Aviso: A HBO Brasil não está mais divulgando esse tipo de vídeo com legendas, e quando a gente produz as legendas eles tiram os nossos vídeos do ar. Aconselhamos que, se você não entende inglês, peça para a equipe de marketing do canal através das redes sociais que voltem a publicar os vídeos para os fãs brasileiros.

43
Nos vídeos com comentários dos produtores e elenco do episódio dessa semana, temos David e Dan comentando, como sempre, algumas das cenas principais do episódio. No primeiro deles, como já havíamos divulgado aqui, eles comentam a cena de Sansa jantando com os Boltons, dizendo que Ramsay queria desequilibrar Sansa naquela cena, e que isso se voltou contra ele. Porque Roose está cada vez mais percebendo o quanto o filho está fora de controle, e que ele sabe que o filho é alguém mais valioso quando está inseguro. A cena de Jon com Aemon que leva o título do episódio, os produtores comentam o quanto a atitude de Jon ao seguir o conselho de Aemon é perigosa, e os perigos que ele poderá enfrentar ao arriscar a vida dos patrulheiro para salvar a dos selvagens. Sobre a viagem de Tyrion e Jorah à Valíria, é lembrado o quanto Tyrion e Jorah são parecidos (senhores de famílias famosas em uma terra estrangeira), e que os dois estão passando por um dos lugares mais perigosos do mundo “de acordo com a superstição”. Sobre Drogon, para Jorah foi um lembrete de como ele ama Daenerys e de como Drogon está gigantesco. Para Tyrion, a admiração de olhar para algo vivo que veio do passado:

Agora vamos as novidades: Um segundo vídeo nos mostra o processo de caracterização dos Homens de Pedra, e comentários dos dublês, equipe técnica, diretor e atores que participaram da cena. George R. R. Martin adiciona o quanto a doença infecta e calcifica a pele, mas também invade o cérebro colocando loucura na mente dos enfermos. A maquiagem nos dublês levou cerca de 4 horas para ser aplicada:

Ainda sobre os Homens de Pedra, a HBO divulgou esse featurette com comentários exclusivos do autor George R. R. Martin, que explica a criação desses personagens em seus livros. Ele conta que em Volantis e nas cidades ao redor do Roine as pessoas com escamagris são abandonadas em uma cidade em ruínas (que nos livros é Chroyane). E que o destino deles é vagar por essas ruínas por entre a névoa até que a vida acabe. Tocar um homem de pedra, segundo Martin, é uma sentença de morte em câmera lenta. E que a doença não é uma epidemia, apenas algo que às vezes acontece.

Depois temos Emilia Clarke e Michiel Huisman falando sobre a cena em que Dany alimenta Rhaegal e Viserion nas catacumbas. É dito que Dany chegou a conclusão que a única maneira de lidar com a situação em que ela se encontra com os Filhos da Harpia é o de combater fogo com fogo. E que o papel de Daario é aconselhar que ela se endureça para lidar com seu povo. Mas Emilia encerra dizendo que a verdadeira Targaryen dentro dela é quem faz escolhas como esta:

Para assistir ao trailer legendado do episódio 5.06 “Unbowed, Unbent, Unbroken”, clique aqui.