Vocês devem ter ouvido muito a respeito de Dunk e Egg nesse último mês, mas quem realmente são esses caras? The Tales of Dunk & Egg é uma série de novellas escritas por George R. R. Martin, publicadas em diferentes antologias ao longo dos anos e que foram reunidas e trazidas para o Brasil no livro “O Cavaleiro dos Sete Reinos”, publicado recentemente pela editora LeYa.

Quem está familiarizado com a história dos Sete Reinos sabe que Sor Duncan, o Alto, foi um famoso membro da Guarda Real do rei Aegon V. Mas, muito antes disso, ele era um simples cavaleiro andante, e é nessa época que se iniciam os contos presentes no livro, cerca de noventa anos antes dos eventos narrados no primeiro volume das Crônicas de Gelo e Fogo, “A Guerra dos Tronos”.

tumblr_mvxk76ozsl1qmtv72o1_500
 Uma das opções do artista Marc Simonetti para a capa do livro.

Pra você que está se perguntando se vale a pena ou não ler O Cavaleiro dos Sete Reinos, aqui vão alguns fatores a serem colocados na balança antes da resposta.

Para quem já leu as Crônicas de Gelo e Fogo, essa história contém uma série de fatos (easter eggs) paralelos da saga, além de mais detalhes a respeito de momentos e eventos históricos importantíssimos, como a famosa Rebelião Blackfyre e a dinastia Targaryen, que através de alguns personagens icônicos – como Corvo de Sangue, Baelor Quebra Lanças, Aerion, Maekar Targaryen e o próprio Egg – se mostram em toda sua loucura e glória.

Além disso, levando em conta que The Winds of Winter (“Os Ventos do Inverno”), sexto livro das Crônicas, está a sabe-se lá quantos anos e anos-luz de ser publicado, O Cavaleiro dos Sete Reinos é uma das opções disponíveis para quem quer matar a saudade de Westeros.

thk-10
Para quem assiste à série mas ainda não leu nenhum dos livros de Martin, é uma oportunidade para começar. Desculpando-me antecipadamente pela comparação, as aventuras de Dunk & Egg estão para As Crônicas de Gelo e Fogo mais ou menos aquilo que O Hobbit é para a trilogia O Senhor dos Anéis de Tolkien. As duas histórias são muito mais simples, mas tão bem escritas quanto suas “sequências”, e você não tem que necessariamente conhecer uma para ler a outra.

Quando eu digo que as aventuras de Dunk & Egg são “muito mais simples”, me refiro não só ao tamanho dos contos, mas também à quantidade de personagens apresentados, que é relativamente pequena para padrões “martinianos”. E isso é bom para quem não está acostumado a muita informação.

The-Sworn-Sword-The-Graphic-Novel-by-George-R.-R.-Martin-660x330

Além disso, a linha que todos os contos do livro seguem é praticamente (praticamente) a mesma: 1) Os protagonistas estão seguindo para algum lugar, 2) chegam nesse lugar ou param em algum outro lugar no meio do caminho, 3) algo realmente grande acontece, 4) um julgamento por combate acaba “decidindo” o final da trama.

Então, se ainda lhe resta alguma dúvida, aqui vai minha resposta: leia. Se não pela história em si, pelo que ela representa para as Crônicas de Gelo e Fogo. É bem possível que em algum desses contos Martin responda a perguntas como, por exemplo, o que realmente levou à conhecida Tragédia de Solarestival (Summerhall).

E se você ainda não está familiarizado com esse universo, O Cavaleiro dos Sete Reinos é a introdução perfeita. É uma leitura rápida, leve e ao mesmo tempo muito instigante, cheia de reviravoltas. Dá até pra ler um conto por dia (eu, por exemplo, comprei o livro na sexta à noite e no domingo já tinha terminado).

Os dois personagens principais são incríveis, ainda mais pra quem já é macaco velho e está acostumado com os personagens “cinzas” do velho. A nobreza de Duncan (não no sentido aristocrático da palavra, pois Dunk é plebeu, mas infinitamente mais nobre do que muitos príncipes), e a amizade que nasce entre ele e Egg é verdadeira e encantadora. É impossível não sentir algo bom quando você vê, ainda no primeiro conto, Pate de Aço dizer a Dunk que ele é “um cavaleiro que se lembra de seus votos”. O que ele é realmente, lembrando em muitos momentos nossa conhecida e querida Brienne de Tarth.

Enfim, se você ama mesmo Westeros, George R. R. Martin, Game of Thrones e/ou As Crônicas de Gelo e Fogo, vale MUITO a pena conferir. Abaixo estão os resumos dos três contos separadamente e algumas informações técnicas do livro.

the_hedge_knight_cover_by_teews666-d4wc3szO CAVALEIRO ANDANTE (The Hedge Knight)

A primeira novela foi originalmente publicada em 25 de agosto de 1998 na antologia Legends, editada por Robert Silverberg. A história foi mais tarde adaptada para uma série de seis gibis desenhados por Mike S. Miller, produzidos pela Roaring Studios (agora Dabel Brothers Productions) e publicada pela Image Comics e Devil’s Due entre agosto de 2003 e maio de 2004.

Resumo: Assim como “A Guerra dos Tronos” começa alguns anos após a Rebelião de Robert Baratheon, “O Cavaleiro Andante” começa um período depois da famosa Rebelião Blackfyre.
Depois da morte de um cavaleiro andante, Sor Arlan de Centarbor, seu escudeiro, um jovem alto chamado Dunk, enterra-o e presta suas últimas homenagens. Depois de considerar várias opções,  Dunk decide continuar sua jornada para Vaufreixo e competir no torneio como um cavaleiro. No caminho, ele encontra um menino com a cabeça raspada chamado Egg, que se oferece para ser seu escudeiro.

the_sworn_sword_cover_by_teews666-d4wc3ohA ESPADA JURAMENTADA (The Sworn Sword)

A segunda novela foi publicada em 2003 na antologia Legends II, também editada por Robert Silverberg. A história foi adaptada para uma graphic novel por Ben Avery e desenhada por Mike S. Miller, em cooperação com a editora e distribuidora da Marvel Comics, que foi lançada em 18 de junho de 2008.

Resumo: A história começa na Campina, com Dunk jurado a Sor Eustace Osgrey, um velho e quebrado homem cuja família já fora dona de Fosso Gelado. Essa aventura de Dunk e Egg ilumina vários aspectos do sistema feudal de Westeros. Além disso, uma série de flashbacks narrados por Sor Eustace relatam os acontecimentos da Rebelião Blackfyre e sua conclusão na Batalha do Capim Vermelho, em 196 AL.

the_mystery_knight_cover_by_teews666-d4x5fl0O CAVALEIRO MISTERIOSO (The Mistery Knight)

A terceira novela foi publicada em 2010, na antologia Warriors, editada por George R. R. Martin e Gardner Dozois. Como A Espada Juramentada, o conto se passa durante o reinado de Aerys I e as consequências da Rebelião Blackfyre são abordadas com mais detalhes.

Resumo: A história começa com Dunk e Egg deixando Septo de Pedra. Eles estão se indo para o norte para a fim de se juntarem aos serviços de Lorde Beron Stark, que enviou um chamado para que os homens o ajudassem a afastar os invasores Greyjoy da costa. No caminho eles encontram um septão que foi decapitado por pregar traição; Dunk lembra que Lorde Corvo de Sangue tem espiões por toda parte. Na rota, Egg e Dunk encontram um grupo de cavaleiros e senhores menores que viajam para um torneio em homenagem ao casamento do Senhor Butterwell de Alvasparedes com uma Frey da Travessia; O prêmio do vencedor torneio seria um ovo de dragão.


REFERÊNCIAS À DUNK E EGG NAS CRÔNICAS DE GELO E FOGO

  • Ser Duncan, o Alto, está listado entre os comandantes notáveis ​​da Guarda Real quando Jaime Lannister está refletindo em A Tormenta de Espadas, capítulo 69. No mesmo capítulo, é mencionado entre os feitos de Barristan Selmy que ele derrotou Ser Duncan, o Alto, no torneio de inverno de Porto Real.
  • A partir do árvore genealógica dos Targaryen, no apêndice de A Game of Thrones, era possível concluir que Egg se tornaria o Rei Aegon V e governaria de 233-259 AL. Isto foi confirmado em A Fúria dos Reis, onde é revelado que o irmão de Egg, Meistre Aemon, recusou o trono e sugeriu que seu caçula Egg governasse ao invés dele. Como rei, Egg queria Aemon para ajudá-lo a governar, mas Aemon escolheu continuar seu trabalho como meistre e foi para a Muralha.
  • Em A Tormenta de Espadas, o príncipe Oberyn Martell observa que no tempo dos Targaryen, o homem que atingisse alguém de sangue real perderia a mesma mão que usou para atingi-lo, uma situação que surge em O Cavaleiro Andante.
  • No Festim dos Corvos, Brienne tem seu escudo pintado com armas que correspondem às de Dunk. E lembra de ter visto o escudo na sala de armas do pai, por algum motivo desconhecido. No mesmo livro, Brienne chega em uma pousada de propriedade de uma mulher cujo sobrenome é Heddle (possível descendente de Negro Tom Heddle, que aparece em O Cavaleiro Misterioso).
  • Também em O Festim dos Corvos, Meistre Aemon menciona o nome de Egg várias vezes em seu delírio. É revelado que uma das filhas de Egg se casou com um filho da casa Baratheon e tornou-se a mãe de Lorde Steffon Baratheon, e, assim, avó de Robert, Stannis e Renly Baratheon. Foi por causa desse parentesco que Robert proclamou seu direito ao Trono de Ferro.
  • Em A Dança dos Dragões, as memórias de Sor Barristan Selmy revelam que os filhos de Egg escolheram suas próprias mulheres por amor em vez de aceitar casamentos arranjados para proveito político. Egg permitiu que seus filhos seguissem os desejos de seus corações, porque ele mesmo também se casou por amor. De acordo com Sor Barristan Selmy, isso levou ao ressentimento e traição entre os senhores, que resultou na “tragédia de Solarestival”.
  • Há também a visão de Bran no livro 5 de um cavaleiro muito alto beijando uma jovem mulher em Winterfell. É possível que a mulher seja a Velha Ama quando mais nova e o cavaleiro ser Duncan, o que explicaria ao altura de Hodor.

Xb507aL

FICHA TÉCNICA DO LIVRO

Título: O Cavaleiro dos Sete Reinos – Histórias do Mundo de Gelo e Fogo

Tradução: Márcia Blasques (obrigado por não ter traduzido o apelido de “Egg” para “Ovo”)
Editora: LeYa
Páginas: 416
Arte da capa: Marc Simonetti

PreçosR$ 32,90 no Submarino | R$ 37,40 na Saraiva

ALGUMAS OUTRAS INFORMAÇÕES

  • A editora Leya anunciou no próprio livro que lançará no Brasil todas as antologias nas quais os três contos foram originalmente publicados.
  • George R. R. Martin anunciou que o quarto conto da saga de Dunk & Egg, “The She-Wolves of Winterfell” (As Lobas de Winterfell) seria publicado na antologia Dangerous Women, também editada por Gardner Dozois. Por algum motivo, ao invés disso, ele decidiu publicar o conto “The Princess and The Queen”, que conta a história da Rhaenyra Targaryen e Alicent Hightower (leia um excerto traduzido e nossa resenha clicando aqui e aqui). Depois disso, toda vez que alguém pergunta a respeito, ele desconversa ou simplesmente não responde.
  • O número de contos previsto para a saga varia de entrevista para entrevista. Segundo Martin, serão de sete à doze contos que cobrirão um período grande da vida dos dois protagonistas.
  • Também sabemos que a HBO possivelmente adaptará Dunk & Egg para as telinhas.

Em breve postaremos várias teorias ligadas aos três contos presentes em O Cavaleiro dos Sete Reinos e mais alguns paralelos entre eles e As Crônicas de Gelo e Fogo. Fiquem ligados!