GRRM escrevendo em seu PC, no Wordstar para MS-DOS.
GRRM escrevendo em seu PC, no Wordstar para MS-DOS.

Mais uma postagem aparentemente inocente de George em seu blog, mas que inevitavelmente gera burburinho e especulação entre os fãs. Agora há pouco o autor fez um postagem em seu blog pedindo desculpas aos que esperavam vê-lo na World Fantasy Convention em Saratoga, em novembro deste ano. O motivo: não poderá comparecer à convenção por estar muito ocupado, principalmente escrevendo o que ele chama de “Filho de Kong”, The Winds of Winter:

Eu geralmente não participo da World Fantasy Convention (que não deve ser confundida com a World Science Fiction Convention, à qual eu só faltei uma vez em trinta anos), mas eu estava lá na última vez em que ela aconteceu em Saratoga, e foi muito bom. Uma cidade ótima, uma convenção maravilhosa.

Este ano a convenção vai voltar para Saratoga de novo, e eu estava esperando voltar também. Eu não vou ser convidado de honra, e eu não vou (que eu saiba) receber um prêmio; eu só queria ir.

Relutantemente, porém, eu tive que riscar Saratoga da minha lista de aparições de 2015. Não por uma razão que tenha a ver com a própria convenção. Eu tenho certeza que vai ser ótima. É só uma questão de tempo.

Eu tenho muito a fazer. Muitas coisas no meu prato. O Filho de Kong acima de todas elas.

Minhas desculpas a quem viu Saratoga na minha página de Aparições e planejou ir para me ver. Eu não vou estar lá. Vão assim mesmo. Vão se divertir muito.

Eu também decidi não participar da San Diego Comicon deste ano. Mesmo motivo. Mas já que a Comicon nunca esteve listada na minha página de Aparições, riscá-la não foi a mesma coisa.

Agora, a parte polêmica foi a frase com que George finalizou a postagem:

(Se eu terminar e entregar WINDS OF WINTER antes que essas cons aconteçam, eu me reservo o direito de mudar de ideia).

Claro que só podemos especular, mas o que é que isso significa? Que Martin já está adiantado o suficiente para considerar mesmo terminar os livros antes das convenções (a San Diego Comicon ocorre em julho e a WFC em novembro), ou é apenas otimismo? George sempre foi otimista em suas declarações sobre seu progresso na escrita, às vezes até demais, a ponto de causar decepção nos fãs quando a expectativa gerada não é correspondida.

Essa declaração de GRRM vem também em bom momento, porque dá a oportunidade de esclarecer uma questão que reapareceu entre os fãs brasileiros nas últimas semanas. Circulou novamente um rumor de que George viria à Bienal do Rio deste ano. Essa história, que surgiu no começo do ano passado, já foi desmentida pela própria Leya, que havia no entanto deixado a porta aberta para a presença dele em outro evento em 2015.

Entretanto, o fã brasileiro Geraldo Macedo esteve no cinema de George em Santa Fé no fim do ano passado e conversou diretamente com ele, que não mencionou nada sobre 2015 e falou especificamente em uma possível vinda a São Paulo, mas daqui a 3 anos. Esse relato Geraldo enviou para a gente e você encontra aqui. Uma visita ao Brasil nunca constou na lista oficial de aparições do autor em 2015, e se ele está riscando dela eventos que anteriormente estavam confirmados (e nos próprios Estados Unidos), uma vinda dele neste ano se torna muitíssimo improvável.

E aí, será que é possível mesmo que ele esteja prestes a terminar The Winds of Winter ou estamos diante de mais um episódio de expectativas exageradas? Pessoalmente, tento sempre manter as expectativas baixas, então não ponho muita fé que isso signifique alguma coisa concreta.