Azor Ahai foi um herói lendário que viveu há cerca de oito mil anos antes da chegada de Aegon. Diz-se que durante o meio da Longa Noite, Azor Ahai ergueu-se, enfrentando os Outros e derrotando-os empunhando a sua espada de fogo, chamada Luminífera (Lightbringer).

A Luminífera

King Stannis Baratheon holding Lightbringer at the Wall by Alexandre Dainche (Fantasy Flight Games)

A escuridão pairava sobre o mundo e um herói, Azor Ahai, foi escolhido para combatê-la. Para combater a escuridão, Azor Ahai precisou forjar uma espada digna de um herói. Ele trabalhou por trinta dias e trinta noites, até que foi feito. No entanto, quando ele foi mergulhá-la na água, a espada quebrou. Ele não era de desistir facilmente, então ele começou tudo de novo. Na segunda tentativa ele levou 50 dias e cinqüenta noites para fazer a espada, ainda melhor que a primeira. Para testá-la desta vez, ele capturou um leão e mergulhou a espada em seu coração, mas mais uma vez o aço foi quebrado. Tentou pela terceira vez, com o coração pesado, pois ele sabia de antemão o que devia fazer para terminar a lâmina, ele trabalhou por uma centena de dias e noites até acabar. Desta vez, ele chamou sua esposa, Nissa Nissa, e pediu que ela desnudasse os seios. Ele então cravou a espada em seu peito, e sua alma combinada com o aço deu origem à Luminífera.

Quando o mundo estava mergulhado em escuridão, Azor Ahai decidiu forjar a espada dos Heróis: Luminífera. Duas vezes ele tentou, e duas vezes a espada quebrou. Ele decidiu forjar uma terceira vez. Este puxou a espada do fogo e espetou no coração da sua esposa Nissa Nissa a espada. O sacrifício dela deixou o seu espírito unir-se à espada e criou Luminífera, a Espada Vermelha dos Heróis.

O Príncipe que foi prometido

De acordo com a profecia proveniente de Asshai, que tem mais de cinco mil anos, Azor Ahai deverá para renascer novamente como “O Príncipe que foi prometido para desafiar os Outros”. A profecia afirma que “quando sangra estrela vermelha, e as trevas se reúnem, Azor Ahai deve nascer de novo em meio a fumaça e sal para acordar os dragões de pedra.” Isso deverá ocorrer após um longo verão, quando uma escuridão, o mal frio, cair sobre o mundo. Diz-se que “O Príncipe que foi prometido”, empunhando a Luminífera mais uma vez, vai lutar contra os Outros, e se ele for derrotado, o mundo perecerá junto com ele.

Assim está escrito na profecia também: Quando a estrela vermelha sangrar e a escuridão aproximar-se, Azor Ahai irá renascer no meio do fumo e sal e acordar os dragões feitos de pedra.

Luminífera = Alvorada? 

Alguns indagam também que a Luminífera pode ser na verdade a Alvorada, espada que pertence à Casa Dayne. Ela foi forjada a partir de um meteoro que caiu na terra, e foi devolvida por Ned para Tombastela (Starfall) depois da morte de Arthur Dayne.

Um fato que contradiz essa hipótese é o de que a Luminífera é descrita como uma espada vermelha enquanto a Alvorada seria “branca como o leite”.

Possíveis Identidades

Stannis Baratheon – De acordo com Melisandre, Stannis é Azor Ahai renascido. Ele é “renascido” no meio da fumaça, numa cerimônia em Pedra do Dragão. Ele empunha uma espada de fogo que clama ser a própria Luminífera, mas quando ele vai à Muralha, Meistre Aemon dá a entender que aquela é uma espada falsa pelo fato dela não emanar calor e ter cheiro de aço queimado.

Beric Dondarrion – Quem leu o terceiro livro tem motivos para acreditar que Beric Dondarion é Azor Ahai renascido, pelo próprio fato de ele ter renascido várias vezes e por brandir uma espada flamejante. Além do mais, Beric tem um sacerdote de R’hllor a seu serviço, Thoros de Myr, e sua primeira “ressurreição” se deu praticamente no mesmo período em que o cometa surgiu em Westeros.

Rhaegar Targaryen – Em sua juventude, Rhaegar pensou que ele mesmo poderia ser Azor Ahai renascido. Mas na “Casa dos Imortais”, quando Daenerys tem a visão de seu irmão e sua esposa, Elia, ela escuta ele dizer que seu filho, Aegon, é o “Príncipe que foi prometido”.

O homem tinha o cabelo do irmão, mas era mais alto, e os seus olhos era de um tom escuro índigo e não lilás.
– Aegon – disse ele para uma mulher que amamentava um recém-nascido numa grande cama de madeira – Que nome é melhor para um Rei?
– Fareis uma canção para ele? – Perguntou a mulher.
– Ele já tem uma canção – respondeu o homem – é o príncipe que foi prometido, e é sua a canção de gelo e fogo.

Daenerys Targaryen – Após Sam dizer a Meistre Aemon dos rumores sobre Daenerys e seus dragões, Aemon pensa que Daenerys é a líder profetizada. Ela nasceu durante uma tempestade em Pedra do Dragão, e acordou os dragões dos ovos petrificados (os “dragões de pedra”). Penso também que os dragões podem ser a própria Lightbringer, pois se for traduzir o nome da espada para o português livremente, terá algo como “Portador da Luz”, o que pode muito bem ser aplicado ao fogo de Drogon, Viserion e Rhaegal.
Existe uma passagem interessante do segundo livro que fortalece essa teoria de que Dany seja a “portadora da luz”. Na Casa dos Imortais, ela tem uma visão:

Brilhando como o por do Sol, uma espada vermelha foi erguida na mão de um Rei com olhos azuis que não tem sombra…Mãe de Dragões…Destruidora de Mentiras

O rei de olhos azuis e sem sombra, só pode ser Stannis Baratheon, visto que Melisandre dá vida a sombras com a sua forma.

E a última parte diz que a “Mãe de Dragões” (Daenerys), deverá destruir essa mentira. Ou seja, isso nos faz supor que Stannis não é Azor Ahai e que Daenerys deve colocar um fim nessa farsa. Mas isso quer dizer que ELA é a prometida? Não necessariamente, mas é um ponto forte a se considerar…

Victarion Greyjoy – Durante uma viagem por mar, seu braço é curado por Moqorro, um sacerdote de R’hllor. Este diz que vê um grande futuro para Victarion a serviço do “Deus Vermelho”. O braço de Victarion fica mais forte do que nunca esteve, e, aparentemente, passa a fumegar quando ele se move. É dito também que ele bateu em sua esposa até a morte, o que pode ser uma possível referência à Nissa Nissa.

Jon Snow – No quinto livro, Melisandre só consegue ver Snow em suas chamas, e o patrulheiro passa também a ter sonhos onde ele enfrenta os Outros com uma espada flamejante. Se ele for mesmo filho de Rhaegar Targaryen, é possível que seja o “Príncipe prometido” citado pelo pai…

Bran Stark – Outro candidato a Azor Ahai é Bran que já está no norte. O seu renascimento de sal e fogo pode vir a ser quando ele emergiu das catacumbas de Winterfell e surgiu na ruínas queimadas após a chegada de Ramsay Bolton.

Existe a lenda de que havia um dragão adormecido debaixo de Winterfell por centenas de anos. Durante um sonho de Bran na pele de Verão, este vê quando Winterfell está sendo queimada, e vê uma serpente alada a sair da fumaça. Este pode não ser o dragão propriamente dito, é possível que seja apenas uma interpretação de Verão para o cometa que brilha no céu.

Na mesma passagem, Osha faz um comentário aleatório, que pode ser uma frase inocente mas que também pode ser um pista escondida por GRRM, vai saber…

We made enough noise to wake a dragon.

Davos Seaworth – Davos renasceu literalmente do fogo e sal, depois da batalha de Blackwater. Mas ele não parece que venha acordar muitos dragões. (Até agora.)
Mas isso podia explicar porque Melisandre pensa que Stannis é Azor Ahai. Ela pode ter visto mal… Em vez de ver Davos, viu Stannis, o homem que está a frente dele…

Luminífera = Gelo?

Depois da execução de Eddard Stark, a espada longa que pertencia à ele, Gelo foi dada ao carrasco que executou a sentença, Sor Ilyn Payne. Mais tarde, ela foi reforjada à mando de Lorde Tywin Lannister que presenteou com as duas lâminas originadas da primeira o filho Jaime e o neto, Joffrey Baratheon.
Joffrey nomeou a sua espada como “Lamento da Viúva” (Widdow’s Maker) e Jaime colocou na sua o nome de “Cumpridora de Promesas” (Oathkeeper), logo depois entregando-a para Brienne de Tarth que saiu à procura das filhas de Catelyn Stark.

O principal motivo para se cogitar essa possibilidade é um sonho que Jaime tem no terceiro livro:

Enquanto dormia com a cabeça apoiada em um tronco, Jaime sonha que ele está em sua casa, no Rochedo, e que ele tinha suas duas mãos. Então ele percebe que está cercado por uma dúzia de figuras altas, trajando vestes que escondem seus rostos e com lanças nas mãos. Elas levam-no para as profundezas do Rochedo, e lá ele vê Tywin, e Cersei, e Joffrey. Quando ele se pergunta que lugar é este,  uma voz ecoando lhe responde “O seu lugar”. A voz  era de todos os Lannisters desde Lann, o Inteligente.  E os outros viravam-se para sair, embora ele pedisse-lhes para não que não o deixassem sozinho no escuro. E então Brienne aparecia, nua e acorrentada, implorando para que lhe corte as correntes, e ele o faz. Em seguida,ele ouve Cersei clamando: “As chamas vão queimar enquanto você vive”, e “Quando elas morrerem, você também morrerá”.. Depois que ela sai, seis cavaleiros se aproximam: Oswell Whent, Jon Darry, Lewyn Martell, Gerold Hightower, Arthur Dayne e Rhaegar Targaryen. Brienne diz que ela fez um juramento para mantê-lo seguro, e Arthur Dayne responde que “Todos nós fizemos juramentos”. Então, os outros antigos membros da Guarda Real o acusam de falhar em seu dever, e Rhaegar diz que ele havia confiado nele para manter sua esposa e filhos em segurança, e então as chamas começam a desaparecer até que apenas a espada Brienne está em chamas e os fantasmas estão correndo em sua direção. Ele grita e acorda.

Isso pode ser uma pista falsa de GRRM pra nos fazer acreditar que Jaime ou Brienne possam ser a ressurreição de Azor Ahai. Ou é possível que eles sejam, de fato. Seria interessante e controverso que uma espada chamada “Gelo” fosse na verdade “A espada flamejante dos heróis”. Outro fato que reforça essa teoria é o fato de que o ferreiro que forjou as espadas notou labaredas nas lâminas, e não conseguiu repetir esse efeito por mais que tentasse.

Outras Teorias

Circulam na net rumores de que Azor Ahai pode ser na verdade um coletivo de pessoas e não só um único ser. Nesse caso, seria possível que os prometidos fossem Jon, Daenerys e o Príncipe Aegon (supondo que ele tenha sido trocado por outro bebê durante a guerra e tenha sobrevivido ao ataque e supondo que Jon seja mesmo um Targaryen) ou até mesmo a Patrulha da Noite, que enfrenta os Outros.


〰 Fontes: AWOIAF, Tower Of The Hand