E, Sete Vezes, Nunca Mate o Homem

Ilustração de capa da revista Analog Science Fiction and Fact, edição de julho de 1975, onde And Seven Times Never Kill a Man fez sua estréia.

E, Sete Vezes, Nunca Mate o Homem (And Seven Times Never Kill Man) é a história de Arik, um comerciante que chega a um planeta onde vive uma raça chamada Jaenshi. Neste planeta, humanos de uma religião que chamam a si mesmo de Anjos de Aço dizimam os pacíficos Jaenshi, destruindo seus templos e levando o nome de seu deus, Bakkalon, a criança guerreira. Se opondo aos Anjos e a sua crueldade, Arik procura os Jaenshi para organizá-los para enfrentar os humanos, embora tenha grandes dificuldades devido aos choques culturais. 

Foi publicado pela primeira vez na revista Analog Science Fiction, em Julho de 1975, e aparece também nas coletâneas Songs of Stars and Shadows (1977), Nightflyers (1985) e Dreamsongs Vol I (2003). Esta última foi traduzida para o português e lançada pela editora Leya em 2017, com o nome de RRetrospectiva da Obra. Há também uma versão em português de Portugal na coletânea O Dragão do Inverno e Outras Histórias, publicada em 2012 com o nome de E Sete vezes Nunca Mateis um Homem. Esta história faz parte dos Mil Mundos.