A pedido de alguns leitores, fiz esse post compilando algumas informações relacionadas ao aço valiriano, bem como as peças forjadas a partir desse material e seus respectivos portadores.

Detalhe das ondulações em espadas persas de aço damasco do século XVIII. Via Wikimedia Commons.

O aço valiriano  é uma liga mágica inventada na antiga Valíria e usada para fazer armas de qualidade incomparável. Lâminas de aço valiriano são mais leves, mais fortes, e mais penetrantes do que o melhor aço forjado em castelo, e tem como característica distintiva uma textura ondulada semelhantes ao aço Damasco do mundo real.

Apenas os maiores ferreiros podem reforjar espadas a partir do aço valiriano já existente, e o segredo de criar tal liga aparentemente foi perdido com Valíria, tornando essas armas restantes altamente valorizadas e extremamente raras. Lâminas de aço valiriano em Westeros são relíquias preciosas de casas nobres, cada uma com seu próprio nome e história. Os ferreiros de  Qohor dizem saber como forjar aço valiriano, e Tobho Mott reforjou a Gelo, a pedido dos Lannisters, em Porto Real. No entanto, outras peças feitas desse material também podem ser encontradas, como por exemplo, a adaga usada na tentativa de assassinar Bran Stark enquanto ele estava de cama.

Acredita-se que o segredo da forja é a magia e o encantamento que tornam o aço especial. Abaixo seguem algumas citações do próprio Martin de quando ele foi questionado à respeito das lâminas de aço valiriano:

Uma breve pergunta sobre o aço valiriano – é o metal que faz a espada tão especial (idade, proveniência, etc), ou a forja (magias, técnicas)?

A forja, técnicas e magias, na verdade. Há magia envolvida na fabricação do aço valiriano.

Em outras palavras, se um ferreiro souber, ele poderia pegar algum aço de alta qualidade e produzir uma espada igualmente boa?

Não a menos que ele pudesse trabalhar a magia.

Ou é algo como a Andúril de Aragorn em ‘O Senhor dos Anéis’, que pode ser reforjada, mas não feita a partir do zero?

A situação tem sido praticamente essa desde a Perdição de Valíria

 

Espadas em uso

Widow's Wail
Widow’s Wail, por Felicia Cano.

Lamento da Viúva (Widow’s Wail)A espada dada a Joffrey por Tywin Lannister, criada a partir da Gelo depois que foi reforjada por Tobho Mott, atualmente na posse de Tommen Baratheon. A lâmina tem ondulações vermelhas e negras através do aço e sua bainha é decorada com ouro, madeira de cerejeira e couro vermelho com cabeças de leões de ouro. Os olhos dos leões são rubis.

Cumpridora de Promessas (Oathkeeper): A Cumpridora de Promessas é uma espada longa de aço valiriano que, assim como a espada menor, Lamento da Viúva, foi forjada a partir da Gelo de Eddard Stark. Tem ondas de preto e vermelho através do aço. Foi forjada por Tobho Mott usando feitiços. Foi dada de presente à Jaime pelo pai e depois entregue pelo mesmo à Brienne de Tarth.

Réplica da Garralonga, da fabricante Valyrian Steel.

Garralonga (Longclaw)Garralonga é a espada de aço valiriano ancestral da Casa Mormont. Como uma espada bastarda (de uma mão e meia), Garralonga é maior do que uma espada longa, e é tipicamente carregada nas costas. Uma vez que tinha a cabeça de um urso gravada no punho, esta teve que ser substituída por uma cabeça de lobo feita à semelhança de Fantasma, de modo que se adequasse melhor ao seu novo portador de sangue Stark, Jon Snow.

Garralonga pertenceu à Casa Mormont por cerca de 500 anos. Jeor Mormont passou a espada para o filho Jorah Mormont quando ele se afastou e se juntou a Patrulha da Noite. Quando Jorah escapou da justiça para as Cidades Livres, ele deixou Garralonga para trás e Jeor retomou sua posse.

Ao salvar a vida de Jeor  em Castelo Negro, quando este foi atacado por cadáveres, Jon Snow causou um incêndio que danificou o cabo da Garralonga. Jeor então subtituiu o urso no cabo por uma cabeça de lobo e deu a lâmina para Jon, que é usualmente citado como “um bastardo segurando uma espada bastarda”.

Senhora Desespero (Lady Forlorn):

Senhora Desespero é a espada de aço valiriano pertencente à Casa Corbray. Ela tem um rubi em forma de coração em seu punho. Na época da Rebelião Blackfyre, a Senhora Desespero foi empunhada por Ser Gwayne Corbray da Guarda Real. Durante a Batalha em Redgrass Field, Ser Gwayne lutou com Daemon Blackfyre, que empunhava a também lendária espada de aço valiriano, Blackfyre . Eventualmente Daemon derrotou seu inimigo.

Em 283, ela estava nas mãos do então Lorde Corbray. Durante a Batalha do Tridente, Corbray foi ferido  e assim seu filho mais novo, Lyn Corbray, pegou a espada e matou o homem que tinha ferido seu pai. Ser Lyn, em seguida, conduziu o ataque contra os dorneses e matou o príncipe Lewyn Martell da Guarda Real. Devido a esta façanha,o pai de Lyn deixou-lhe a espada quando morreu.

Randyll Tarly e Veneno do Coração, por Kevin McCoy.

Veneno do Coração (Heartsbane): Veneno do Coração é a espada ancestral de aço valiriano da Casa Tarly. É uma espada larga de duas mãos e está na família há quinhentos anos. Randyll Tarly utilizou a espada enquanto integrava o exército de Renly Baratheon e é o seu atual portador.

Chuva Rubra (Red Rain):
Chuva Rubra é uma espada de aço valiriano pertencente à Casa Drumm. Ela passou a ser espólio da Casa Drumm quando Hilmar “tomou a espada de um cavaleiro de armadura com nada mais do que sua esperteza e uma clava de madeira.” A partir de então ele foi chamado de “Hilmar, o Astuto”.

Anoitecer (Nightfall):
Citada pela primeira vez em O Festim dos Corvos, é a espada de aço valiriano pertencente à Casa Harlaw. Originalmente foi tomada por Dalton Greyjoy de um corsário, mas não se sabe como ela foi para a Casa atual. Seu portador é Sor Harras Harlaw.

Espadas destruíadas ou desaparecidas

Gelo (Ice): Gelo é a espada ancestral de aço valiriano da Casa Stark. O nome “Gelo” é um legado da Era dos Heróis, e antecede a espada atual. Cerca de 400 anos antes do reinado de Robert Baratheon, a espada larga de aço valiriano era forjada por magia na Valíria e adquirida pelos Starks, que a nomearam após esse legado. Tornou-se a espada do Senhor de Winterfell.

Eddard Stark usava a espada nas batalhas e para executar pessoalmente prisioneiros condenados. Após sua captura, a espada foi dada a Ilyn Payne, que a usou para executar o próprio Ned. Ilyn carregou a lâmina por um tempo curto até Tywin Lannister tomar dele e ordenar sua reforja em duas espadas: Lamento da Viúva e a espada longa mais tarde chamada Cumpridora de Promessas.

Brilhante Rugido (Brightroar): Foi a espada larga de aço valiriano pertencente à Casa Lannister. Foi perdida quando o Rei do Rochedo, Tommen II, partiu de volta para Valíria e nunca mais retornou. A Casa Lannister foi à procura de uma substituta desde então. Lorde Tywin Lannister tentou comprar uma substituta de casas menores e mais pobres, mas foi sempre rejeitado. Gerion Lannister foi em busca da espada cerca 291 mas nunca mais voltou.

Retratação da Blackfyre em O Mundo de Gelo e Fogo, por Velvet Engine.

Blackfyre: É a lendária espada de aço valiriano carregada por Aegon, o Conquistador. Foi uma das duas espadas trazida pelos dragões depois da Perdição (a outra foi a Irmã Negra), e foi passada pelos Targaryen de rei para rei, até que Aegon IV, o Indigno, o décimo primeiro Targaryen a sentar-se no Trono de Ferro, preferiu dar a espada para o filho bastardo Daemon ao invés de entregá-la ao seu filho legítimo.

Alguns acreditavam que a espada simbolizava a monarquia, o que fez com que o presente fosse a semente a partir da qual a Rebelião Blackfyre cresceu. Durante toda a rebelião, Daemon Blackfyre carregou a espada, enfrentando com ela Ser Gwayne Corbray da Guarda Real na Batalha do Campo do Capim Vermelho (que portava sua própria espada de aço valiriano, a Senhora Desespero).

Depois da morte de Daemon e seus dois filhos nessa mesma batalha, seu meio irmão, Aegor Rivers, tomou a espada e levou ela consigo para o exílio nas Cidades Livres. Lá, ele e alguns dos parentes sobreviventes de Daemon fundaram o grupo de mercenários conhecido como a Companhia Dourada. O paradeiro da espada depois da morte de Maelys Blackfyre na Guerra dos Reis de Nove Moedas é desconhecido. Acredita-se que ela esteja desaparecida ou ainda em posse da Companhia Dourada.

Irmã Negra (Dark Sister):

Uma das famosas espadas de aço valiriano trazida pelos Targaryen. Primeiramente, estave na posse da irmã e esposa de Aegon, Visenya. Provavelmente foi passada através da linhagem Targaryen por herança. Ela foi famosamente portada pelo príncipe Aemon, o Cavaleiro do Dragão. Depois, ela passou para a posse de Lorde Brynden Rivers, o Corvo de Sangue. Não se sabe se Corvo de Sangue foi autorizado a levar a espada com ele quando foi mandado para a Muralha. Desde então, nada se sabe do seu paradeiro.

Curiosidades: aço de dragão e Alvorada

Examinando livros antigos com relatos de membros da Patrulha da Noite, Sam descobre que Os Outros possuem fraqueza não apenas contra vidro de dragão (obsidiana), mas também contra o aço de dragão. Ele conta essa informação para Jon, e ambos conjecturam que o tal “aço de dragão” seria o aço valiriano.

A Alvorada não é uma espada de aço valiriano de fato, embora possa ser comparada a uma autêntica. Foi fabricada com o metal de uma estrela caída, segundo Martin. A lâmina é destacada por ser pálida como leite. Embora seja a espada ancestral da Casa Dayne, a Amanhecer não é passada de Lorde para Lorde e sim para os seus membros mais valorosos, aqueles realmente dignos de carregá-la, são os chamados Espada da Manhã.

O último portador da espada foi Sor Arthur Dayne, da Guarda Real. Seu paradeiro é desconhecido. Provavelmente permanece em Tombastela, a sede da Casa Dayne, já que não há outro homem com o título de Espada da Manhã e Lorde Edric Dayne ainda é um menino.


〰 Fontes: A Wiki Of Ice and Fire, Gelo & Fogo WikiWesteros.org