rebecca-van-cleave-
A dublê Rebecca Van Cleave

A cena da Caminhada de Cersei Lannister tem despertado muitos sentimentos desde que A Dança dos Dragões foi lançado em 2011. Lena Headey já havia dito que estava esperando o momento da adaptação com medo e ansiedade. Fotos da gravação da cena vazaram em outubro passado e a imprensa divulgou que a HBO investiu centenas de dólares em um esquema de segurança para que a sequência fosse realizada. Era muita expectativa criada ao redor da exibição da cena, até que a vimos no season finale dessa 5ª temporada, em um dos melhores trabalhos da série da HBO, um esforço de produção tremendo, e um momento histórico na carreira da atriz Lena Headey.

Um dos grandes méritos da cena vai para a dublê de corpo de Lena. Todas as cenas de nu que vemos no episódio são na verdade o corpo da atriz Rebecca Van Cleave e a série teve ali um trabalho de pós produção com efeitos gráficos para unir as duas atrizes em uma mesma Cersei. Vale lembrar que na primeira temporada da série, Lena Headey também estava grávida e usou uma dublê de corpo para a cena de nudez em Winterfell com Jaime. (A atriz está prestes a dar a luz novamente).

Rebecca contou a EW que trabalhou lado-a-lado de Lena. Literalmente. Durante as filmagens, Lena utilizou faixas na cor da pele ao redor das partes importantes de seu corpo, enquanto a dublê esteve integralmente nua. A produção da série montou a sequência de maneira em que a performance de Rebecca conseguisse emular a expressão corporal e facial de Lena.

“Foi uma das mais assustadoras, maravilhosas e gratificantes experiências que eu poderia ter imaginado”, disse Van Cleave. “Nunca em um milhão de anos teria pensado que eu estaria em Dubrovnik cercada por centenas de figurantes e membros da equipe jogando comida em mim, mas foi incrível.”

Mais de 1.000 atrizes se candidataram para o papel. Sete finalistas foram transportadas de avião para Belfast para se reunir com os produtores, incluindo Van Cleave, jovem americana que já trabalhou papéis no teatro e em produções menores desde que ela tinha 5 anos, mas nunca havia realizado uma cena de nudez.

s05e10_0_cersei-1200x520

Headey diz que não exibiu o corpo “por várias razões”, entre elas o fato de que queria se concentrar apenas nas suas emoções durante a performance. Ela também optou por sair do processo de escolha da dublê: “Se alguém for corajosa o suficiente para fazer isso, eu a aplaudo.

O diretor David Nutter disse que a participação de Van Cleave é um dos elementos mais importantes do finale:

Nós precisávamos de alguém que pudesse fazer a caminhada da vergonha fisicamente, alguém que poderia coincidir com a integridade, a intensidade e sensibilidade de Lena“, disse Nutter. “Nós encontramos uma tremenda atriz –  Rebecca; ela foi uma dádiva de Deus. A coragem desta menina, que nunca fez nada parecido com isso em sua vida, que entendeu o que era importante… Quando conseguimos ela, eu senti como poderia realizar qualquer coisa.

A EW estava no set de gravações quando a seqüência foi filmada. Headey andou ao lado de Van Cleave em cada uma das tomadas, ensinando passo-a-passo a mentalidade de Cersei. “Lena foi muito boa andando ao meu lado e me guiando em direção ao que Cersei estava pensando e seus movimentos“, disse Van Cleave.

Sobre como foi marchar nua através de 500 figurantes gritando e jogando comida, líquidos, e palavras depreciativas, Van Cleave disse: “A primeira vez que eu tirei o roupão havia toda essa ansiedade. Mas é uma experiência emocional para Cersei, você quase esquece o fato de que está nua. Você está muito conectada com a cena.

No entanto, houve alguns momentos difíceis, também. “Particularmente momentos em que eu tenho todos os tipos de coisas sendo atirados em mim, como os penicos [sendo despejados]. Então, no último dia, havia um poço de emoção em mim quando ela finalmente está chegando ao fim e eu também estava chegando ao fim, não de uma forma ruim, mas quase sendo a personagem.

17

Todo esse papo aconteceu no ano passado, em outubro. Oito meses mais tarde, depois de assistir ao resultado, e observar a reação das pessoas (muitas não concordaram com o uso de dublê), Van Cleave disse: “Eu, pessoalmente, não concordo com alguém que diz ter um dublê de corpo diminui você como atriz na cena. Lena colocou seu coração e alma. Tudo deve ser sobre o produto acabado, e não sobre  quem era esse corpo e de quem é essa cabeça“.

Dito tudo isso, Van Cleave espera que seu trabalho em Thrones a ajude a conseguir um papel um pouco mais tradicional. “É definitivamente a coisa mais difícil que eu já fiz, mas também a melhor experiência da minha vida. E eu espero que a próxima coisa que eu fizer tenha a minha cabeça!”

Para ler o artigo original, clique aqui.