Marc_Fishman_tyrion_cyvasse
Tyrion x Qavo Nogarys, por Marc Fishman.

Qual dos leitores das Crônicas de Gelo e Fogo nunca se perguntou como deve ser jogar cyvasse, o jogo de tabuleiro originado em Volantis e jogado por gente como Doran e Trystane Martell, Myrcella Baratheon, Ben Plumm e Tyrion Lannister? Pois agora já é possível: o jogo, que segundo GRRM é uma mistura de xadrez, Stratego, Blitzkrieg e uma boa dose de imaginação, ganhou agora uma versão online.

O desenvolvedor Alex McRitchie, obviamente fã das Crônicas, começou a projetar sua versão do jogo em agosto do ano passado, e para isso pesquisou bastante nos livros da série principal, e também no Mundo de Gelo e Fogo e nos contos de Dunk & Egg. Naturalmente que as regras não são as “oficiais” (possivelmente nem George as estabeleceu), mas tudo relacionado ao jogo que é referenciado nos livros está ali.

O resultado pode ser encontrado em cyvasse-game.herokuapp.com. Depois de fazer um rápido cadastro (que não necessita nem confirmação de e-mail), você já pode jogar contra um bot – convenientemente chamado Qavo Nogarys, um volanteno contra quem Tyrion joga uma partida em A Dança dos Dragões – ou contra um amigo. O objetivo principal é capturar o rei inimigo, e as regras se encontram (em inglês) no menu superior. Confira uma screen do jogo:

CYVASSE GAME
Eu x Qavo Nogarys, 1ª rodada.