– Há muito tempo que tenho fome. Embora não de comida. Diga-me, por favor, quando será servida a justiça?

— Primeiro encontro de Tyrion e Oberyn na capital (A Tormenta de Espadas, Capítulo 39, Tyrion V)

Teoria Oberyn Martell
“The Red Viper” por Magali Villeneuve (Fantasy Flight Games)

Muitos fãs acham injusto o fato de Oberyn Martell, um personagem tão incrível, ter sido arrancado dos leitores de maneira tão rápida, inclusive eu. Sim, ele foi apresentado no terceiro livro, e nesse mesmo livro morreu, depois de um combate com a Montanha, Gregor Clegane. Mesmo assim, sua morte foi tão sentida quanto a de personagens como Catelyn e Robb, que estiveram conosco desde o início da saga.

Uma grande parcela dessa inconformidade parte do fato de que Oberyn morreu sem conseguir alcançar seus objetivos na capital: a vingança pela morte de sua irmã, a Princesa Elia, e de seus filhos. Elia Martell, esposa do Príncipe Rhaegar Targaryen, foi morta por Sor Gregor durante o Saque a Porto Real, comandado por Lorde Tywin, em ato de traição ao então rei Aerys II Targaryen, durante a rebelião de Robert Baratheon.

Sim, ele conseguiu matar a Montanha durante o julgamento (será?), mas de que adianta derrubar o peão enquanto o mandante do crime ainda vive?

— Ele quer a cabeça que deu as ordens, não só a mão que brandiu a espada.

— Tyrion Lannister durante a visita de Oberyn à sua cela (A Tormenta de Espadas, Capítulo 66, Tyrion IX)

Essa teoria, aceita por uma grande quantidade de leitores na internet, defende a ideia de que Oberyn estaria envenenando Tywin secretamente durante sua visita à Porto Real.

Se você ler com atenção os capítulos da capital, verá que existem vários trechos que podem suportar essa teoria:

– (…) Onde posso encontrar o senhor meu pai?

– No aposento privado, com Lorde Tyrell e o Príncipe Oberyn.

Mace Tyrell e a Víbora Vermellha dividindo o mesmo pão? Cada vez mais estranho.

— Sor Meryn Trant e Jaime logo após seu retorno à capital (A Tormenta de Espadas, Capítulo 62, Jaime VII)

Esse trecho sugere que Oberyn esteve, talvez por mais de uma vez, “dividindo o pão” com Tywin quando na capital. O próprio banquete de casamento teria sido uma ótima oportunidade pra o Víbora, de alguma maneira, continuar envenenando seu nêmesis.

Teoria Oberyn Martell
“The Red Viper vs. The Mountain” por zippo514

– Decerto que tenho muito a agradecer à sua irmã, Se não fosse a acusação dela no banquete, podia perfeitamente ser você a me julgar em vez de ser eu a julgá-lo. – Os olhos do príncipe escureceram com divertimento. – Quem sabe mais sobre venenos do que a Víbora Vermelha de Dorne, afinal?

[…]

– Seu pai – disse o Príncipe Oberyn – pode não viver para sempre.

  Algo no modo como Oberyn disse aquilo arrepiou os pelos na nuca de Tyrion. De repente retomou consciência de Elia, e de tudo que Oberyn tinha dito enquanto atravessavam o campo de cinzas. Ele quer a cabeça que deu as ordens, não só a mão que brandiu a espada.

– Não é sensato proferir tais traições na Fortaleza Vermelha, meu príncipe. Os passarinhos estão à escuta.

– Que escutem. Será traição dizer que um homem é mortal? Vaiar morghulis era como se dizia na Valíria de outrora. Todos os homens têm de morrer. E a Perdição veio provar que era verdade.

— Príncipe Oberyn Martell em visita à cela de Tyrion (A Tormenta de Espadas, Capítulo 66, Tyrion IX)

Na segunda metade do livro 3, vemos Joffrey morrer ao ingerir um veneno durante o próprio Casamento (só nós sabemos que o veneno estava na rede do cabelo de Sansa). Como principal suspeito, Tyrion é levado à julgamento.

O rosto de Lorde Tywin estava tão sombrio que por meio segundo Tyrion perguntou a si mesmo se ele também teria bebido vinho envenenado.

— Tyrion, durante o próprio julgamento

Durante os testemunhos, o velho Pycelle chega a enumerar e descrever algumas substâncias letais que poderiam ter sido usadas para matar o rei.

O seguinte trecho é o que chama mais atenção:

–     (…) Este chama-se sangue de viúva, devido à cor. Uma poção cruel. Faz com que a bexiga e os intestinos deixem de funcionar, até que a vítima se afogue em seus próprios venenos. 

— Gran Meistre Pycelle, durante o julgamento de Tyrion

 Abaixo, o trecho em que Tyrion atira no pai antes de fugir da cidade:

Foi encontrar o pai onde sabia que o encontraria, sentado nas sombras do poço das latrinas, com o roupão enrolado em volta dos quadris. Ao ouvir o som de passos, Lorde Tywin ergueu os olhos.

[…]

Por uma vez, o pai fez o que Tyrion lhe pediu. A prova foi o súbito fedor, quando suas tripas se soltaram no momento da morte. Bem, estava no lugar certo para isso, pensou Tyrion. Mas o fedor que encheu a latrina forneceu ampla evidência de que a freqüentemente repetida piada a respeito de seu pai era apenas mais uma mentira.

No fim das contas, Lorde Tywin Lannister não cagava ouro.

— Tyrion mata seu pai na latrina (A Tormenta de Espadas, Capítulo 78, Tyrion XI)

Seria possível que, de alguma forma, ao matar o pai, Tyrion tenha “cortado” o efeito do veneno?

Aqueles que já leram o quarto livro sabem que o corpo de Tywin estava fedendo MUITO durante o funeral.

É claro que todos os mortos fedem, mas o destaque dado pra isso nos leva a acreditar que o cheiro era realmente fora do normal:

A Mão do Rei estava apodrecendo visivelmente. Seu rosto havia tomado uma coloração esverdeada, e seus olhos estavam extremamente afundados, duas poças negras. Fissuras haviam se aberto em seu queixo, e um sujo fluído branco foi se infiltrando pelas juntas de sua armadura de ouro e esplêndido carmesim para a piscina debaixo de seu corpo. Os septãos foram os primeiros a ver, quando voltaram de sua devoção pela manhã. Eles cantaram suas músicas, rezaram suas orações e enrugaram seus narizes, e um dos mais devotos ficou tão fraco que teve que ser ajudado a partir do septo. Pouco depois um bando de novatos vieram balançando incensários, e o ar tornou-se tão grosso com o incenso que o esquife parecia envolto em fumaça. Todos os arco-íris se desfizeram naquela nevoa
perfumada, mas o cheiro persistia, um cheiro doce e podre que fazia Jaime querer vomitar.

[…]

De olhos vermelhos e pálida, Cersei subiu os degraus e ajoelhou-se acima do seu pai, trazendo Tommen a seu lado. O rapaz recuou a vista, mas sua mãe agarrou seu pulso antes que ele pudesse se afastar. — Ore! — sua mãe sussurrou, e Tommen tentou. Mas ele tinha apenas oito anos e Lord Tywin era um horror. Ele desesperadamente puxou o ar, e então o rei começou a soluçar. — Pare com isso — Cersei disse.

Tommen virou a cabeça e se dobrou, vomitando. Sua coroa caiu e rolou pelo chão de mármore. Sua mãe se afastou com nojo, e de repente o rei estava correndo para a porta, tão rápido quanto suas pernas de oito anos de idade poderiam levá-lo.

– Sir Osmund, me alivie — Jaime disse acentuadamente, enquanto Kettleblack virou-se para perseguir a coroa. Ele entregou ao homem a espada de ouro e seguiu atrás de seu rei. No Salão das Lâmpadas ele oapanhou, sob os olhos de duas dezenas de assustados septões.

– Sinto muito — Tommen chorou — Eu vou fazer melhor da próxima vez. A mãe diz que um rei deve mostrar o caminho, mas o cheiro me deixou doente.

Assim não vai dar. Muitos ouvidos ouvindo e olhos assistindo.

– Melhor irmos para fora, Vossa Graça. — Jaime levou o menino para fora onde o ar era tão fresco e puro quanto era o de Porto Real.

Quarenta homens de manto dourado tinham sido colocados ao redor da praça para guardar os cavalos e as ninhadas. Ele levou o rei para o lado, bem longe de todos, e sentou-se sobre os degraus de mármore.

– Eu não estava assustado — o garoto insistiu — o cheiro me deixou doente. Não o fez ficar doente? Como pode suportá-lo, Sor tio?

— Jaime, Cersei e Tommem durante o funeral de Lorde Tywin. (O Festim dos Corvos, Capítulo 9, Jaime I)

Teoria Oberyn Martell
Oberyn Martell (Pedro Pascal) ao lado da companheira Ellaria Sand (Indira Varma) na quarta temporada de Game of Thrones.

– Não ouse falar-me de adequação depois do nauseabundo objeto de escárnio em que transformou o cadáver do meu pai.

– Vossa Graça não pode pensar… — O velho ergueu uma mão manchada, como que para se proteger de um golpe. — As irmãs silenciosas removeram as entranhas e órgãos do Lorde Tywin, drenaram lhe o sangue… tomaram todos os cuidados… o seu corpo foi cheio de sais e ervas odoríferas…

– Oh, me poupe dos detalhes repugnantes. Eu cheirei o resultado dos seus cuidados

— Cersei dando uma bronca em meistre Pycelle (O Festim dos Corvos, Capítulo 18, Cersei IV)

Se o corpo de Tywin foi devidamente tratado, por que ainda assim ele fedia tanto? Sem dúvidas, Oberyn seria capaz de ter feito isso (Quem sabe mais sobre venenos do que a Víbora Vermelha de Dorne, afinal?) e ele certamente tinha um motivo. Os Lannisters não são os únicos que pagam suas dívidas.

Então, o que vocês acham? Acreditam que Oberyn conseguiu sua vingança? Ou acham que ele não agiria pelas costas do irmão Doran, que queria que Tywin Lannister sobrevivesse para assistir a queda da Casa Lannister?

Mas uma coisa é certa: Se essa teoria vier a se confirmar e Tywin vinha sendo mesmo envenenado pelo Oberyn, então Tyrion fez um “favor” ao pai quando o matou rapidamente. Esse tipo de ironia é a cara de George R. R. Martin…

[Fontes: redditboiledleatherasongoftheories]