O escritor George R. R. Martin falou sobre a criação da cena de flashback que abriu o episódio 5.01 ‘The Wars to Come’, premiere da quinta temporada de Game of Thrones.

Ao canal da HBO no Youtube, ele comenta como bruxas e profecias são um aspecto inerente ao universo que é conhecido por ter dragões, gigantes, crianças da floresta e outras expressões de fantasia. E que, quanto a Cersei, conforme as coisas que a bruxa profetizou começam a se concretizar, ela começa a ficar mais alerta dos perigos que a cercam:

A Entertainment Weekly atenta para o fato de que o produtor David Benioff não considera essa como uma cena de flashback a rigor “porque ela abre o episódio ao invés de romper uma cena no meio para viajar para o passado“. Hum… Ok, né? Seja como for, a cena que apresenta o encontro entre a jovem Cersei (Nell Williams), com a bruxa (Jodhi May) que nos livros é conhecida como Maggy, a Rã, foi comentada por George para a revista também:

“A profecia é um elemento básico na fantasia, mas é algo complicado. Você quer brincar com a noção de que profecias se tornarão verdade, mas tem que ser de uma maneira inesperada. Você quer ser imprevisível. Shakespeare é o maior exemplo disso, ao falar que ‘quando a Floresta de Birnam chegar ao Castelo de Dunsinane, MacBeth cairá’. Todo mundo acha engraçado, não tem como uma floresta entrar em um castelo. Mas Malcolm chegou ao castelo camuflado com ramos e o resto já sabemos. Além disso, durante a Guerra das Rosas, um dos senhores foi profetizado que iria morrer em um determinado castelo. Assim, ele sempre teve o cuidado de evitar ir ao castelo. Mais tarde, na primeira Batalha de St. Albans, ele foi ferido e morreu do lado de fora de um pub que tinha esse castelo em seu símbolo. É preciso olhar para as profecias com cuidado e olhar para as palavras vazias. Maggy, a Rã faz à Cersei uma profecia, mas Cersei poderia fazer algum esforço para evitar esses acontecimentos? “

Ainda sobre essa matéria, a revista lembra que Game of Thrones já usou esse elemento de profecia antes, quando Melisandre queima três sanguessugas para amaldiçoar três candidatos ao Trono de Ferro – Joffrey Baratheon, Robb Stark e Balon Greyjoy. Embora nos livros todos estejam mortos, na série o patriarca Greyjoy ainda está vivo.

“O aspecto interessante sobre profecias é que elas nem sempre se tornam realidade”, diz Benioff. “Melisandre pensa que vê certas coisas nas chamas, às vezes ela está certa e às vezes não. Uma das coisas que gosto sobre os livros de George é que não é como se tudo e todos fossem ter um fim anunciado por alguma profecia enigmática.”

 


Assista ao trailer do próximo episódio, The House of Black and White, clicando aqui.