〰 Este texto é uma tradução/adaptação.

How To Survive A Dothraki Hunting Party

Por David J. Peterson

Nas nossas lições anteriores da língua Dothraki , abordamos alguma gramática básica e formação de sentenças. Agora, vamos pôr seu conhecimento em prática.

Embora não seja aconselhável viajar pelo Havazh (Mar Dothraki) sem escolta, se você o fizer, é bem provável que encontre uma fonakasar (caçada) Dothraki. Em tal situação, não entre em pânico: os Dothraki desprezam os temerosos. Adiantando que ninguém morre assim de cara, você pode ter sorte o suficiente para até mesmo ser recebido pelo idrik (líder da caçada) como a seguir:

Achrakh yeroon zireyesee hrazef anni, zhey ifak!
Seu fedor assusta meu cavalo, estrangeiro!”

 

Responder da forma correta é crucial. A pessoa deve ser respeitosa, mas firme. Ofenda um lajak (guerreiro) Dothraki, e é possível que ele responda com seu arakh (espada dothraki); mostre fraqueza ou submissão, e você pode se ver tomado como um escravo. Uma resposta possível poderia ser:

 

Athchomar chomakea, zhey lajaki vezhveni. Anha goshok mehrazef shafki athiroe; me haja lekhaan k’athtihari.
Respeito-vos, grandes guerreiros. Tenho certeza de que seu cavalo vai sobreviver; ele parece forte o suficiente.”

 

Admitindo que a cabeça do sujeito ainda está sobre seus ombros neste momento, seria uma boa ideia oferecer ao idrik, na menos otimista das hipóteses, um presente (qualquer coisa menos a sua espada, a não ser que você tenha uma outra disponível).

Fichi jin hlak kherikhi. Mori nroji ma nizhi. Me azho anni shafkea.
Receba essas luvas de couro. Elas são grossas e resistentes. É meu presente para você.”

 

E se isso for bem recebido:

 

Hash anha laz adothrak shafki, hash ashilok khal shafki.
Como posso cavalgar ao seu lado, eu devo conhecer seu Khal.”

 

Gentilezas como “posso” e “por favor” são estranhas aos Dothraki: apenas pedidos respeitosos são atendidos.

Neste momento, o idrik (assim você espera) vai guiar você para conhecer o resto do khalasar (grupo). Se isso é um sinal de boa sorte ou azar, só vendo pra descobrir!


Clique abaixo para ver um guia completo ao vocabulário e gramática Dothraki que foi divulgado até aqui (link do site Making Game of Thrones):
Dothraki Language Guide