Para aqueles que reclamam que As Crônicas tem poucas batalhas, George R. R. Martin afirmou que começará “Os Ventos do Inverno” (The Winds of Winter) com duas das grandes. Essa que vocês estão prestes a ler logo abaixo parece ser uma delas, e faz parte do segundo capítulo de Tyrion, que ele leu na WorldCon. O resumo abaixo foi feito a partir de anotações do leitor Joseph Nobles, que esteve no evento, então é possível que existam algumas incoerências. Eu nem preciso dizer que o texto CONTÉM SPOILERS, preciso? Vamos lá:

Tyrion está com os Segundos Filhos e Jorah, preparando-se para a batalha. Ben Mulato foi ver a menina general. No entanto, os Segundos Filhos ainda estão do lado de Yunkai. Há grandes lamentos de que eles estão lutando pelo lado errado. Há batalha na Baía dos Escravos e sob a muralha. A luta chegará a sua posição em breve.

Tyrion vê o nascer do sol sobre o campo de batalha. Um dos dragões (ele não pode dizer qual) come soldados que estão sendo arremessados no ar por uma das seis coisas chamadas de Irmãs Cruéis (grandes catapultas yunkaítas). “Por que os deuses continuam me jogando no meio das batalhas?” Pensa Tyrion,  já que ele não é feito para isso. Seus pensamentos se voltam primeiro para Shae, em seguida, para sua primeira batalha no Ramo Verde. Ele se lembra do Ramo Verde melhor do que da Água Negra. E os Segundos Filhos tristemente fazem com que ele lembre de Bronn.

Ele ainda não está com armadura, então ele retorna para a sua tenda. Merreca está lá, vestindo de armadura real para sua defesa. Enquanto ela ajuda a vestir Tyrion , eles conversam. Quando ele menciona Cersei, Merreca diz: “Você venderia sua irmã por um copo de mijo de cavalo.” Tyrion começa a rir: ” O meu gosto por mijo de cavalo é famoso ou você já conheceu a minha irmã?” Em seguida, ele explica o seu pensamento sobre estratégia para a próxima batalha – um grande plano para ser ouvido e seguido por ninguém. E enquanto ele lembra-se de seu pai comandando a batalha no Ramo Verde, Merreca o beija.

Tyrion está enfurecido. Ele reclama para ela sobre o massacre no campo de batalha e a realidade prestes a invadir o seu mundo inocente. Merreca pede desculpas, dizendo que ela está assustada. Mas esse eco de Shae torna as coisas piores. Ele sai para ver a batalha. É Viserion devorando soldados voadores. E Rhaegal também está à vista. O acampamento está em pânico.

Um homem em armadura dourada cavalga trazendo uma mensagem do Comandante Supremo Gorzak. Ninguém no acampamento sabe quem é Gorzak. Este homem é o seu emissário e ordena que eles movam-se para a baía e ataquem os selvagens nos navios de lula. Tyrion, como Lannister, está bem ciente das depredações dos homens de ferro e não está inclinado a seguir o comando. Os Segundos Filhos concordam: eles são cavalaria e não podem andar sobre a água. Eles decidem esperar Ben Mulato voltar . O emissário,  assegurando-lhes da ira de Gorzak, se afasta. Tyrion e Jorah concordam – eles estão lutando do lado errado.

Viserion desaparece dos céus, mas Rhaegal ainda os sobrevoa.

Ben Mulato retorna. Melessa quer que eles defendam uma das Irmãs Cruéis. Tyrion aponta grosseiramente que a menina tem os seios bonitos. E nesse ponto, um nobre yunkaíta chega à cavalo. Tyrion aprova as cenas eróticas retratadas em sua armadura, mas a notícia é menos bem-vinda. O nobre jura vingança ao Príncipe Esfarrapado e Tyrion zomba dele. Ben Mulato defende Tyrion do nobre até que o põe pra correr.

E Ben Mulato proclama que eles foram homens da rainha o tempo todo! Juntar-se a Yunkai foi apenas uma manobra inteligente. Tyrion não se deixa enganar por isso, mas fica feliz com a notícia.

Estratégias, batalhas, dragões, homens de ferro… Tudo isso em um único capítulo!

Além disso, George disse no evento que a série e os livros são coisas diferentes, e que os personagens que morreram na série, também morrerão nos livros (ou não), mas da sua própria maneira. No entanto, ele afirmou que futuramente pretende mostrar um lado mais gentil da Osha nos livros, graças à interpretação de Natalia Tena na série.

O mestre também falou sobre como Tolkien foi uma de suas maiores influências. Ele amava os livros, mas o que mais lhe intrigava era a maneira como Aragorn governou por tantos anos tão sabiamente. Qual era a política de impostos dele? Esse tipo de pergunta motivou ASOIAF.

“Os Ventos do Inverno” ainda não tem previsão de lançamento (e ele disse pra não acreditar em nenhuma que não esteja em seu website), mas depois dessa leitura eu espero mais do que nunca que seja o mais breve possível!


Para ler os outros capítulos já traduzidos de TWOW, basta clicar aqui.