508_promo_stills_900161456-e1433230437146
No início do piloto de Game of Thrones, somos apresentados aos misteriosos White Walkers, seres sobrenaturais que foram cada vez mais desenvolvidos ao longo das temporadas da série. Originalmente, a apresentação destes personagens envolvia a demonstração de um dialeto entre eles. A língua skroth.

A gente já tinha falado sobre o desenvolvimento da língua dos White Walkers há um tempinho aqui no site. David Peterson, linguista responsável pelo dothraki e pelo valiriano que vemos na HBO, era creditado também pela criação da língua ‘skroth’ como podemos ver em alguns dos créditos finais dos episódios da primeira temporada.

Em entrevista ao Zap2it durante a San Diego Comic-Con, David contou que talvez jamais chegaremos a ver a língua que ele criou em um episódio da série.

“Era para ter aparecido na cena do piloto, onde o White Walker chega para cortar a cabeça de um cara. Há partes onde você meio que consegue ouvi-los resmungar e vocalizar algo – e seria isso. Eu acho que em última análise, eles decidiram que não queriam ter que fazê-los falar algo, ou até mesmo legendar o texto. Poderia ter sido um pouco piegas, honestamente, para a cena de abertura da série. “

O skroth tem uma sonoridade “bastante arranhada,” explica Peterson, que usou modificação de áudio para “criar um som particular.” Como a série revela cada vez mais e mais sobre esses seres e sua cultura, existe a chance de um dia aqueles cavaleiros assustadores começarem a falar. Peterson espera que isso aconteça em breve.

“É uma questão em aberto se chegará o dia em que eles realmente terão um diálogo. Porque eles não usaram o que criei, e eu não sei se ainda usarão. Há coisas ali que poderiam ser desenvolvidas, mas eu não ficaria surpreso se eles me pedirem para fazer algo inteiramente novo, e isso seria ótimo”.

Nos livros de George R. R. Martin pouco se sabe sobre os Caminhantes Brancos. Nesse sentido, a série de TV é mais generosa em tentar criar uma mitologia exclusiva. Montagens como as de Valar Morghulis (em partes), Oathkeeper e Hardhome são todas exclusivas da série. Cenas como a do piloto da série (Winter is Coming), Jon Snow vendo um Walker levar um bebê de Craster (The Night Lands) e Sam matando um com obsidiada (Second Sons) são adaptações dos livros (embora Jon Snow jamais tenha encontrado um Walker no texto original).

O único som que identificamos na presença desses seres, aquele que se parece com o som de gelo se quebrando, foi desenvolvido pelo sound designer da série, Peter Brown. Esse som de “gelo se quebrando” é citado no prólogo de A Guerra dos Tronos. Por qual motivo a série desenvolveu muito mais esses personagens do que nos livros, mas não quiseram lhes dar uma voz, por enquanto fica a critério da nossa imaginação.

“The Other said something in a language that Will did not know; his voice was like the cracking of ice on a winter lake, and the words were mocking.” – Prólogo de A Game of Thrones

Não teremos White Walkers falantes na 6ª temporada, mas David está trabalhando duro no desenvolvimento de novas falas para o povo dothraki. Ele começou a receber os primeiros scripts há alguns dias. É claro que a publicação perguntou se ele viu no texto algum sinal de que Jon Snow está vivo. Peterson respondeu que de todo o material que ele recebeu sobre a nova temporada, nada envolve o núcleo do personagem. Mas que ele não ficaria surpreso se ele retornasse.

Peterson é autor de Living Language Dothraki. Seu novo livro, The Art of Language Invention, chega às lojas no final de setembro.