Na cena final do episódio exibido esta noite, Jon Snow foi esfaqueado por seus irmãos da Patrulha, sendo acusado de ser traidor por ter trazido os selvagens para o lado sul da Muralha. A última adaga pertenceu a Olly, que perfurou seu peito definitivamente. Nos últimos segundos do episódio, vemos Jon Snow deitado enquanto o sangue de seu corpo dá cor a neve no chão. Kit Harington comentou a cena para a Entertainment Weekly:

Jon Snow em ‘Mother’s Mercy’

Qual foi sua reação quando soube o destino de Jon?
Kit Harington: A cada temporada, você lê alguma coisa no roteiro e diz: “F•deu”. Eu meio que sabia que isso estava chegando. Eu não li A Dança dos Dragões. Mas eu li os outros livros e descobri que isso aconteceria. Então, eu tinha um pressentimento de que deveria ser nesta temporada. Eu não sabia que seria a cena final da temporada, o que tornou tudo mais especial. É sempre bom quando você é a última coisa que acontece no episódio. Não sei, eu adorei. Eu amei como eles fizeram Olly ser a pessoa que me mata. Eu amo como o enredo com Alliser Thorne estava encaminhado. Eu acho que foi muito bem feito. Pareceu ser que o caminho certo para que isso acontecesse.

Você acha que Jon cometeu erros significativos, ou que ele fez coisa certa – mas acabou perdendo a própria vida no processo?
Kit: São muitas as falhas. Ele não prestou atenção às pessoas ao seu redor. Ele só olhou para o todo nesta temporada. Sua maior falha é ser um pouco como Ned, que ao tentar fazer a coisa certa esqueceu que não estava observando as pessoas ao seu redor. Ele tinha limitações. Tudo o que podia ver realmente era essa desgraça iminente dos White Walkers e fazer coisas para um bem maior, e o que estava faltando era Olly, Thorne e alguns dos homens ao seu lado. Ele não estava vendo o descontentamento deles e não estava prestando atenção nas questões menores. E por causa disso, foi servido justiça. Olly coloca a última adaga nele. Naquele momento eu acho que ele percebe que não cuidou de sua família, este jovem a quem ele desapontou.

O motim da Patrulha da Noite foi definitivamente justificado pela história. Mas nós também vimos seu personagem crescer e evoluir como líder ao longo de todos estes anos e por isso também esperávamos que esse crescimento serviria para algo maior – mais do que os outros personagens que vimos morrer na série. Obviamente ele realizou muito durante seu tempo na Patrulha da Noite, mas há um sentimento de que, “não é o que deveria acontecer, ele estava destinado para coisas maiores.”
Kit: Sim, mas temos que seguir com o que Thrones nos está contando. E tratar o drama de Thrones como vida real. E as pessoas morrem e não realizam tudo o que nós desejávamos que fosse destinado a essas pessoas na vida real. E eu acho que isso é uma das coisas poderosas sobre Thrones. A grande perda que acontece com o destino de Jon é percebermos que ele não descobre quem é sua mãe e isso me comove.

No ano passado você disse que a única coisa que você realmente queria era que seu personagem descobrisse isso.
Kit: E ele não descobre. Então não sei. É realmente a maneira que Thrones faz as coisas e eu ficarei interessado em ver a reação do público. Eu espero que não seja, “Aê p•rra, obrigado c•ralho, ele está morto!”

Acho que eles vão ficar de coração partido, mesmo aqueles que dizem, “Tyrion é o meu personagem favorito” ou algo do tipo. Não tem como assistir essa série, ver seu personagem crescer durante todos estes anos, e não se sentir que levou um chute no estômago ao ver a forma como o seu arco terminou.
Kit: Espero que seja o caso.

Eu estava conversando com Dan Weiss e ele disse que Jon está realmente morto. Mas George RR Martin deixou em aberto a possibilidade do personagem estar vivo nos livros. E então essa história sobre um novo contrato e salários do elenco saiu no ano passado e tinha o seu nome entre aqueles que receberam aumentos para a 6ª temporada e para uma possível sétima temporada. Então deixe-me perguntar-lhe: Jon está realmente morto?
Kit: É o que sei. Eu tive uma conversa com Dan e David, fizemos a caminhada do Tony Soprano [que é quando se deixa um ator saber que que ele terá um destino ruim]. E eles disseram: “Olha, você se foi, está feito.” E, quanto a coisa do salário, isso me irritou quando essa história saiu. Eu não sei de onde veio, mas foi impreciso de muitas maneiras. Ajuda a colocar perguntas em sua cabeça e nas cabeças dos fãs que as coisas não são o que são de verdade. Muito honestamente, nunca me contaram nada sobre o futuro das coisas nesta série, mas esta foi a única vez que eu sabia. Eles me sentaram e disseram: “É assim que vai ser”. Se alguma coisa no futuro não acontecer do jeito que me foi dito, então eu não sei de nada. – Está apenas na cabeça de David, Dan e George. Mas eu digo que estou morto. Estou morto. Eu não vou voltar na próxima temporada. Então, isso é tudo o que posso te dizer, realmente.

Como foi seu último dia no set?
Kit: Tive um grande encerramento e, como qualquer um dos atores que morrem em Thrones, eu só queria ir embora de lá – tinha lágrimas nos olhos. Eu estava mais comovido e emocional do que eu pensei que estaria.

Quaisquer presentes de despedida como foi Rose e seu arco e flecha?
Kit: Não! Rose teve seu arco e flecha e eu não tive merda nenhuma! Então, sim, eu sou definitivamente menos popular do que a Rose.

O que vem por aí para você?
Kit: Estou à procura de filmes para o próximo ano. Tenho muita sorte hoje – consigo recusar papéis e fazer o que eu realmente quero fazer. Há alguns filmes que eu estou olhando, mas eu não posso falar sobre eles ainda. Eu poderia tirar umas férias. Eu poderia tentar escrever. Eu estou tentando descobrir isso.

Uma coisa que deixa os atores animados depois de terminar uma série é poder mudar a aparência. Tem planos para cortar seu cabelo?
Kit: Pareço com Jim Morrison no momento. Eu não sei o que fazer com ele. Eu posso cortá-lo se eu quiser, mas é provavelmente sábio deixar assim até que eu consiga um próximo papel. Eu meio que me acostumei com isso, iria me sentir estranho se mudasse.

Olhando para trás, qual a memória mais querida?
Kit: O final da temporada passada. Aquela sequência da batalha no episódio nove, foi uma grande experiência de criação de vínculo para um monte de pessoas do elenco como eu e John [Bradley], Mark [Stanley] e Rose Leslie – tivemos um grande momento filmando esse episódio. Acho que foi o meu momento favorito.

Quaisquer pensamentos sobre como Thrones continua depois disso?
Kit: Você coloca as expectativas das pessoas lá em cima, e aí como você encerra? Eu não sei como eles vão terminar Thrones, mas eu acho que parti em uma grande temporada. E acho que eles vão ter que terminá-la com a batalha mais f*damente épica que a TV já viu.