Carta do Bastardo ou Carta Rosa, como é chamada por alguns fãs da série, é uma carta enviada por Ramsay Bolton para a Muralha, endereçada para o bastardo Jon Snow. O envio da carta se torna um grande evento no livro ‘A Dança dos Dragões’, e acaba de ser adaptado para Game of Thrones no episódio 6.04 ‘Book of the Stranger‘.

Teoria Carta Game of Thrones
Foto da carta usada na cena pela HBO

Um dos grandes destaques do episódio, a carta de Ramsay usada em cena foi divulgada na íntegra pela HBO no Making of Thrones. nela, lemos que Ramsay tem Rickon cativo, e exige que Sansa seja devolvida. E então, ele convoca Jon para a guerra: “Venha ver“.

A tradução:

“Ao traidor e bastardo Jon Snow.

Você permitiu que selvagens passassem pela Muralha. Você traiu seu proprio povo. Você traiu o Norte. Winterfel é minha, bastardo. Venha ver. Seu irmão Rickon está em meu calabouço, a pele de seu lobo gigante está em meu chão. Venha ver. Quero minha noiva de volta. Mande-a de volta pra mim*, e não perturbarei você ou seus amantes selvagens. Mas se a esconder de mim, seguirei ao norte e matarei todo homem, mulher e bebê selvagem sob sua proteção. Você me verá esfolá-los vivos. Verá meus soldados se revezando para estuprar sua irmã, verá meus cães devorando seu irmãozinho selvagem, depois arrancarei seus olhos, e deixarei meus cães cuidarem do resto. Venha ver.

– Ramsay Bolton, Lorde de Winterfell, Protetor do Norte.”

* É possível perceber uma pequena diferença na carta apresentada em cena. Na leitura, Jon adiciona um “bastardo” depois de “Mande-a de volta para mim”.

A leitura da carta feita por Jon e Sansa foi um dos momentos mais marcantes da série, fechando os arcos de Jon e Sansa para começar outro, em um clímax muito esperado. Com certeza essa história será muito interessante de se acompanhar, porque se existe alguém que já perdeu seu prazo de validade nessa história, este é Ramsay.

Teoria Carta Game of Thrones

O que vem por aí já sabemos pelos trailers e imagens de bastidores: a maior batalha que a produção de Game of Thrones já fez, que custou semanas e semanas de gravação, e que será retratada no episódio nove desta temporada.

Sobre a série de TV, temos isso. Sobre os livros, podemos nos aprofundar mais.

A carta que convida os Starks para a guerra é inspirada em acontecimentos dos romances e falaremos sobre eles a seguir. Iremos comparar a diferença nas motivações e na estrutura narrativa em que a carta se apresenta, além das teorias que acompanham a versão de George R. R. Martin.


A seguir, spoilers dos livros A Dança dos Dragões e Os Ventos de Inverno. Leia por sua conta.

Diferenças em relação aos livros

Primeiramente, esqueça Sansa, Brienne ou Podrick. Nos livros Sansa está no Vale e Brienne e Podrick estão nas Terras Fluviais como cavaleiros andantes.

Jon e Fantasma por dejan-delic

Em A Dança dos Dragões, sabemos que Stannis Baratheon partiu de Castelo Negro e iniciou uma campanha bem sucedida para ganhar o Norte para a sua causa, recuperando Bosque Profundo, unindo os clãs das montanhas e os lordes nobres e marchando em busca de Arya (que ele não sabe que na verdade é Jeyne Poole). Porém, enquanto Stannis marcha em direção a Winterfell depois de todas as suas conquistas, ele é atingido por uma nevasca e fica preso em um lugar conhecido como Crofter’s Village (Vila dos Arredatários), sem conseguir se mexer, se alimentar apropriadamente, ou ver qualquer coisa a um palmo de distância. Isso é contado no penúltimo e no último capítulo de Asha no livro.

Enquanto isso, Jon Snow envia Mance Rayder e seis esposas de lanças para Winterfell, ao resgate de Arya Stark/Jeyne Poole. Mance, que se passa por um bardo chamado Abel, e as esposas de lanças, que se passam por lavadeiras, são vistos pela última vez no último capítulo de Theon. Neste capítulo, as esposas de lança tentam resgatar Jeyne e conseguem levar Jeyne e Theon para as ameias de Winterfell, mas não conseguem fugir com eles quando os dois saltam em fuga. Mais tarde, no último capítulo de Asha, vemos que Theon e Jeyne sobreviveram a queda, salvos do alcance de Ramsay.

Em seu último capítulo, Jon recebe essa carta que é conhecida como “Pink Letter”. Ela ganhou este nome por conta do selo cor-de-rosa que estampa. Nela, é dito que Stannis está morto, que Mance (que estava infiltrado em Winterfell) foi pego, e que Ramsay quer a sua noiva (a falsa Arya) de volta, bem como Melisandre, Shireen, Selyse, a selvagem Val, e Theon:

“Seu falso rei está morto, bastardo. Ele e toda sua tropa foram esmagados em sete dias de batalha. Estou com a espada mágica dele. Conte isso para a puta vermelha. Os amigos de seu falso rei estão mortos. Suas cabeças estão sobre as muralhas de Winterfell. Venha vê-las, bastardo. Seu falso rei morreu, e o mesmo acontecerá com você. Você disse ao mundo que queimou o Rei-para-lá-da-Muralha. Em vez disso, você o enviou para Winterfell, para roubar minha esposa. Terei minha noiva de volta. Se quer Mance Rayder de volta, venha buscá-lo. Eu o tenho em uma jaula, para que todo o Norte possa ver, a prova de suas mentiras. A jaula é fria, mas fiz um manto quente para ele, com as peles das seis putas que o seguiram até Winterfell. Quero minha noiva de volta. Quero a rainha do falso rei. Quero a filha deles e a bruxa vermelha. Quero sua princesa selvagem. Quero seu pequeno príncipe, o bebê selvagem. Quero meu Fedor. Mande-os para mim, bastardo, e não incomodarei você e seus corvos negros. Fique com eles, e eu arrancarei seu coração bastardo e o comerei.”

— Ramsay Bolton, Legítimo Senhor de Winterfell.

 

Após mostrar a carta que recebeu de Ramsay para Tormund, Jon anuncia uma marcha para o lar de sua família, para salvar Arya e Winterfell desta situação, o que leva muitos membros do povo livre a se candidatarem como voluntários para acompanhá-lo. Depois de deixar o salão, no entanto, Jon é esfaqueado até a morte pelos irmãos da Patrulha, que não concordam com essa e outras decisões que Jon havia tomado como Lorde Comandante.

Teorias famosas


Algumas teorias apontam que Ramsay não é o verdadeiro autor da carta em A Dança, embora ela esteja assinada por ele. Essas teorias têm como base e argumentos:

A CARTA ESTÁ CHEIA DE MENTIRAS OU COISAS MAIS EXPLICADAS

  1. Martin divulgou o primeiro capítulo de Theon em Os Ventos de Inverno em dezembro de 2011. Neste capítulo é possível perceber que Stannis está vivo, diferente do que a carta revela. Martin disse:

    A cronologia, como de costume, é complicada. Este capítulo será encontrado eventualmente no início de Os Ventos, mas como é possível assumir a partir do contexto, ele na verdade ocorre antes de alguns dos capítulos no final de A Dança.

    O que isso quer dizer? Que é quase certo que Theon I de Os Ventos acontece antes do último capítulo de Jon em A Dança, cronologicamente.

  2. Ramsay escreve que “seu falso rei está morto e estou com a espada mágica dele”, mas como vimos do item acima, Stannis na verdade ainda está vivo na linha de tempo em que Jon recebe sua carta.
  3. No ano passado, quando a série matou Stannis, Martin afirmou que o personagem ainda está vivo nos livros (leia aqui).
  4. Quando Ramsay precisa mandar mensagens para alguém, ele costuma enviá-las com o selo da casa Bolton. Essa carta que Jon recebe não possui o desenho do homem esfolado em seu fecho, apenas um “pelote duro de cera rosa” como selo.
  5. Ramsay também costuma enviar pedaços de pele em suas cartas, e muitas vezes usa sangue para escrevê-las (a tinta é “marrom”), como fez com os homens de ferro. Não é o caso da Pink Letter, onde ele mesmo assume que esfolou e torturou os amigos de Jon.
  6. A letra de Ramsay é descrita como “imensa e pontiaguda” em outras cartas que ele envia nos livros, como em Jon VI de A Dança (quando ele descobre que Arya se casará com Ramsay por uma carta assinada por ele) e em A Noiva Desobediente de A Dança (quando Ramsay avisa que tomou Fosso Cailin dos Greyjoy). No entanto, quando Jon lê a Pink Letter, ele não descreve as características únicas da caligrafia de Ramsay.
  7. É basicamente impossível que Theon e Jeyne tenham conseguido fugir se Ramsay realmente venceu esta batalha. Tematicamente eles teriam que ter fugido duas vezes da mesma situação, o que não parece ser algo que George R. R. Martin costuma fazer em seus plots.
  8. É basicamente impossível que, como Ramsay coloca na carta, tenha sido uma batalha de sete dias. Esse é um tempo longo demais para uma batalha no meio de uma nevasca. O frio, a fome, a falta de cavalos ou a fragilidade do solo congelado no lago os mataria antes.
  9. Editado: Como o leitor João Palmadas sugeriu nos comentários, é basicamente impossível que Jeyne e Theon tenham chegado a Muralha antes da carta de Ramsay chegar. E mesmo que a timeline fosse realista, Ramsay sabe que antes de chegar a Muralha, eles encontrariam Stannis no caminho. Então, como ele assume que suas duas vítimas estejam com Jon?

SUPOSIÇÕES: QUEM TERIA ESCRITO A CARTA?

  1. Stannis poderia ter enviado essa “carta falsa” para trazer o auxílio de Jon e dos selvagens para a guerra “a força”, já que ele está em uma situação extremamente complicada, no meio da neve, há poucos dias de Winterfell, mas sem conseguir sair dali. Para isso ele usou a ajuda de Theon para escrever a carta, já que ele conhece Ramsay como ninguém.
  2. O termo “He wants his bride back. He wants his Reek.” (Ele quer sua noiva de volta, ele quer seu Fedor) é dito por Theon à Stannis em seu capítulo de Os Ventos de Inverno. Essa poderia ser uma sugestão de que foi Theon quem escreveu a carta, para ajudar Stannis.
  3. A única pessoa do mundo que acha que Val é uma “princesa” é Stannis. Ramsay faz referência a Val como uma princesa na carta.
  4. Mance Rayder poderia ter escrito a carta, já que a carta é escrita em um formato belo, com alguns versos em rimas, e Mance Rayder é um bardo.
  5. Mance Rayder poderia ter escrito por conta do vocabulário usado, como o uso da palavra “corvo negro” para se referir aos patrulheiros, já que esse é o apelido que os selvagens deram a eles e raramente é citado por personagens de outras regiões (exceto Jon e Armory Lorch, por exemplo).
  6. Mance Rayder poderia ter escrito por conta do trecho “Você disse ao mundo que queimou o Rei-para-lá-da-Muralha.”. A verdade sobre o feitiço que Melisadre usou em Mance é apenas do conhecimento de Jon, Melisandre e Mance. Jon não contou isso para o mundo. Como Ramsay sabe disso?
  7. Mance Rayder tem motivos de sobra para trair Jon, já que Jon o traiu primeiro fingindo ter trocado de lado. E ele poderia ter motivos para querer Winterfell para si, e ser ele mesmo o Rei do Norte, por isso estaria chamando Jon para uma emboscada.
  8. Asha Greyjoy pode ter enviado a carta para ajudar Stannis a sair dessa situação. Primeiramente porque Theon pode ter revelado todos esses detalhes para ela. Em segundo lugar, ela também conviveu com os homens de Stannis tempo suficiente para saber vários detalhes sobre as mulheres que Ramsay pede na carta. Além disso, é possível que ela tenha uma cópia do selo cor-de-rosa, já que recebeu correspondências de Ramsay quando estava em Bosque Profundo.
  9. Há quem acredite que tenha sido a própria Melisandre quem enviou a carta, para que Jon morresse e renascesse um homem livre de seus votos para ajudar Stannis a cumprir esse ou um outro destino que ela tenha visto nas chamas. É claro que não teria como Melisandre saber tantos detalhes que a carta possui, como Theon ser o Fedor de Ramsay, por exemplo. De todas as suposições essa é a menos convincente. Mas pelo menos é verdade que ela avisou Jon sobre uma carta chegando: um corvo na tempestade.

POSSÍVEIS MOTIVOS PARA A CARTA TER SIDO REALMENTE ESCRITA POR RAMSAY, APESAR AS INCONSISTÊNCIAS:

  • O nome de Ramsay está na assinatura.
  • Ramsay pode ter escrito mentiras em relação a ter derrotado Stannis porque Ramsay é mentiroso, essa é a sua personalidade.
  • Ramsay pode saber de alguns detalhes que apenas Jon e Mance sabiam porque alguma esposa de lança acabou revelando os segredos depois de ser torturada.
  • Jon não descreve a letra de Ramsay nesta carta como “grande e pontiaguda” porque já a reconhece e não se impressiona mais com isso. E justamente por conhecer a letra dele, Jon não iria ser enganado nesse sentido.
  • Vila dos Arredatários possui apenas dois corvos. E esses corvos poderiam apenas ser enviados por um meistre treinado para isso. O único meistre no exército de Stannis é Meistre Tybald. E ele simplesmente é o meistre de Forte do Pavor que foi enviado fingindo ser dos Karstark para acabar com os planos de Stannis (sabemos disso em Os Ventos de Inverno). Stannis o aprisiona. Logo, corvos trabalhando para Stannis com eficiência é um pensamento difícil.
  • A carta não especifica a localização de Stannis. Se esse era um plano de Stannis, como Jon irá fazer para encontrá-lo no meio da neve? Além disso, a marcha de Castelo Negro até Winterfell levaria mais dias do que Stannis poderia contar.
  • Mance Rayder estaria louco em chamar seu filho bebê para o meio da guerra.

Depois de ponderar todas essas questões, não resta dúvida: Não temos a mínima ideia do que está acontecendo nestes livros. George, publica logo!

E então, o que você acharam da carta na série de TV? Os conflitos da série em relação aos livros continuam sendo interessantes? E o que você acha sobre as teorias da autoria da carta nos livros? Comente!


A lista de teorias foi compilada por BryndenBFish no reddit.