pordentro_mothersmercy

David e Dan começam o Inside the Episode dizendo que o episódio criado tem muitas coisas acontecendo, coisas que eles não viam a hora de mostrar. Eles comentam que Stannis fez a pior coisa que um ser humano poderia fazer. E que quando ele descobre que tudo foi em vão, ele está pronto para morrer, sentindo alívio quando Brienne chega. Sobre Brienne, é dito que ela sabia em seu coração que foi Stannis quem matou o irmão, Renly. E que esperava encontrar um monstro mas, embora Stannis tenha feito coisas monstruosas, encontrou alguém com qualidades humanas, como a bravura de deixar-se ser morto.

Sobre Theon, eles falam sobre o fato do momento mais definitivo na vida dele até aquele momento ser a decisão de trair os Starks. E agora, depois de tanto tempo, ele tem uma pequena redenção. E que Theon e Sansa passaram por coisas realmente terríveis e mesmo assim ainda conseguem encontrar a força para prosseguirem.

Sobre Arya, eles comentam que os Homens sem Face não matam por vingança ou ódio. Porque a morte é uma dádiva, com o ideal da morte sem dor. Mas que Arya não é assim, e não trata a morte como um presente para os outros, mas pra ela mesma. Há muitos mistérios que ela ainda não conhece, e ela não tem paciência para conhecê-los e compreender sua filosofia. Não se pega um rosto da Sala dos Rostos sem que se esteja preparada e, o pior, ela pegou por estar motivada pelo ego. Ela jogou suas roupas e dinheiro fora, mas não jogou sua espada, porque não estava preparada para deixar de ser quem é. Ela violou as regras da Casa do Preto e Branco e pagou por isso, ficando cega.

Dan conta que Daenerys, isolada e sem comida com seu dragão que só deseja dormir e se recuperar, resolve se virar sozinha. Mas… Ela encontra um grupo de pessoas que não esperava encontrar de novo: os dothraki. Ele diz ainda que Dany tinha uma relação com Drogo, que era diferente dos outros, e ele não está mais ali. Ela joga o anel no chão para que seus amigos saibam que ela esteve ali e seguirem sua pista para encontrá-la.

Sobre Myrcella, eles comentam como a cena poderia terminar segundos antes, e que tudo estaria bem. Mas que Jaime pôde apreciar somente por pouquíssimo tempo o fato de que Myrcella o reconhece como pai. E que Cersei não estará feliz quando receber a notícia. Sobre Cersei, é dito que o Alto Septão quer que ela sinta como é passar por aquilo, uma situação em que ela nunca imaginou ter que passar. E ainda, ele quer que outras pessoas a vejam em uma situação humilhante, uma pessoa de poder sem cabelos e nua nas ruas. Para que não sintam mais medo dela. A única pessoa que expressa qualquer tipo de simpatia e preocupação é Qyburn, que a acolhe e lhe dá um presente. E que vemos em seu rosto, no último momento, que ela foi humilhada, machucada, pés em carne viva… mas que ela ainda não foi derrubada.

Por último, Jon. É dito que o problema é que ele não é um homem cauteloso, e que heróis são assim, e é por isso que ele é amado. Ele é filho de Ned, fazendo o certo mesmo quando o certo é extremamente perigoso pra ele. A morte de Jon Snow é, segundo os produtores, algo em que eles pensavam há muito tempo. Ver Thorne matá-lo faz sentido porque ele é um homem mal. Porém Olly, segundo eles, é um garoto que passou por uma situação de horror cedo de mais, e que ele toma uma decisão que é muito difícil, mas entende de onde essa decisão vem. Jon, segundo eles, falhou com essa criança a quem ele queria muito fazer o bem. É um dos conflitos que fazem com que eles (David e Dan) amem os livros e a saga. Em última instância, não é sobre bem contra o mal, mas sobre pessoas que tem boas intenções em conflito umas com as outras. E que neste conflito, Jon não saiu vitorioso.

No proximo segmento vemos Nikolaj, Nell Tiger e Indira Varma falarem sobre o Adeus de Myrcella. Indira conta que sua personagem não gosta dessa garota Lannister, pois ela está em luto pelo amor de sua vida. Ellaria teve que admitir derrota para Doran: ou ela entrava na linha ou estaria morta. Mas, Ellaria ainda sentia ódio, determinada a ter sua vingança. Nell conta que sua personagem se sentia importante em Dorne, e que não queria largar tudo (inclusive o garoto que amava) para ir embora. Mas, Dorne não era mais um lugar seguro para ela. Nikolaj conta que Jaime pôde falar sobre seu grande segredo com Myrcella, e que pela primeira vez pôde ser pai. E Myrcella pela primeira vez pôde ter um pai. E em segundos, tudo muda.

No último segmento, temos “A Caminhada da Expiação” de Cersei comentada por George R. R. Martin:

“Temos aspectos simbólicos na Caminhada da Expiação ou a Caminhada da Vergonha. Você está nua. Você não tem nada a esconder. Toda discrição lhe foi negada. Seu cabelo foi raspado. Você está completamente vulnerável. Não há nada mais a esconder, perante Deus. Essa é a justificativa espiritual para esse tipo de coisa. Mas também é algo deliberadamente político. As pessoas não viam reis e lordes com muita frequência, a não ser que eles desfilassem com suas vestimentas luxuosas. Seu esplendor os ajudavam a governar, a impressionar. Quando você tira tudo isso, de uma rainha como Cersei, que era cuidada por criadas e protegida por cavaleiros, você também a despe de todo o seu poder. Cersei não é amada nas ruas de Porto Real. Esta é a mulher que você não ousa contradizer pois ela poderia ordenar que sua língua fosse arrancada. Agora as pessoas estão a chamando de nomes sujos, fazendo acusações, e eles estão livres para fazer isso. Isso muda toda a percepção pública dela, o que é, obviamente, parte da intenção. Ela enfrenta isso com coragem mas, no fim, está quebrada e machucada”.

Para acompanhar as discussões sobre o season finale da quinta temporada, acesse os comentários abertos para quem acompanha apenas a série e os comentários dos fãs dos livros.