Alayne Stone por Yulia Nikolaeva.

Na manhã desta quinta-feira, George R. R. Martin publicou mais um capítulo completo do 6º livro de As Crônicas de Gelo e Fogo. Um ano após a publicação de Mercy, temos o capítulo Alayne I, que foi originalmente escrito em 2008 e foi descartado de A Dança dos Dragões para fazer parte do próximo livro. Muitos fãs acreditam que ele terá a mesma função que a publicação de Mercy teve em relação a série de TV no ano passado: o de ser referência para algumas cenas de Sansa na 5ª temporada.

Martin confessou em seu blog que só publicou o capítulo por pressão da editora, uma vez que ele já havia prometido não divulgar mais nada até que o livro fosse publicado.

Para ler o capítulo em inglês, clique aqui. A tradução (feita por Ana Carol, Felipe Bini e Rafa Bacellar) vem a seguir:

Ou clique aqui.

Uma breve análise do texto:

  • Sansa está diferente. Sua relação com Myranda é muito boa, e o tipo de conversa que as duas têm mostra que a personagem deixou de ser criança. Sua relação com Mindinho parece estar bastante amadurecida, com ela dando ideias boas para ajudá-lo a governar o Vale e cuidar do pequeno Robin, pensando sempre em seus interesses.
  • Sansa sentir-se ofendida por ser uma bastarda a coloca no lugar de seu irmão, Jon Snow, a quem ela depreciava veladamente.
  • O menino Robin cada vez mais obcecado pela prima, como pano de fundo da trama, ajuda a desenvolver a sensação de que algo de ruim acontecerá em breve e que ele continua sendo uma das maiores ameaças ao plano (seja lá qual for ele) de Petyr.
  • A antiga tapeçaria de Robert Baratheon, agora na posse de Nestor Royce, iniciou novamente o debate em cima desse detalhe curioso dentro da história (veja aqui).
  • Mindinho se recusando a comercializar a comida do Vale parece ser um grande negócio para quando o Inverno apertar. Ele, mais do que os outros senhores, parece não se importar mais com dinheiro como moeda.
  • O capítulo inteiro tenta emular uma certa realeza aos cavaleiros do Vale, e toda a ideia de torneio que apresenta muitos personagens novos remonta muito o livro A Guerra dos Tronos.

 

Para ler todos os capítulos de Os Ventos de Inverno que já foram divulgados, clique aqui.