Mapa de Westeros, por Tear.

Observação: este mapa é uma coletâneas de comentários espalhados pela internet e contém muita especulação. Então, leia com cuidado. Se você encontrar algum erro nas medidas, distâncias ou tiver comentários pertinentes, estaremos felizes em corrigir/atualizar o post. Senta que lá vem nerdice.

Mapas de Westeros nós temos visto aos montes. A própria HBO divulgou um belíssimo mapa da série no excelente Guia do Espectador que eles fizeram, e os que acompanham os livros já tiveram acesso a muitos mapas incluídos nos livros, desde Westeros em si, como também das terras além da muralha e até mesmo pedaços de Essos e Sothoryos. Contudo, com precisão, é possível saber o tamanho exato de Westeros?

 

(…)

Alguns leitores associaram Westeros à Inglaterra por que eles vêm semelhanças com as formas de ambos, além de sua localização a oeste de uma grande massa de terra firme. Apesar de esta última ser verdade, Westeros é muito, mas MUITO maior que a Grã-Bretanha. Teria o tamanho aproximado (embora não a mesma forma) da América do Sul, eu diria.

(…)

Esta citação é importante para nos situarmos sobre ao menos uma noção geral do tamanho de Westeros que GRRM queria passar. A América do Sul possui cerca de 7600 Km de comprimento, de norte a sul.  Nas minhas breves pesquisas, vi apenas dois mapas com alguma referência a distâncias, no Wiki do Westeros.org e no site do Kevin Hatch, ambos idênticos. O belíssimo mapa que ilustra este post foi feito por Tear, do Cartographer’s Guild, e é o mesmo que pode ser visto no artigo sobre o continente de Westeros no Wiki do Westeros.org. Provavelmente está lá porque atraiu a atenção de pessoas, como o próprio Martin. Segundo o Elio Garcia, líder do Westeros.org, este mapa fez parte do material que o GRRM enviou para o departamento de arte da HBO, para ajudar a produção a se orientar, e eles disseram ter sido bastante útil. A desenvolvedora de games Cyanide (sim, a mesma que fez o Game of Thrones: Genesis), entrou em contato com o próprio Tear, perguntando se eles poderiam usá-lo e foi dada permissão (inclusive, com aval de Martin). Contudo, nós do blog não sabemos se ele foi distribuído impresso junto com o jogo ou se só fez parte do game em si.

Talvez a mais importante observação a este mapa é a presença de uma escala. Ela é coerente com uma outra citação de Martin:

Eu deliberadamente tentei ser vago sobre tais coisas, então eu não tenho fãs obsessivos com regras medindo distâncias no mapa e me dizendo que Ned não poderia ter ido de X a Y no tempo que eu disse que ele foi.

Contudo, se você reamlente quer saber, você pode ir descobrindo as distâncias por você mesmo. A Muralha tem 100 léguas de comprimento. Uma légua tem três milhas. Siga a partir daí.

Mas, se você descobrir algum erro com os tempos das viagens usando essa medida, mantenha em segredo pra si.

O mapa a seguir, feito por Kevin Hatch, usa praticamente a mesma escala:

Mesmo assim, será que essa ideia de distância procede? Apesar de a escala ser coerente suas citações e haver um quê de canonicidade, já que o próprio Martin o usou como referência e autorizou seu uso num jogo da série, pode não ser possível confiar na sua exatidão. Então, não há garantias!

Entretanto, duas grandes questões (ou dois esclarecimentos) surgem a partir dessa escala: a primeira é que, se consideramos que Westeros tem realmente o tamanho aproximado da América do Sul e se consideramos a Muralha como tendo realmente 100 léguas (ou 300 milhas, ou 482 quilômetros), então Westeros teria, do extremo sul de Dorne ao máximo que se conhece a Norte, algo em torno de 6 mil quilômetros (ou cerca de 3800 milhas). Para “completar” o que faltaria de Westeros (tendo como base os 7600 km de referência da América do sul), teria que haver algo em torno de 1300 km de terras não mapeadas a norte, ou cerca de 2400 Km a norte da Muralha. Isso quer dizer que algo em torno de 30% de Westeros estaria além da Muralha. Ou, em outras palavras, Westeros poderia ser divido em três grandes pedaços mais ou menos iguais: Sul, Norte e Além-da-Muralha. É claro, aqui estou especulando bastante.

A outra questão é um tanto mais complicada, mas tem a ver com a variação de condições climáticas. Existe um famoso mapa na internet, feito por Winner, do CivFanatics, e coloca o mapa de Westeros sobreposto às bordas da Europa ocidental. É importante citar que, nessa escala, as condições climáticas fazem bastante sentido. Em extensão, o Norte, domínio dos Stark, iria da Dinamarca (que estaria na altura do Gargalo) até o norte da Finlândia, cujo extremo estaria além da Muralha. O resto do Reino compreenderia a Europa da Dinamarca até a península Ibérica, com parte do Reino tangendo o Norte da África.

 

Wester
os sobre a Europa

 

O problema com essa projeção é que, para encaixar assim, Westeros estaria um pouco menor. Se a escala anterior fosse considerada, Westeros se estenderia até partes do Marrocos. As teorias para fazer o tamanho de Westeros fazerem sentido ao seu tamanho são, no mímimo, interessantes. No Science Fiction and Fantasy World, o usuário Mordomin fala que, talvez, a Muralha não tenha as 100 léguas afirmadas, ou mesmo que essa seção do mapa (nos redondezas da muralha) possa ter sido exagerada para melhorar a clareza (o que pode ser comum em mapas antigos). Assim sendo, estaríamos considerando Westeros com base numa escala que estaria esticada; se a escala fosse menor, as dimensões de Westeros seriam maiores, e uma menor parte do continente estaria além da Muralha, além de que uma projeção de Westeros sobre a Europa estaria mais próximo do imaginado (alcançando o Marrocos).

Bônus: numa das citações, Martin revela que “o outro continente é maior, do tamanho da Eurásia”. Isso seria mais ou menos consistente com outro mapa feito por Kevin Hatch (aviso: arquivo pesado!), obviamente não-oficial, mas que dá uma boa noção sobre o tamanho de Essos.

Fontes: SFFWorld.comeHow.com, Westeros.org (12, 3, 4 e 5), The Wert ZoneCartographer’s GuildCivFanatics.comHBO Viewers GuideGoogle MapsKevinHatch.com.