Fire.

As maiores batalhas

Por não haver exatidão nos números, não é possível determinar com certeza qual foi “a maior batalha da história de Westeros”. Sabe-se, porém, que esse título cabe a uma entre duas: a Batalha de Água Negra ou a Batalha de Castelo Negro. Tanto em Água Negra, a batalha travada entre as forças lealistas a Joffrey Baratheon e as leais a Stannis Baratheon em Porto Real e suas proximidades, quanto na Muralha, no combate entre os selvagens e a Patrulha da Noite e Stannis Baratheon, mais de 100 mil combatentes estiveram envolvidos.

Defenders of King's Landing, por Tomasz Jedruszek. © Fantasy Flight Games.
Defenders of King’s Landing, por Tomasz Jedruszek. © Fantasy Flight Games.

Em Água Negra, pelo lado de Stannis, as forças em terra totalizavam no mínimo 21 mil homens, sendo 16 mil de cavalaria da Campina e das Terras da Tempestade, e 5 mil de sua hoste original (das Terras da Coroa e de Myr). Além disso, Stannis contava com aproximadamente 200 navios: 50 galés de guerra da frota real, 10 dos senhores do Mar Estreito, 30 de piratas lysenos e 40 de myrianos, além de 70 navios menores.

Joffrey contava a princípio com a pequena guarnição estacionada em Porto Real, composta de no máximo 8 mil combatentes. Destes, 5700 eram membros da Guarda da Cidade: 2000 experientes e 3700 novos recrutas “verdes”. Havia ainda 800 mercenários, 300 cavaleiros e homens-de-armas, 150 homens dos clãs das montanhas e pequenos contingentes Rosby e Stokeworth. A frota lealista era composta de 45 galeras de guerra e um amontoado de pequenos navios. O grosso do exército de Joffrey, porém, veio das forças de ajuda, que totalizavam mais de 50 mil homens Tyrell e aproximadamente 20 mil homens Lannister.

Battle of Castle Black
“The Watchers on the Wall”, por Grzegorz Rutkowski.

Na Batalha de Castelo Negro, os mais de 100 mil combatantes se devem em sua esmagadora maioria aos selvagens ao norte da Muralha, que sozinhos totalizavam mais de 100 mil segundo a estimativa de Cetim. Destes, 30 mil seriam realmente guerreiros, e havia no mínimo 100 mamutes na hoste. Os selvagens ainda tinham uma pequena força invasora ao sul da Muralha, composta de aproximadamente 100 Thenns e 20 incursores experientes.

"Stannis cavalry" - by Tomasz Jedruszek. © Fantasy Flight Games.
“Stannis cavalry” – by Tomasz Jedruszek. © Fantasy Flight Games.

A Patrulha da Noite tinha um contingente abissalmente menor: 40 homens em Castelo Negro, além de reforços de Atalaialeste-do-Mar, primeiro sob o comando de Alliser Thorne e Janos Slynt, e depois sob Cotter Pyke e Stannis Baratheon. As forças de Stannis, maiores do que as da Patrulha mas ainda assim muito menores do que as dos selvagens, totalizavam aproximadamente 1500 homens, entre cavalaria leve e pesada, soldados e arqueiros montados e infantaria.

Outras batalhas da história westerosi que, se não totalizam os mais de 100 mil das duas citadas, são ainda dignas de menção, incluem:

  • A Batalha do Tridente, entre as forças lealistas Targaryen e os rebeldes sob Robert Baratheon, teve mais de 75 mil combatentes: 40 mil pelo lado dos dragões e 35 mil pelos rebeldes.
  • O Campo de Fogo, uma das batalhas mais importantes da Guerra da Conquista, travada entre os Targaryen e os Reinos do Rochedo e da Campina, teve quase 70 mil envolvidos. Aegon I tinha 11 mil homens (e 3 dragões) sob seu comando, enquanto os Lannister e Gardener tinham um total de 55 mil.
  • Batalha do Campo do Capim Vermelho, decisiva para o resultado da Primeira Rebelião Blackfyre, e vencida pelos lealistas a Daeron II, é estimada em um tamanho comparável à do Tridente. Sabe-se que houve mais de 10 mil mortos.

Do outro lado do Mar Estreito, há também registros de batalhas com números bastante elevados:

  • Na batalha final na Segunda Guerra das Especiarias (última batalha entre roinares e valirianos, que rendeu a Essos o que hoje conhecemos como os Sofrimentos e o fim de grandes cidades), estima-se que os roinares, comandados pelo Príncipe Garin, totalizavam mais de 250 mil. Os senhores de dragões de Valíria, seus adversários e vencedores do confronto, tinham aproximadamente 100 mil soldados e mais de 300 dragões. Com um total de mais de 350 mil combatentes, esta é a maior batalha de que se há registro no universo de Gelo e Fogo.
  • O segundo cerco de Meereen, batalha ainda em andamento que podemos acompanhar nos capítulos de Barristan e Tyrion em The Winds of Winter, envolve provavelmente 80 mil pessoas. As forças de Daenerys totalizam aproximadamente 28 mil homens, entre Imaculados, libertos, mercenários e Greyjoys. As hostes dos escravagistas, por sua vez, somam mais de 60 mil, com as tropas combinadas de Nova Ghis, Yunkai, Qarth, além de tolosinos e elirianos.

Os maiores exércitos

E qual casa ou região é capaz de arregimentar os maiores exércitos em Westeros? As estimativas aqui são com base em informações dos livros das Crônicas, do livro de acompanhamento do RPG de Game of Thrones, publicado em 2005, e de um SSM em que George trata do assunto.

"House Tyrell Bannermen", por Tomasz Jedruszek. © Fantasy Flight Games.
“House Tyrell Bannermen”, por Tomasz Jedruszek. © Fantasy Flight Games.
  • A Campina é historicamente a região capaz de levantar as maiores forças no continente: entre 80 mil e 100 mil homens. Além disso, a frota dos Redwyne inclui 200 navios de guerra, sendo a segunda maior em Westeros.
  • Dorne supostamente pode reunir 50 mil soldados, segundo é dito por Quentyn e Arianne na série principal. Esse número porém, possivelmente é retirado do relato de Daeron I em seu livro, em que provavelmente ele aumentou a quantidade para valorizar mais sua conquista. GRRM declarou que Dorne tem uma força comparável às do Vale e do Norte.
  • As Ilhas de Ferro têm 20 mil guerreiros. Sua maior força porém, é naval, totalizando mais de 500 dracares.
  • O Norte consegue arregimentar aproximadamente 45 mil homens, apesar de uma reunião desse porte levar bastante tempo, dada as enormes distâncias na região.
  • As Terras da Coroa levantam de 10 a 15 mil combatentes, e os Mantos Dourados de Porto Real geralmente totalizam 2 mil. Pedra do Dragão propriamente dita reúne 3 mil homens-de-armas e 400 cavaleiros.
  • As Terras Ocidentais totalizam quase 50 mil homens. Os Lannister têm ainda uma das maiores forçais navais de Westeros, atrás apenas das Ilhas de Ferro e da Campina.
  • As Terras Fluviais chegam a um total de 45 mil soldados. Entretanto, tal número é raramente reunido, dada a frequente cisão e falta de união entre os senhores.
  • As Terras da Tempestade levantam 30 mil homens.
  • O Vale de Arryn, como Dorne e o Norte, totaliza 45 mil combatentes.

Ao longo das eras houve alteração nos números exatos de cada região, mas essas variações foram proporcionais entre elas: nunca o Norte teve mais homens que a Campina, por exemplo.

Será possível haver alguma batalha ainda maior do que as de Castelo Negro e Água Negra durante as Crônicas? Há potencial para confrontos entre regiões cujas forças ainda estão praticamente incólumes: Dorne, Campina e Vale, além da presença da Companhia Dourada em Westeros e a provável invasão de Daenerys. Em última instância, há também a possibilidade de uma nova Batalha pela Alvorada, que certamente reuniria contingentes gigantescos. Quem sabe?