Nos comentários em vídeo sobre o episódio desta semana, temos David e Dan falando sobre Sansa descobrir que Bran e Rickon estão vivos, e que ela não está sozinha no mundo. E que isso deu a ela energia para superar e sobreviver. Sobre Tyrion e Dany, eles falam sobre suas similaridades (órfãos com pais terríveis) e como Dany inspira Tyrion em ser menos cínico e mais preocupado com os problemas reais daquela sociedade. Por outro lado, o cinismo dele a ajudará a ver as coisas com suas verdadeiras cores.

Durolar: eles falam sobre a oportunidade de mostrar algo novo para os fãs dos livros e para os fãs da série ao mesmo tempo. Sobre Garralonga, é dito como ela foi a única arma capaz de impedir e eliminar o White Walker naquele momento, e como o Rei da Noite (a quem os produtores expressamente nomeiam dessa vez) vê em Jon uma ameaça que ele não esperava.

Ainda sobre a batalha, a HBO divulgou esse featurette com comentários de D&D (criadores, roteiristas), Miguel Sapochnik (diretor), Paul Ghirardani (supervisor da direção de arte), Chris Newman (produtor), Ben Crompton (Edd Doloroso), Barrie Gower (maquiagem protética), Kristofer Hivju (Tormund Terror dos Gigantes), Birgitte Hjort Sorensen (Karsi), Kit Harington (Jon Snow) e Jonathon Barrass (supervisor de efeitos).

A cena, de acordo com eles, não é uma batalha, mas um massacre, uma sequência de horror. Dan fala que inicialmente a cena era pra ser ainda maior. Como muito do que foi escrito originalmente por eles seria impossível de ser feito, surgiu a ideia de deixar fora da vista do espectador o que aconteceu atrás do portão da cidade.

Eles diferenciam os wights que eram pra parecer “frescos”, recém transformados com maquiagem, os wights decompostos, também mortos recentemente, e os esqueletos que misturaram maquiagem com computação gráfica e animação. Foram 230 extras, treinados e orientados. Toda a equipe se encheu de elogios e agradecimentos ao trabalho desses figurantes:

Por último, um vídeo sobre a situação de Jorah. Iain fala sobre o personagem estar em uma jornada de conseguir o perdão de sua rainha, e que irá se colocar fisicamente na linha de batalha por ela, mostrando que morreria por ela. Emilia lembra que Jorah é a pessoa que está junto de Dany desde o começo, por isso a traição é algo que a incomoda profundamente. O mais interessante nesse vídeo é perceber o dragão prateado ao redor do pescoço que a rainha usará em “The Dance with Dragons”. Que peça de figurino bonita!

Para acompanhar os comentários sobre o episódio, visite o nosso post aberto pra quem leu os livros (clicando aqui) e para aqueles que acompanham a série exclusivamente (clicando aqui).