Escritor de As Crônicas de gelo e Fogo, George R. R. Martin participou de um documentário da BBC sobre Nicolau Maquiavel e, durante seu depoimento, ele conta que Petyr Baelish (o Mindinho ou Littlefinger)  é um dos personagens mais maquiavélicos de seus livros. Com isso, ele acaba apontando a diferença do personagem dos livros em relação ao da TV, interpretado pelo irlandês Aidan Gillen.

 

Todo mundo que leu os livros entende essa diferença, que é reforçada pela mudança na história que o personagem viveu a partir da 2ª temporada de Game of Thrones. Mas Martin justificou isso de maneira brilhante:

Há uma fala em um episódio recente da série, onde ele sequer está presente, mas duas pessoas estão falando sobre ele e alguém diz: ‘Bem, ninguém confia no Mindinho’ e ‘O Mindinho não tem amigos.’ E isso é uma verdade sobre o mindinho da série, mas certamente não é a verdade sobre o Mindinho dos livros. Nos livros, todo mundo confia nele. E a confiança vem do fato de que ele parece ser uma pessoa sem poder, porém é muito amigável e muito prestativo. (…) Mas é claro, há um fator maquiavélico ali.


〰 Fonte: BBC –  Imagine… Who’s Afraid of Machiavelli?