George R. R. Martin escreveu em seu livejournal um texto com o título sugestivo de “Monkeys On My Back” (Macacos nas minhas costas) onde fala sobre o progresso nos (vários) projetos em que ele está engajado atualmente, o que inclui o sexto volume d’As Crônicas de Gelo e Fogo, “OS VENTOS DO INVERNO”.
Ele começa falando sobre o “livro de mapas” THE LANDS OF ICE AND FIRE, que já está pronto e foi mandado para impressão. O lançamento desse está programado para o final do ano. Quanto ao desde já tão esperado THE WINDS OF WINTER, ao qual ele se refere como o “filho de King Kong” (em uma referência ao livro anterior “A DANCE WITH DRAGONS”, que ele demorou anos para publicar, o que o torna o provável King Kong da história.), ele apenas diz que está trabalhando nisso e que ainda há muito o que fazer (o que não é muito animador).
E lembram do WORLD OF ICE AND FIRE? O volume com ricas ilustrações de Ted Nasmith, Justin Sweet, entre outros, que narra com detalhes nunca revelados histórias e eventos do passado de Westeros como A Dança dos Dragões, As Guerras da Conquista e da Fé, as amantes de Aegon, o Indigno e etc. está tendo ótimos progressos com ajuda de Elio e Linda do Westeros.org.
Em paralelo à isso, Martin também trabalha no quarto livro da saga de DUNKEN & EGG, a prequela que conta a história Sor Duncan, o Alto, e Aegon V, ou “Ovo” (Egg), que ele planeja lançar o quanto antes. O vigésimo segundo volume da série de WILD CARDS – que vai ser lançada no Brasil pela Casa da Palavra – segundo ele, também está quase pronto.
Então vamos torcer pra que o bom velhinho tire logo esses macacos menores de sua costas e passe a se concentrar apenas no King Kong, ou o outono vai ser mais demorado do que muitos de nós fãs realmente queremos que seja.