3

A quinta temporada de Game of Thrones está tomando caminhos bastante diferentes daqueles que estão nos livros de George R. R. Martin. E em uma das maiores mudanças em relação ao material original, vimos no episódio 5.03, ‘High Sparrow’ Sansa Stark em Winterfell prometida em casamento para Ramsay Snow Bolton. Nos livros, como sabemos, Sansa ainda não tirou os pés do Vale Arryn. O que motivou a mudança fundamental no arco da personagem para a adaptação? David Benioff, D. B. Weiss e Bryan Cogman contaram para a revista Entertainment Weekly:

“Sansa é uma personagem que nos preocupamos quase que mais do que qualquer outro personagem, e desde o início as irmãs Stark têm sido as duas personagens que mais nos fascinaram”, disse David Benioff. Tivemos muita sorte no casting porque é muito difícil escalar boas crianças. Mesmo se elas realizarem uma ótima audição, é muito difícil saber se elas poderão literalmente crescer com seus papéis. Com Sansa e Arya, em particular, suas histórias tornaram-se bastante escuras. Foi uma aposta e o fato de que elas se tornaram grandes atrizes é meio que um milagre “.

Benioff acrescenta que foi por conta da força de Sansa que eles decidiram colocar mais dramaticidade em seu arco de história, envolvendo um noivado com Ramsay. A ideia de uni-la ao herdeiro da casa Bolton veio durante a produção da 2ª temporada de Game of Thrones:

“Nós realmente queríamos que Sansa desempenhasse um papel importante nesta temporada, disse Benioff. Se continuássemos a ficar absolutamente fiéis ao livro, seria muito difícil. Havia um subplot que amamos dos livros, mas que usava uma personagem que não estava na série”.

O roteirista Bryan Cogman defendeu o seguinte:

“As sementes foram plantadas em nossas mentes lá no começo. Nos livros, Sansa tem pouquíssimos capítulos no Vale. Isso não poderia ser uma opção para uma das nossas personagens principais. Esta é uma adaptação muito ousada, nós gostamos da possibilidade de trazer uma Stark de volta para Winterfell e vê-la se reunir com Theon sob estas circunstâncias. Você tem esse plot com Ramsay. Você tem uma de suas personagens principais – que é uma atriz incrivelmente talentosa que temos seguido por cinco anos e espectadores que a amam. Fazemos isso? Ou trazemos uma nova personagem para realizar a tarefa? Para mim, a questão responde a si mesma: Você usa o personagem que o público está interessado.”

A jornalista Helen Sloan diz que Sansa não será necessariamente a Jeyne Poole dos livros, concluindo que os fãs de R. R. Martin podem achar que sabem o que vai acontecer com Sansa, mas que os produtores podem ter pensado em alguma outra reviravolta para ela.

Mas por que Sansa decidiu seguir Mindinho e se casar com a família que assassinou seu irmão? Benioff responde:

No início, Sansa era ingênua e inocente. E ela ficou traumatizada, passando anos em estado de choque dentro de sua couraça. Em um certo momento ela teria que escolher entre morrer ou sobreviver e se tornar mais forte. Ela escolheu a última opção e aprendeu isso com um professor incrivelmente desonesto, Mindinho. A coisa interessante sobre Mindinho é que ele parece não ter quase nenhuma fraqueza, além de sua afeição por Sansa. Ele ficou obcecado por ela desde aquele episódio do torneio da Mão.

Mas… não é estranho ver Mindinho entregar Sansa para outro homem? Benioff mais uma vez, responde:

Esse é o lance sobre Mindinho – por mais que ele se importe com Sansa, ele se preocupa ainda mais com o poder. E agora ele vê uma oportunidade para ganhar mais poder para si”.

 

 

Assista aqui o trailer do episódio 5.04 ‘Sons of the Harpy’