George R. R. Martin no Edinburgh International Book Festival / Foto por: Murdo MacLeod

Já estamos carecas de saber que George R. R. Martin é um cara que se deixa levar pela sua escrita. E por isso seus livros são tão ricamente descritivos, demorando bastante para ser publicados. Acontece que, por conta disso, George acaba descartando milhares de páginas de história durante o processo de criação de As Crônicas de Gelo e Fogo. Ele confessou em entrevista ao The Guardian (durante o Edinburgh International Book Festival) que se deixou levar tanto em A Dança dos Dragões que acabou se vendo em um lugar completamente novo:

Martin: Há capítulos descartados, parágrafos, e coisas envolvidas. Porque eu sigo os personagens e eles às vezes me levam a becos sem saída. Então, no final desta saga, terei dezenas de milhares de palavras ou mesmo centenas de milhares de palavras de material não utilizado.

Guardian: Pretende publicar esse material?

Martin: Mmm, não. Parte dele são apenas versões iniciais de cenas que já existem.

Guardian: Mas os fãs não se importariam com isso.

Martin. Acho que não. Bem, tenho pelo menos um capítulo excluído do livro cinco – esse que me deixou em um lugar errado – que tem me deixado tentado a publicar como um conto.

Ainda sobre a entrevista, Martin conversou com o jornal sobre o poema que inspirou a criação de As Crônicas de Gelo e Fogo: ‘Fire and Ice‘ do escritor americano, Robert Frost, publicado em 1920, poucos anos depois do fim da Primeira Guerra Mundial.

Fogo e Gelo
Alguns dizem que o mundo acabará em fogo,
Outros dizem em gelo.
Fico com quem prefere o fogo.
Mas, se tivesse de perecer duas vezes,
Acho que conheço bastante do ódio
Para saber que a ruína pelo gelo
Também seria ótima
E bastaria.

Quando perguntando sobre a possibilidade de Westeros acabar em gelo ou fogo da mesma maneira que o poema de Frost contempla, Martin respondeu: “Não falarei nada sobre isso, você pode continuar a se preocupar com isso por mais dois livros. Mas é verdade que todos os homens devem morrer.

Fonte: Guardian