AVISO: Apesar de discutir uma famosa teoria, o texto abaixo pode ser considerado SPOILER para quem acompanha os livros e/ou a série.

Jon-Snow-with-Longclaw-Win-a-replica-from-IMAX

Quem é fã dos livros certamente conhece uma das teorias mais aceitas e discutidas entre o fandom d’As Crônicas de Gelo e Fogo: a de que os pais de Jon Snow são, na verdade, Rhaegar Targaryen e Lyanna Stark – o que faria do jovem bastardo meio lobo e meio dragão.

Essa semana, em um texto que lista possíveis easter eggs da série (inclusive a “premonição” de Mindinho, que jé mencionamos aqui), o site Movie Pilot divulgou uma imagem de Game of Thrones que conter uma grande pista dos produtores… ou uma grande pegadinha (na verdade, o Movie Pilot tirou as informações do Dorkly, mas é claro que, como sempre, quem fez a descoberta mesmo foi um usuário do Reddit, howmanydogs). 

Trata-se de uma cena da primeira temporada (mais especificamente do quarto episódio, “Cripples, Bastards and Broken Things”) onde Jon e Sam estão conversando em Castelo Negro e, em um dos pilares de madeira do salão, é possível ver as letras “R” e “L” entalhadas.

r+l=j (2)

A parada fica anda mais sugestiva no frame abaixo, onde a câmera (propositalmente?) mostra as duas letras, que devem significar, respectivamente, “Rhaegar” e “Lyanna”, bem ao lado de Jon Snow, o possível produto dessa relação.

r+l=j
Na web, a teoria é vulgarmente conhecida como “R+L=J” (ou seja, “Rhaegar + Lyanna = Jon”)

Nós também sabemos que, a fim de conseguir a autorização de George R. R. Martin para transformar seus livros numa adaptação televisiva, os produtores David Benioff e D. B. Weiss tiveram que responder à pergunta “Quem são os pais de Jon Snow?” em um jantar com o autor. É óbvio que eles acertaram, então, se essa teoria for mesmo verdadeira, eles são um dos poucos que sabem. Mas será que isso dá a eles o direito de confirmar (ou pelo menos tentar confirmar) tudo dessa maneira? Ou foi só uma brincadeira pra deixar os fãs ainda mais enlouquecidos?

Alguns já acreditam que Benjen Stark podia saber a verdade, e entalhou as letras na madeira para alertar o sobrinho (Pois é bem óbvio que “R e L” significa “Rhaegar e Lyanna”. Genial esse Benjen, não?)… E essa é só uma das incontáveis hipóteses levantadas depois da descoberta…

Enfim, se a intenção dos produtores era deixar os fãs ainda mais ávidos por respostas, eles conseguiram.


E vocês, o que acham? R+L=J?