Há alguns dias, falamos do conto infantil escrito por George R. R. Martin: “O Dragão de Gelo” (The Ice Dragon). Nele, o escritor narra a história da menina Adara, amiga da criatura lendária no título, e será relançado nos EUA em outubro desse ano. Parece que a editora Leya ouviu nosso pedido e, segundo o site da Veja, trará o livro pra cá numa data próxima ao Dia das Crianças (12 de outubro). A confirmação veio de Pascoal Soto, diretor da Leya, que também confirmou a tradução de Gabriel Brum e as ilustrações do artista espanhol Luis Royo – o mesmo responsável pelas artes da edição norte-americana.

The-Ice-Dragon-sketches-5
Adara e o Dragão de Gelo (por Luis Royo)

Leiam a sinopse do livro abaixo:

Adara gostava do inverno mais do que todas as outras estações, mas quando o frio cresceu, com ele veio o Dragão de Gelo. O dragão de gelo era uma criatura lendária e tenebrosa, pois nenhum homem jamais havia domado um. Quando por cima de todos ele voou, deixou em seu rastro uma desolada terra fria e congelada. Mas Adara não tinha medo. Pois Adara era uma criança do inverno, nascida durante a pior nevasca que ninguém, nem mesmo os Antigos, conseguiam se lembrar muito bem.

Adara não conseguia se lembrar da primeira vez que ela viu o dragão de gelo. Parecia que esteve sempre em sua vida, vislumbrado de longe enquanto ela brincava na neve gelada, mesmo muito tempo depois que as outras crianças já haviam fugido do frio. Aos quatro anos ela o tocou, e aos cinco ela montou em cima de seu amplo e refrescante dorso pela primeira vez. Então, aos sete anos, em um dia calmo de verão, dragões de fogo do Norte desceram sobre a pacífica fazenda que era a casa de Adara. E apenas uma criança do inverno – e o dragão de gelo que a amava – poderia salvar seu mundo da destruição total.

Vale ressaltar que, embora muitos afirmem que “O Dragão de Gelo” se passa no mesmo universo d’As Crônicas de Gelo e Fogo, essa informação nunca foi confirmada pelo autor. O mais provável é que a história tenha sido mesmo uma espécie de esboço para a grande saga de Martin, já que ela foi originalmente publicada em 1980 – dezesseis anos antes de “A Guerra dos Tronos” (A Game of Thrones).

De qualquer maneira, esse será um ótimo presente pra quem quer que seu filho ou filha comece a apreciar boa literatura, não?

Entraremos em contato com a Leya para maiores informações.