Weiss (esquerda) e Benioff (direita). Foto: Suzi Pratt.
Weiss (esquerda) e Benioff (direita). Foto: Suzi Pratt.

James Hibberd da Entertainment Weekly entrevistou recentemente os produtores de Game of Thrones, David Benioff e Dan Weiss. A entrevista também contou com a participação de Bryan Cogman, co-produtor e roteirista da série. Eles falaram, é claro, sobre o que vem por aí na 5ª temporada da série.

ENTERTAINMENT WEEKLY: Agora que as filmagens terminaram, o que parece a vocês a coisa mais única sobre a nova temporada?

David Benioff: Mundos estão em colisão. Por muito tempo, estivemos em continentes separados, e finalmente nesta temporada estamos começando a ver cruzamentos. Tyrion e Arya – no fim da 4ª temporada, nós vimos dois personagens principais rumando para Essos. Isso muda tudo para nós. É empolgante ver nossos personagens familiares em locais não-familiares e interagindo entre si, e espera-se que vejamos mais disso com o progresso da história.

Dan Weiss: É quase como Boggle – ou é Yahtzee? – em qe você chacoalha os dados e reembaralha. Um dos prazeres da série é a possibilidade de soprar novas energias e vida, não apenas fazendo coisas maiores e mais elaboradas – que faremos – mas colocando pessoas em que realmente investimos umas contra as outras, pessoas que nunca se encontraram antes na série.

Bryan Cogman: As histórias estão se misturando de formas emocionantes. É como a Fase 2 de Thrones. As peças e o escopo do mundo se expandiram enormemente. Vai ser uma temporada muito rica. Além disso, muitos dos nossos personagens principais de uma forma ou de outra se vêem em posições de poder. Alguns o estão buscando, e outros tropeçam nele. E se há um elo em comum, é o que eles fazem em posições de poder – você tem essa coisa, e então o que acontece em seguida? O que é ótimo sobre o mundo de George é explorar o que realmente signica ser um governante e líder. Vocês vão ver mais das complicações políticas de uma forma fascinante. A outra coisa é ter personagens entrando em contato uns com os outros.

O trailer mostra que Tyrion [Peter Dinklage] vai encontrar Dany este ano. Mas vamos falar sobre outros dos nossos personagens favoritos que têm grandes arcos nesta temporada. Arya [Maisie Williams]?

Benioff: Arya vai para Braavos encontrar seu destino lá, o que é fascinante para nós. Ela tem vagado por aí por anos com a mesma roupa, e este ano ela ganha uma nova roupa, novo corte de cabelo, novas pessoas para fazer amizade – ou para brigar, como pode ser o caso. É uma temporada empolgante para Arya e Maisie adora.

Jon Snow [Kit Harington]?
Benioff: É uma temporada enorme para Jon. Ele realmente está crescendo e assumindo o manto da liderança. Na Batalha por Castelo Negro, ele mostrou ser um líder de homens. Ele assumiu o controle e realmente salvou o dia. Nesta temporada, ele começa em uma posição com mais autoridade que ele nunca antes teve, e todas as responsabilidades e pressões que advêm disso. Ele se vê em meio a dois reis poderosos, Stannis Baratheon [Stephen Dillane] e Mance Rayder [Ciarán Hinds], ambos por quem ele tem admiração de certa forma mas com quem também se frustra porque nenhum deles quer se comprometer.

Cersei [Lena Headey]?
Benioff: De certa forma, ela está realmente sozinha agora. Cersei não é alguém que deva ficar sozinha por muito tempo porque ela tem ideias sombrias, e agora ela tem os meios para implementar essas ideias. É uma temporada forte para a personagem, e a forma com que Lena entrou nisso foi incrível de assistir.

Dany [Emilia Clarke]?
Benioff: Ela foi incrivelmente bem-sucedida como conquistadora, e agora ela está tendo dificuldade para governar. Conquistar é binário – você perde ou ganha. Mas governar é tomar decisões complicadas todos os dias, onde muitas vezes não há respostas certas. É apenas uma questao de quem você vai deixar puto durante o dia. Ela está lutando para manter seu senso de justiça e fazer a coisa certa, e aprendendo que isso é impossível quando se governa uma cidade tão grande como Meereen.

Vamos para Dorne. O que deixa vocês animados sobre incluir esse reino?
Weiss: Ficamos muito felizes poder poder incluí-lo. Não saberíamos se iria se encaixar, para ser honesto – por motivos de orçamento, agenda e história. Havia várias formas que tínhamos para enfiá-lo. Mas é um lugar tão importante. De todos os lugares em Westeros que você quereria viver, os dorneses parecem ter arrumado o melhor modo de lidar com a vida. É o mais alinhado com o que nosso modo de lidar com a vida seria se não estivéssemos fazendo essa série. É o nosso Brazil – sonhamos com Dorne e as coisas que eles fazem lá. E Indira Varma [que foi apresentada como Ellaria Sand na última temporada] – uma vez que você tem alguém do calibre dela, você quer multiplicar essa força de elenco. E também as Serpentese de Areia são um acréscimo divertido, empolgante para aquele mundo. [O Príncipe Oberyn Martell] abriu uma pequena janela para esse mundo na última temporada, e agora você pode entrar nessa janela e ver que tipo de mundo é esse que fez essa pessoa que amamos tanto.

Qual foi o maior desafio este ano?

Weiss: O maior desafio de produção é que há duas cenas que são muito maiores em escala do que qualquer coisa que tentamos fazer. Talvez 17 dias para filmar uma sequência. Isso é algo que nunca tentamos antes. Tem muitos efeitos especiais nessa cena.

Benioff: Todo ano fica mais difícil. Nós continuamos esperando que uma temporada vá ser mais fácil, mas esta é a mais difícil em parte porque filmamos mais exteriores do que jamais fizemos.

Mais atividade com dragões nesta temporada também, pelo que ouvi?

Benioff: À medida em que crescem, eles se tornam mais complexos. Dany disse que ela era a Mãe de Dragões e ela não quis dizer isso como uma coisa metafórica, mas que eles são os únicos filhos que ela vai ter. Eles cresceram em termos de personalidade e em termos de seu próprio tamanho, e isso faz deles mais complicados para lidar em termos de história e em termos de produção. Você fala sobre personagens tendo sua mais importante temporada até agora, essa é definitivamente a maior temporada que os dragões tiveram até agora.

Um ator notou que conseguir o orçamento que vocês precisavam foi um problema menor desta vez.

Weiss: O problema de dinheiro foi em grande parte substituído pelo problema de tempo. Ainda há problema de dinheiro; uma vez que os orçamentos de TV não são orçamentos de filme, você está sempre fazendo escolhas inglórias em termos de efeitos visuais. Nós chegamos ao limite absoluto do número de dias que conseguimos filmar em um ano.

Nesta temporada, vocês estão se distanciando mais dos livros.
Benioff: Eu acho que a cada temporada foi um pouco mais. A primeira temporada foi extremamente fiel. A temporada seguinte teve algumas diferenças. Cada temporada precisou se distanciar um pouco mais. Se fôssemos ficar inteiramente fiéis ao Festim dos Corvos, metade dos personagens – os personagens mais populares – estariam ausentes da tela nesta temporada. Sempre foi sobre adaptar a serie como um todo e seguir o mapa que George desenhou para nós e passar pelos marcos principais, mas não necessariamente por todas as paradas ao longo do caminho. É uma adaptação, vai ter que adaptar para sobreviver. Sempre vai haver pessoas que querem que tudo permaneça exatamente como nos livros. Para nós, nunca foi uma opção.

Cogman: Essa é a temporada mais arriscada, de uma perspectiva de se contar a história, e certamente a mais difícil. Nós tivemos que adaptar dois livros enormes e seguir arcos e temas sobre que – embora certamente inspirados pelos livros – foram um pouco mais coisa nossa.

À medida em que vocês começam a chegar mais perto do fim do material publicado de George, deve haver uma mudança na dinâmica com os atores também – ninguém vai saber quanto tempo ainda tem. 

Benioff: Certamente. Todo mundo está curioso. Alguns atores não querem saber. Alguns querem saber tudo. Mas se um ator sabe que seu personagem vai morrer em um certo momento, nós não o queremos interpretando como se esse fosse seu destino.

George não escreveu um episódio nesta temporada, então alguns fãs se perguntam se vocês ainda estão em bons termos.

Benioff: Nós nem sempre concordamos com tudo na série, mas temos um grande relacionamento com ele. George quer terminar o livro, então quando ele decidiu não escrever um script nessa temporada não foi motivo de controvérsia. Não foi uma guerra de gritos. Ele simplesmente sentiu que precisava priorizar o livro, e isso faz sentido para nós.

Uma questão que eu me pergunto há algum tempo: com o inverno chegando, isso significa que algumas regiões da série vão ficar sem inverno? Eu presumo que o o inverno não impacte tanto Essos. E tipo, qual é a média de neve em Porto Real? 

Cogman: Ainda há discussão sobre o quanto o inverno aparece em todos os lugares. Nós realmente ainda só o estamos vendo evidente nas áreas nortenhas. O que é divertido a respeito disso, porém, não é apenas que ele se torna uma parte temática da história, mas também vai se tornar uma parte prática. O tempo vai impactar a história de formas legais.

A audiência sobe todo ano. Isso aumenta a pressão para continuar melhorando a série?

Weiss: Sim. As pessoas que assistem a série, elas quase assinam um contrato silencioso com você, e você sente a pressão para mantê-las empolgadas. Elas fizeram a você o favor de escolher sua série ao invés de váriás e várias outras séries que elas poderiam estar assistindo nessas 10 horas por ano, e dá a impressão de que você deve algo a elas.

Benioff: O primeiro ano em que trabalhamos na Irlanda do Norte, nós passamos pela alfândega, e os agentes alfandegários diziam “No que vocês estão trabalhando?” “Um programa de TV.” “Que programa é?” “Game of Thrones.” “Isso é algum jogo de auditório?” Agora nós chegamos e eles dizem “Não matem a Arya!”

O trio, principalmente David e Daniel, certamente faz um serviço melhor em simpatia e criação de expectativa nos fãs do que George R. R. Martin em suas entrevistas. No geral, o que percebemos pelas respostas deles é que a nova temporada foi mais difícil de ser escrita (muito em razão da falta de material fonte), terá mais efeitos especiais, contará com cenas maiores e será mais empolgante. A última resposta de Weiss é quase uma indireta para agradar muitos fãs que consideram que George os desrespeita ao não lançar seus livros em intervalos menores, mostrando que eles não são assim. Sobre uma possível divergência entre George e a dupla, penso que o autor percebeu que não adianta tentar controlar a adaptação (o que é bastante acertado), e se resolveu a priorizar aquilo sobre que ele tem poder (o livro), o que os produtores não devem ter recebido exatamente como uma má notícia.

Será que a 5ª temporada vai cumprir as altas expectativas lançadas por Daniel, David e Bryan? A estreia na HBO é no dia 12 abril, mas você pode conferir o que rolou na première em Londres aqui.

[Fonte: Entertainment Weekly]