Recordando Melody

Ilustração interna de Dreamsongs Vol I (2003) para Remembering Melody.

O bem sucedido homem de negócios Ted recebe uma visita inesperada: Melody, sua grande amiga dos tempos de faculdade vem visitá-lo. Porém, a despeito do afeto que possuía pelas lembranças dela, ele se sente agora sufocado pelos pedidos incessantes de Melody para que ela possa morar com ele, para que ele a ajude a se recuperar de uma fase ruim da vida e que volte a ser um amigo presente. As atitudes aparentemente mundanas da moça, no entanto, vão adquirindo um caráter sobrenatural.

O conto foi originalmente publicado na revista Rod Serling’s The Twilight Zone Magazine de Abril de 1981 e aparece posteriormente nas coletânea de Martin, Songs the Dead Men Sing (1983) e Dreamsongs Vol I (2003). Esta última foi lançada no Brasil pela editora Leya em 2017 com o nome de RRetrospectiva da Obra. Nesta coletânea, Martin explica que Recordando Melody foi escrito na época em que Martin estava escrevendo A Queda, capítulo de Santuário dos Ventos, junto com Lisa Tuttle em 1979. Os dois estavam se revezando na máquina de escrever, e durante a vez de Lisa, George pegava algumas de suas histórias para ler, e muitas delas eram de terror contemporâneo, o que o fez conceber Melody.

David Dukes e Susan Blakely como Ted Miller e Melody na série de TV The Hitchhiker (1984).

Esta também foi a primeira história de Martin a ganhar uma adaptação audiovisual. No início dos anos 80, foi feita uma versão amadora da qual se tem poucas informações, exceto a menção de Martin em RRetrospectiva, e mais tarde, em 1984, a série de TV The Hitchhiker adaptou o conto como um de seus episódios da primeira temporada, estrelado por David Dukes como Ted Miller e Susan Blakely como Melody.