Foto: AFP.
George e elenco de Game of Thrones. Foto: AFP.

Depois da matéria da Entertainment Weekly em que David Benioff e Dan Weiss comentaram sobre o desejo da HBO de que Game of Thrones tivesse mais do que sete temporadas (número que eles mesmos planejam), e também falaram sobre a possibilidade de a série terminar no cinema, George R. R. Martin também veio a público dar sua opinião sobre o assunto.

Em seu (Not A) Blog, George disse, basicamente, que não há certeza sobre nenhuma dessas questões, afinal se trata de Hollywood. O autor revelou que desde a primeira temporada, quando conversou com um executivo de alto escalão da HBO, lhe foi dito que o canal queria que a série tivesse 10 temporadas, mas que isso não é nada definitivo (e nem as sete temporadas).

Martin também comentou sobre a possibilidade de Game of Thrones ter seu finale nos cinemas, uma hipótese que tem sido levantada com alguma frequência nos últimos tempos. Sobre o assunto, ele esclareceu que essa é uma ideia que não partiu dele, mas que como ele foi o primeiro a falar sobre ela em público, ele ficou sendo visto como o “pai”.

Ao final de seu post, ele demonstra mais uma vez que não tem uma voz assim tão ativa e decisiva nos rumos da série quanto muitos fãs parecem acreditar: ele diz que espera ter uma voz nas decisões quanto a esses assuntos, mas que sabe que sua voz será mais uma dentre várias.

Confira a tradução da postagem completa de GRRM:

Lá vamos nós de novo.

ENTERTAINMENT WEEKLY fez uma grande edição dupla sobre GAME OF THRONES. Quatro capas maravilhosas (colecionem todas, crianças!), e páginas e páginas de material… incluindo uma barra lateral sobre o quanto a série durará. Citações sobre isso já estão sendo reproduzidas em vários outros sites e fóruns.

Por exemplo, temos este:
https://uproxx.com/tv/2015/03/hbo-wants-game-of-thrones-to-stick-around-for-more-than-seven-seasons/

Essa discussão não tem nada de nova, é claro. Me fazem perguntas parecidas todas as vezes em que apareço em público, dou uma entrevista, ou ando em um tapete vermelho. Minha resposta habitual é uma variante de, “Eu não sei quantas temporadas a série terá.”

Eu não sei. Ninguém sabe.

Isso é Hollywood, amigos. Como William Goldman escreveu em ADVENTURES IN THE SCREEN TRADE, em Hollywood “ninguém sabe nada.”

Eu sei que David & Dan disseram em entrevistas que eles vêem a série terminando em sete temporadas. As pessoas me mandam e-mails sobre isso toda vez que eu digo “eu não sei” em resposta a essa pergunta, como se eu de alguma forma estivesse ignorante do que D&D disseram. Eu não estou.

Eu também sei que a HBO quer que a série dure mais tempo que isso. Eu sei disso desde o começo… bem, na verdade, desde o dia seguinte ao que o segundo episódio da primeira temporada foi ao ar, em que eu almocei com um alto executivo da HBO, que me disse, “queremos que isso dure 10 anos”. Eu confessei que 10 anos parecia bom para mim. Eu continuo a ouvir sentimentos parecidos da HBO todas as vezes em que encontro com eles, seja em Los Angeles ou Nova York.

E tem que ser dito que não estão decididas10 temporadas, e nem mesmo 7. No momento, GAME OF THRONES está garantido apenas para 6 temporadas. Isso é tudo a que a HBO se comprometeu, por contrato. Podemos especular sobre mais temporadas além disso, mas é só isso, especulação. Muitas coisas podem acontecer entre agora e a 7ª temporada, ou 8ª, ou 9ª, as coisas não podem ser antecipadas. Acreditem em mim, eu estive lá. Eu participei da equipe de uma série de TV de 1 hora que foi retirada do ar e que foi reconfigurada como uma série de meia hora. Eu fui da equipe de outra série que poderia ter facilmente durado 5, 6 temporadas… Até que nossa atriz principal saiu, e levou a maior parte de nossa audiência com ela. Eu tive um piloto que era tão bom que o canal pediu 6 scripts “reservar” e praticamente garantiu a nós uma abertura de meio de temporada… mas sem uma ordem de produção de verdade, isso não significou nada quando o canal sofreu grandes mudanças no pessoal, e novas pessoas chegaram.

Eu não estou dizendo que qualquer dessas coisas vai acontecer com GAME OF THRONES. Mas poderia. Coisas estranhas acontecem na televisão, e tem taaaaaaantos fatores envolvidos. Orçamentos. Contratos de atores. Novos programas em desenvolvimento. Audiência (apesar de a HBO não pesar tanto a audiência quanto as redes abertas, isso não significa que eles a esquecem). Prêmios.

A HBO geralmente renova seus programas por uma temporada de cada vez. Foi bastante incomum, no ano passado, quando eles chegaram logo após a 4ª temporada para comprar as temporadas 5 e 6. Blogueiros e jornalistas podem especular o quanto quiserem, mas nada disso vai significar nada até o ano que vem, quando a 6ª temporada for ao ar. Mais ou menos quando o segundo episódio da 6ª temporada estiver passando, a HBO vai comprar a 7ª temporada, esperamos… ou talvez, só talvez, eles vão comprar as temporadas 7 E 8. Mas mesmo se eles só comprarem a 7ª temporada, isso não significa que a série vai terminar na 7; poderia simplesmente significar um retorno à política original de contratar uma temporada de cada vez.

Tudo isso é uma maneira prolixa de dizer o que eu disse no começo: ninguém sabe.

Eu vejo que essa nova safra de histórias também levanta, novamente, a noção de terminar a série com um ou mais filmes cinematográficos. E em algumas dessas histórias, novamente, essa ideia é erroneamente atribuída a mim. Deixe-me dizer, novamente, que apesar de eu adorar essa ideia, ela NÃO se originou de mim. Foi uma noção que me foi sugerida, que eu entusiasmadamente endossei… mas já que eu fui a primeira pessoa a lançar a possibilidade em público, de alguma forma eu tenho sido visto como seu pai.

Claro, eu adoro a ideia. Por que não? Que escrito de fantasia não adoraria a ideia de um filme épico de centenas de milhões? E o sucesso recente da experiência IMAX mostra que há audiência para um filme deses. Se fizermos, eles virão. Mas o faremos? Não faço nem ideia.

Enquanto progredimos, espero ter uma voz nessas decisões. Mas a minha vai ser só uma voz no meio de muitas, e existem todos os tipos de fatores que podem entrar em cena. Vou dizer, sou incrivelmente sortudo de ter parceiros como a HBO, e David Benioff e Dan Weiss. Sete temporadas, dez temporadas, com ou sem um ou dois filmes cinematográficos… no fim, tudo que importa é que contemos uma grande história, com um grande final.

Nos comentários da postagem, George ainda falou um pouco sobre o destino dos livros. Quando questionado sobre se terminaria mesmo a série em só mais 2 livros, respondeu o que já havia dito algumas vezes: “Meu plano ainda é para mais dois livros. Mas é claro que já estive errado antes”.

Ele falou também sobre o final, quando perguntado sobre a possibilidade de ser um não tão surpreendente para os leitores: “Eu sempre tentei dar um final forte para todas as histórias que escrevi. GELO & FOGO não vai ser exceção. Vocês todos vão gostar do final? Alguns vão. Outros não. Isso vai acontecer, não importa como eu termine.”