O lance com o Víbora Vermelha é que, não importa o que aconteça ou quanto tempo passe, essa morte nunca será superada. Foi feia e foi gráfica, tanto no livro quanto na série. E cruel, principalmente por se tratar de um personagem que é tão fascinante e que se vai tão cedo na história. Mas essa história está cheia de possíveis desdobramentos legais.

large
Primeiro sabemos que as filhas do personagem foram escaladas para a quinta temporada. E elas são sensacionais. Mas, talvez mais importante do que isso, é saber que a HBO ajudou a revelar um ator tão bacana e peculiar, que com certeza terá uma carreira muito legal pela frente depois deste papel. A Vulture e a EW falaram com Pedro, ator chileno de 39 anos, sobre como foi dizer oi e adeus para uma franquia tão grande como Game of Thrones em um curto período de tempo:

Sobre estar sendo reconhecido nas ruas:

Estou em Nova York agora ensaiando Muito Barulho por Nada para o Shakespeare in the Park e, quando estou indo para casa de metrô, como tenho feito há 20 anos em Nova York, de vez em quando um estranho me dá um sorriso e faz um ‘joinha’, ou me pede para tirar os fones de ouvido para perguntar se eu sou Oberyn Martell o príncipe de Dorne. Todo mundo tem sido muito gentil.

Sobre o ‘sotaque latino’ que ele inventou para a série e o fato de que todos os dorneses escalados terão que ‘imitá-lo’ agora:

Algumas pessoas sabem que tenho sotaque americano. Espero que eles não fiquem muito desapontados ao se darem conta que não falo assim. Vou me sentir um pouco culpado se os atores tiverem que imitar meu sotaque, espero que não os obriguem a falar como um bi-guerreiro-amante-latino. Eu tenho certeza que eles vão encontrar atores que trarão seu próprio jeito de falar.

Sobre o conceito de julgamento por combate ser absurdo: “Um julgamento por combate é um conceito muito estranho – se você ou seu campeão são capazes de matar alguém, isso significa que você não matou quem você está acusado de assassinato. Isso é um absurdo, logicamente”:

É como o julgamento das bruxas de Salem. Se você sobreviver a essa horrível tortura física, isso significa que você é uma bruxa, então você é morta. Se você não sobreviver, se você morrer, uh oh! Eu acho que você não é uma bruxa. Eu acho que a série coloca um holofote sobre essas contradições, e se recusa a dar-lhe o sentido típico da justiça do gênero de fantasia, sabe? E é frustrante e fascinante e terrível. As pessoas adoram a honestidade brutal da série que é intransigente. Eu tinha todos os dez episódios da temporada antes de voar para a Europa, e eu os li vorazmente. Eu sou um fã da série, e eu estava lendo como um fã em primeiro lugar, sabe? E eu li todos os episódios muito, muito rapidamente. E quando eu cheguei ao meu episódio final, eu fiquei realmente impressionado com a semelhança que foi à cena nos livros.

Sobre o treinamento que teve para a cena de duelo:

Hafthor estava em uma competição de força na China, e ele voltou com o título de terceiro homem mais forte do mundo! Isso é muito impressionante . O nosso coordenador de dublês me disse: “Só para você saber, ele é o terceiro homem mais forte do mundo. É oficial.” [Risos] E então nós realmente tivemos que pular para o ensaio imediatamente. Eu nunca tinha feito nada parecido antes. Eu já tinha feito aulas de combate típicas, e tive papéis que foram mais físicos – interpretei um boxeador uma vez, e eu lutei com Maggie Q em um episódio de Nikita – mas nada como isso. E eu tive sorte em muitos níveis, com essa equipe de luta incrível, e este gigante tão gentil. Daí nos divertimos muito. Era muito, muito desafiador, e eu estava totalmente intimidado, e eu queria fazer direito – para os leitores, para a produção, e para mim.

A HBO me deu a oportunidade de ir à Los Angeles para ter aulas de artes marciais acrobáticas chamada Wushu, com esse cara chamado Master Hu, aprender como segurar a lança e outras coisas. Usamos longas varas de bambu, e ele começou a me ensinar o básico, as possibilidades de movimentos em uma luta, coisas assim. E daí depois eu teria que praticar sozinho. Eu comprei uma haste de cortina na Home Depot, e eu tinha um apartamento vazio alugado em Los Angeles. Eu vivi em Nova Iorque a maior parte da minha vida adulta, mas comecei a ter que ir para LA cada vez mais nos últimos tempos. Então eu tinha todo este espaço para aprender este movimento particular de helicoptering com a lança e fazê-la emitir este ruído sibilante. [Risos] Então, eu praticava no meu apartamento vazio, e vez ou outra machucava meu próprio rosto. [Risos]

Sobre como foi filmar a luta:

Foi muito intenso, as filmagens duraram três dias. Estávamos na arena exposta à luz solar durante todo o dia. Eu estava coberto em camadas de roupas e armadura e voando ao redor como uma vespa, e tinha que ser ágil. Voando em torno deste cara com 2.06 metros de altura e 170 kilos, que literalmente tinha uma espada que ia do chão até o meu queixo. Não me machuquei mas poderia ter feito mais alongamentos, o figurino rasgou-se.

Sobre o que Oberyn fez de errado:

Ele ficou muito perto e muito longe e foi entregue por sua própria paixão. Porque, em última análise, trata-se de derrotar este homem que estuprou e matou sua irmã, mas antes que ele pudesse fazer isso, antes que ele pudesse acabar com a vida deste homem, ele precisava de uma confissão. Ele precisava ouvir. E curiosamente eu tive uma grande conversa com Lena Headey sobre a jornada de Oberyn, e como mesmo que acabe mal, ele ainda ouve a confissão, sabe? E o êxtase de conseguir isso, mesmo que custe o seu fim.

Sobre o último dia no set de filmagens:

Foi muito agradável e tranquilo. Foi a cena passeando pelo jardim com Lena Headey e a última coisa que eles filmaram foi quando eu estava olhando para a Mar Adriático. Então eu arranquei minha roupa e pulei no oceano. Daí disse adeus a todos e entrei na van que seguia para o aeroporto.

Sobre o que ele levou com ele dessa experiência:

Interpretando o melhor personagem que já consegui, no maior elenco eu já estive parte, e trabalhando com a HBO e Dan e David foi uma oportunidade de uma vida. Eu não saberia como simplificar isso em uma resposta apropriadamente.

Pedro também participou de uma entrevista muito engraçada com o site da Variety. Ele descreve como seria o funeral de Oberyn e, acredite, esse é o tipo de coisa que mostra como Pedro é um cara excelente.