Com a Manhã Vem o Pôr da Neblina

Ilustração de Com a Manhã Vem o Pôr da Neblina em Dreamsongs Vol I.

Em um planeta governado por névoas nas quais se acredita que vivam espectros, Sanders mantém um hotel que recebe especialmente turistas interessados nos mistérios do lugar. O protagonista de Com a Manhã Vem o Pôr da Neblina (With Morning Comes Mistfall) é um jornalista que vai acompanhar a expedição do cientista Charles Dubowski, que, aparentemente, possui condições para acabar com a dúvida sobre a existência dos espectros, mas enfrenta dura resistência de Sanders, um homem que aprecia as incertezas sobre o local e suas pequenas belezas. 

Foi publicado pela primeira vez na revista Analog Science Fiction and Fact em maio de 1973, mas também está presente nas coletâneas A Song for Lya (1976), Portraits of his Children (1987) e Dreamsongs Vol I (2003), sendo que esta última foi traduzida para o português e lançada pela editora Leya em 2017, com o nome de RRetrospectiva da Obra. Há também uma versão em português de Portugal na revista BANG! de abril de 2008, (edição #8), chamado Com a Manhã Vem a Neblina.

O pertencimento deste conto aos Mil Mundos era tema de discussão, pois havia pouca semelhança entre o pano de fundo dele com o restante, porém, o planeta Novo Refúgio é mencionado aqui e também em A Cidade de Pedra. Quando questionado, na sessão de comentários em seu blog, Martin respondeu que ele é parte dos Mil Mundos, mas se passa muito antes da maioria.