O livro infantil publicado por George R. R. Martin em 1980, será relançado nos Estados Unidos pela editora Tor Teen. Ele já havia ganhado uma reedição em 2007, mas os exemplares sumiram das prateleiras desde o sucesso de Game of Thrones, e a Tor resolveu colocá-los novamente ao alcance dos leitores. Dessa vez, a edição conta com ilustrações produzidas pelo premiado artista Luis Royo.

ice-dragon-hc-poster-large

A história é um conto de coragem e sacrifício ambientado em mundo semelhante ao extremo Norte de As Crônicas de Gelo e Fogo. Além disso, Jon Snow, nos livros de Game of Thrones, lembra-se de ser uma história de ninar que a Velha Ama contava para as crianças Stark sobre um dragão de gelo. Dragões de Gelo ainda não apareceram em As Crônicas de Gelo e Fogo, embora muitas teorias sobre o futuro dessa história sejam baseadas nesses seres mágicos.

A capa que você vê neste post estará disponível apenas nessa edição, que não terá muitas tiragens.

ice-dragon-cover-small

A sinopse do conto é mais ou menos assim:

Adara gostava do inverno mais do que todas as outras estações, mas quando o frio cresceu, com ele veio o Dragão de Gelo. O dragão de gelo era uma criatura lendária e tenebrosa, pois nenhum homem jamais havia domado um. Quando por cima de todos ele voou, deixou em seu rastro uma desolada terra fria e congelada. Mas Adara não tinha medo. Pois Adara era uma criança do inverno, nascida durante a pior nevasca que ninguém, nem mesmo os Antigos, conseguiam se lembrar muito bem.

Adara não conseguia se lembrar da primeira vez que ela viu o dragão de gelo. Parecia que esteve sempre em sua vida, vislumbrado de longe enquanto ela brincava na neve gelada, mesmo muito tempo depois que as outras crianças já haviam fugido do frio. Aos quatro anos ela o tocou, e aos cinco ela montou em cima de seu amplo e refrescante dorso pela primeira vez. Então, aos sete anos, em um dia calmo de verão, dragões de fogo do Norte desceram sobre a pacífica fazenda que era a casa de Adara. E apenas uma criança do inverno – e o dragão de gelo que a amava – poderia salvar seu mundo da destruição total.

De qualquer maneira, o artista Luis Royo concebeu 30 ilustrações para o livro, que poderiam ajudar a enriquecer nossa imaginação. A seguir, mostramos algumas:

The-Ice-Dragon-sketches-5 The-Ice-Dragon-sketches-4
The-Ice-Dragon-sketches-2 The-Ice-Dragon-sketches-1
THE-ICE-DRAGON-1-small THE-ICE-DRAGON-2-small THE-ICE-DRAGON-3-small

O Dragão de Gelo se passa em Westeros ou no mesmo universo de Game of Thrones?

Essa questão jamais foi confirmada por George R. R. Martin, apesar das suaves semelhanças na ambientação e narrativa de ambas histórias. E embora o escritor não tenha confirmado, o site da editora dá a informação como certa.


Em Portugal o conto foi publicado como O Dragão de Inverno. “The Ice Dragon” terá 112 páginas e estará voando pelas livrarias gringas a partir de 21 de outubro.