Quando se fala da Guerra dos Cinco Reis, mais especificamente do conflito Lannister-Stark nas Terras Fluviais, um dos principais culpados para a derrota dos lobos e das trutas é geralmente apontado na pessoa de Edmure Tully, o Senhor de Correrrio. O motivo: ter dado combate a Lorde Tywin Lannister na Batalha dos Vaus, o que  pelo menos segundo os próprios personagens  atrapalhou a estratégia planejada por Robb Stark e Brynden “Peixe-Negro” Tully, de atrair Tywin em uma armadilha para as Terras Ocidentais.

Mas será que Edmure pode mesmo ser culpado por isso, ou será que essa impressão é passada e muitas vezes não-questionada por vir de quem vem  Robb e Brynden? Esse é o questionamento que Stefan Sasse faz em um artigo para a Tower of the Hand, e com argumentos bastante razoáveis para contrariar a opinião geral. Um bom texto para abrirmos os olhos para alguns detalhes que às vezes nos passam batido, pela própria estrutura de POVs que, afinal, nada mais são do que o modo como aqueles personagens percebem as situações.

É bom lembrar que o artigo foi escrito com base nos livros, afinal na série de TV essa trama é bastante reduzida. Confira, a seguir.

A decisão de Correrrio

edmure tully casa tully

Repetidas vezes argumentei que quando Robb Stark e Brynden Tully se juntam contra Edmure Tully para falar sobre sua “decisão estúpida” de lutar contra Lorde Tywin em Moinho de Pedra e outros locais ao longo do Ramo Vermelho, ambos estão errados. Edmure não tinha como saber qual seria o plano de Robb e Brynden, e a culpa é deles por não lhe terem contado. Eu também presumi – uma teoria bem mais contestada – que Robb e Brynden sequer sabiam eles mesmos desse “plano” até depois do fato, e simplesmente desceram a lenha em Edmure porque ele era um bode expiatório conveniente. Depois de ver as cenas adaptadas para série da HBO também (com menos valor, porque a importância de Correrrio é diminuída e a batalha em Moinho da Pedra ocorre apenas contra Gregor Clegane), revisei meus pensamentos originais e cheguei a conclusões ligeiramente diferentes sobre por que Robb e Brynden estão basicamente falando merda.

A princípio, temos que entender o que eles obviamente parecem esquecer sempre: Edmure é o Senhor de Correrrio. Ele é também Senhor Supremo do Tridente, o que significa que ele é o suserano de todas as Terras Fluviais. Menciono isso porque pelo tratamento que ele recebe de todos os seus parentes, nunca saberíamos disso. Catelyn, sua irmã mais velha, frequentemente o ataca por tomar conta das coisas ao invés de deixar para o pai comatoso e senil. Robb, seu sobrinho, com metade de sua idade, possui uma autoridade que Edmure certamente não tem. Brynden, seu tio, é o confidente de Robb, mas não tem nada além de desdém e escárnio por ele. Os conselhos de guerra, que são basicamente compostos pelos senhores do Norte, Catelyn e Brynden, não incluem Edmure significativamente. Em vez disso, ele é criticado por ter perdido contra Jaime Lannister, com um exército de 4.000 homens contra 15.000 dos Lannister.

Então não é de se surpreender que Edmure fique em companhia de outros senhores fluviais ou seus herdeiros, especialmente Piper e Mallister, e essa tampouco é a opção mais estúpida para ele, a despeito do que Catelyn pensa. Ele é o Senhor das Terras dos Rios, afinal, e precisa cultivar relações. À parte da bebida e das putas, isso é exatamente o que Ned Stark fazia – ele conversava frequentemente com seus vassalos, os incluía em seus próprios conselhos e estava geralmente em bons termos com eles. Imagine que não houvesse guerra a ser travada – à exceção dos Freys, os lordes mais importantes das Terras dos Rios são parceiros de Edmure, então eu diria que isso é boa política.

Edmure Tully, por Roman Papsuev.

Mas para chegar ao motivo pelo qual tudo isso é importante, vamos voltar à ordem que Robb e Brynden (supostamente) deixaram para Edmure: “Defenda Correrrio enquanto estamos em campanha pelas Terras Ocidentais”. Não parece ter sido mais clara do que isso. Mais tarde argumentarei que a ordem foi estúpida mesmo com a suposta intenção de atrair Tywin para as Terras Ocidentais, mas por enquanto vamos considerar o que significa “defenda Correrrio”. Alerta de spoiler: não é o castelo. A razão por trás disso é que Westeros é um mundo feudal. Então vamos ver isso sob a perspectiva de um senhor feudal, nesse caso, Edmure. Seu suserano, Robb Stark, deixou as Terras dos Rios para lutar numa guerra, e o deixou para trás com a maior parte das forças das Terras dos Rios para “defender Correrrio”. Simplesmente é possível que um comandante numa sociedade feudal interpretasse essa ordem como “defenda o castelo e mais nada”.

Para Edmure, “Correrrio” é as Terras Fluviais, como “Winterfell” é o Norte para os Starks. Quando se diz a Edmure “defenda Correrrio enquanto não estou”, você poderia da mesma forma dizer “defenda as Terras dos Rios”, mas esse pensamento territorial seria anacrônico e não teria nada a ver com as realidades feudais. Um senhor é juramentado a defender todos os seus súditos, e ao contrário de alguns (olá, Brynden), Edmure leva seu juramento a sério. Ele não pode ser um senhor se ele se esconde atrás das muralhas do castelo, o que é apontado durante a série diversas vezes, porque ele violaria seu juramento e seria visto como um covarde, o que não é nada do que um senhor deveria demonstrar se ele em algum momento quer ter respeito e obediência de seus vassalos. E Edmure tem, o quê, trinta anos? Ele espera ser Senhor de Correrrio e das Terras Fluviais por bastante tempo, o que significa que ele não pode se esconder. E é por isso que o pensamento de fazê-lo nunca sequer passa por sua cabeça.

Aí você pode atribuir isso a uma falta de visão militar e cegueira tática, mas isso seria grosseiramente injusto. Rodrik Cassel é meramente castelão quando é incumbido por Catelyn de tomar conta de, espere, “Winterfell”, e ele não hesita sequer por um segundo quando Praça de Torrhen está sob ataque, porque é seu dever enquanto quase-suserano proteger os vassalos de Winterfell. Winterfell é mais do que um castelo, Winterfell é o Norte. E Correrrio é mais do que um castelo também, é as Terras Fluviais.

Correrrio e as Terras Fluviais (Game of Thrones Ascent)

A razão pela qual nós enquanto leitores não conseguimos ver isso dessa forma é porque só temos acesso a essas coisas pelo ponto-de-vista da Catelyn, e a Catelyn é fortemente parcial quando sua família está em jogo, e além disso consumida por pesar, o que fez dela uma pessoa amarga que frequentemente ataca outros. E Edmure recebe a fatia da truta desses ataques, porque ele está lá, ele é o irmão mais novo, e ele é simplesmente um cara legal que não reage. Ele e Robb nunca teriam se dado melhor se ele tivesse dado um cala-a-boca em Catelyn e Brynden e dito a eles que quem manda em Correrrio é ele. Porque se há de admitir, ele faz um bom trabalho. Ele não só cultiva boas relações com seus principais vassalos (à exceção dos Freys, mas estes são desprezados por todos devido ao seu baixo status social, então Edmure não é exceção), como também se prova um comandante militar decente quando em uma situação bastante razoável. Afinal, ele derrotou o Strongboar (Lyle Crakehall, que foi feito prisioneiro), Addam Marbrand (duas vezes), Flement Brax e o próprio Montanha, com uma força que os riverlanders alegam ter metade do tamanho das tropas de Tywin (na verdade, eu chutaria que está mais próxima de dois terços, principalmente se se levar em conta o quão rápido os riverlanders podem mover suas reservas pelos vaus).

A despeito do que se pode pensar sobre a batalha nos vaus de Moinho de Pedra, Edmure a venceu, e a venceu decisivamente. Os Lannisters perderam muito mais tropas do que ele, e os vaus são seguros. A preparação que Edmure investe na defesa (fortificando os vaus e mantendo cavaleiros com armadura na reserva para destruir qualquer ponto de apoio que o inimigo possa conseguir) dá resultado, e no final das contas, é uma vitória retumbante que nega a Tywin acesso a sua terra natal e o prende em Harrenhal.

É claro que estrategicamente isso é bastante ruim, depois que os Tyrell se juntaram aos Lannister no meio tempo e Tywin descobriu isso bem a tempo de dar meia volta com seu exército e enfrentar Stannis na Água Negra. Então, Edmure realmente estragou tudo, não é? Se ele tivesse simplesmente ficado sentado atrás das muralhas de Correrrio como lhe foi ordenado e piscado para o Tywin enquanto este passava, Stannis teria vencido e tudo estaria bem, não é?

Não. E essa é a segunda parte do meu argumento que faz da alegação de Robb e de Brynden, de que Edmure individualmente estragou tudo quando não se ateve a suas ordens, tão ridícula. A Batalha dos Vaus durou uma semana, mais ou menos. Se Edmure não a tivesse lutado, o exército Lannister estaria muito longe para chegar a Porto Real a tempo (sete dias com aproximadamente 15 ou 20 milhas de marcha por dia fazem toda a diferença aqui). Mas existe um grande problema, porque o plano que Robb e Brynden alegam simplesmente não bate. Vamos recapitular: Tywin marcha por Correrrio e fica preso entre a espada (o exército de Robb) e a parede (Correrrio), enquanto Porto Real cai. Só que não. Porque se Edmure fizesse o que Robb e Brynden alegam que ele deveria ter feito – seguido as ordens literalmente, o que como eu mostrei é uma presunção absurda, para começar – não haveria absolutamente nada que impedisse Tywin de marchar no sentido contrário. Sabe por quê? Porque Edmure ainda ficaria sentado nas muralhas de Correrrio, piscando para Tywin de novo enquanto este marchava. Porque as ordens ainda seriam as mesmas: defender Correrrio. Agora, como diabos Edmure saberia que ele deveria deixar o Tywin marchar em uma direção, mas não na outra?

edmurerobbbrynden
Robb e seu tio Peixe-Negro culparam Edmure pela derrota nas Terras Fluviais. Mas quão claras foram as instruções passadas a ele?

Claro, ele poderia ter olhado em um mapa por conta própria e decifrado qual seria o plano de Robb. Mas esse seria um caminho certo para o desastre. Presumir o que seu suserano faria, e agir de uma forma que poderia complementar essa estratégia, mas que poderia também levar a uma grande calamidade não é exatamente liderança prudente. Vamos novamente ver isso da perspectiva de Edmure. Robb e Brynden lhe disseram que eles saqueariam o Oeste para ferir a fonte de poder Lannister, como retaliação pela invasão das Terras Fluviais e para conseguir coisas para o inverno iminente (e eles fizeram isso; enviaram comboios inteiros de bens e gado saqueados para Correrrio). Não havia nenhuma razão para Edmure duvidar que esse seria o plano. Então qual seria o maior perigo para o ataque de Robb às Terras Ocidentais? Tywin retornar e prendê-lo, destruindo seu exército inteiro (o que é precisamente o que Tywin pretende quando recruta um novo exército em Cruzaboi). Então, Edmure faz a coisa sensata: impede que Tywin alcance Robb, permitindo que seu rei vença os dois exércitos separadamente (como Robb faz, derrotando a tropa em Cruzaboi e continuando a desfazer as bases de Tywin ao capturar minas e castelos). É uma estratégia que faz perfeito sentido, e nenhuma das notícias sobre a guerra de Robb que chegam a Correrrio indicam alguma coisa que não isso. O “plano brilhante” que Robb e Brynden supostamente idealizaram chega como surpresa total não só para Edmure, mas também para o leitor. E cegos pela estrutura parcial de POV, acreditamos nisso automaticamente (como faz Edmure, afinal por que seu suserano e seu tio mentiriam para ele?).

Um adendo: não estou dizendo que Robb mente na cara de Edmure, isso não seria condizente com seu caráter. Mas ele está irritado porque seus planos falharam (devido a circunstâncias externas, mais importantemente as mortes de Renly e Cortnay Penrose), e numa reação perfeitamente humana, ele procura por um bode expiatório. E como Edmure já é treinado como um saco de pancadas Tully para sua mãe seu tio, ele o faz naturalmente. Então quando, depois de receber todas as notícias ruins, Robb e Brynden se sentaram a uma mesa em algum lugar das Terras Ocidentais eles podem ter tido essa conversa:

edmuremypeople
“- Quem é toda essa gente?
– O meu povo – respondeu Edmure. – Estavam com medo.”

– Cara, não teria sido ótimo se o Tywin tivesse ficado preso aqui em vez de marchar de volta?

– É, cara. Se não fosse por Moinho de Pedra…

– É! Burrice do cacete.

– Se pelo menos o Edmure não tivesse dado combate ao Tywin…

– É, foi tudo culpa dele!

Se Robb e Brynden tivessem realmente pretendido fazer isso, a ordem a Edmure deveria ter sido a seguinte: “Deixe Tywin passar por Correrrio e então proteja o Ramo Vermelho para impedir que ele vá para o leste de novo”. Então, todo o plano teria funcionado, um plano que para idealizar seria necessário um conhecimento que nenhum dos participantes tinha naquele momento, para enfatizar novamente. Não existe maneira de que esse fosse o plano quando Robb e Brynden saíram no começo de Fúria dos Reis.

O último argumento que eles podem suscitar é que Edmure não é exatamente confiável, porque ele frequenta putas e conversa bêbado. Isso pode ser. Mas não há o que se fazer. Edmure é o Senhor de Correrrio, então Robb e Brynden devem lidar com isso. É alarmante o mau julgamento de caráter que Robb mostra aqui, especialmente levando em conta o quão bem ele lida com seus vassalos nortenhos. Meu palpite é que ele confia em sua mãe e em seu tio sobre como lidar com os senhores fluviais porque, bem, eles são nascidos nas Terras Fluviais. Mas Robb peca em perceber que ambos são muito parciais em relação a Edmure e que o conselho deles aqui é ruim. Ainda mais grave é a falta de respeito que ele demonstra a seu vassalo principal, o senhor de metade de seu reino. Ele respeita até brucutus como Grande Jon Umber e ganha sua lealdade constante por isso. Se ele tivesse trazido uma fração que fosse desse respeito por Edmure e o incluído em seus conselhos de guerra como lhe cabia, então, conhecendo a personalidade de bom coração e submissão de Edmure, ele teria ganhado nele um leal e ardente seguidor. Por favor tenham em mente que Edmure e os senhores fluviais juraram fidelidade a ele e o fizeram seu Rei ainda que ninguém os tenha pedido para fazê-lo! Em resposta, ele deixa a ele nada e força Edmure a procurar glória e status noutro lugar.

E é por isso que Robb perde a guerra. Ele pode ser um comandante militar capaz e saber como lidar com seus nortenhos, porque seu pai lhe ensinou as duas coisas e ele sente uma conexão profunda com o Norte. Não há nada a que comparar para as Terras Fluviais e seus senhores (com quem os principais conselheiros de Robb não têm laços fortes), e é notável que Robb quase sempre leve seus nortenhos e deixe os senhores fluviais onde eles estão quando pode. Eles estão em segundo plano para ele, porque ele não faz ideia de como governar seu reino e o que fazer com ele. Ele é um chefe militar, e é seguro presumir que quando a guerra estivesse vencida, ele teria voltado a Winterfell e deixado as Terras Fluviais para se cuidarem sozinhas. Um cego poderia ver isso, e Edmure certamente viu. E sendo muito melhor em política que Robb, ele se preparou de acordo. Não é sua culpa que seu suserano tenha perdido a guerra.