Assim como outros fatos em As Crônicas de Gelo e Fogo e Game Of Thrones, George R. R. Martin se inspirou em fatos reais e históricos para escrever a caminhada de penitência de Cersei. Nesse caso, há uma leve inspiração na história de Elizabeth “Jane” Shore (c.1445 – c.1527), uma das muitas amantes do rei Edward IV da Inglaterra.

Elizabeth “Jane” Shore era uma das muitas amantes do rei Edward IV da Inglaterra

Elizabeth foi descrita por Edward como “a mais alegre, a mais astuta, e mais sagrada das prostitutas” em seu reino, porém após a morte de Edward, ela foi acusada de conspiração por Ricardo III, por transportar mensagens de William Hastings (1º Barão de Hastings) para a viúva de Edward, Elizabeth Woodville. As duas foram acusadas de bruxaria e Hastings foi imediatamente decapitado no pátio da Torre de Londres.

Sabia-se que Ricardo tinha bastante antipatia por Jane. Mas, não se sabe ao certo como, ele foi persuadido a ceder um pouco retirando as acusações de feitiçaria contra a rainha e reduzindo a acusação de Jane a “promiscuidade“. Ela foi forçada a fazer penitência, andando por Londres com os pés descalços apenas com sua anágua, carregando uma vela e cantando hinos. No entanto, diferentemente do que houve com Cersei, se Ricardo esperava humilhá-la por este tratamento, é possível que ele tenha sido desapontado (há controvérsias): aparentemente a multidão que se reuniu para testemunhar a pena ficou impressionada com sua beleza e com a dignidade que ela exibiu durante a sua provação.

The Penance of Jane Shore por William Blake
The Penance of Jane Shore por William Blake

Em Game Of Thrones, a Fé exigiu que Cersei fizesse uma caminhada de penitência do Septo de Baelor até a Fortaleza Vermelha. Cortaram seus cabelos deixaram-na nua. Uma escolta de Filhos do Guerreiro, Pobres Irmãos e septãs a acompanhou para protegê-la da multidão que se reuniu para zombar dela.

Cersei, em sua caminhada.

Após passar pela penitência Jane foi confinada na prisão Ludgate, onde Thomas Lynom, o Procurador Geral do recém-coroado rei Ricardo III, foi visitá-la muitas vezes e logo se apaixonou por ela. Ele pediu ao rei para libertá-la para que ele pudesse se casar com ela e, embora Ricardo tenha tentado dissuadi-lo do que ele considerava uma ação tola ele finalmente deu sua permissão e os dois acabaram se casando.

White Queen Jane Shore
Jane Shore na série The White Queen da BBC

Na mini série The White Queen da BBCa atriz Emily Berrington interpreta Jane e também faz a caminhada de penitência.