Avilés._George_R._R._Martin
“Não acreditem em tudo que vocês lêem, meninos e meninas.” GRRM mais uma vez teve que desmentir declarações falsamente atribuídas a ele.

Talvez você tenha visto nos últimos dias uma crescente avalanche de notícias, inclusive em grandes portais que supostamente checam suas fontes, dizendo que o próprio George R. R. Martin teria declarado, em uma after-party do Emmy, que haveria um filme de Game of Thrones mas que ele não estaria envolvido. A verdade, porém, é que tudo não passou de sensacionalismo caça-cliques.

O rumor se originou no Daily Mail, um tabloide inglês, que publicou a “notícia exclusiva” em 27 de outubro. Daí, passou para o Independent, um veículo teoricamente sério, no dia 29, e a partir de então explodiu nos portais estrangeiros. Nos últimos dias, a falsa notícia chegou também aos sites brasileiros, com a GQ Brasil, por exemplo, dando a notícia como “oficial”, e outros portais mais especializados suscitando a possibilidade menos enfaticamente no Twitter.

É claro que tivemos os veículos de bom-senso, que investigaram e chegaram à conclusão de que não passava de tabloidismo: o BuzzFeed (!) noticiou que a HBO havia negado a possibilidade, e Matt Patches da Esquire escreveu sobre o que realmente sabemos sobre um possível filme. O Westeros.org foi um dos primeiros a tentar (infrutiferamente) desmentir a falsa notícia no nascedouro:

No final das contas, George R. R. Martin teve mais uma vez de vir a público, através de seu blog, desmentir rumores sobre declarações que supostamente teriam partido dele.

Martin a princípio comentou brevemente sobre o assunto, quando perguntado sobre ele em uma postagem sobre assunto no blog, dizendo: “Completamente falso. Ninguém está trabalhando em filme nenhum agora. E se houvesse um filme, ele não seria sobre a Rebelião de Robert”. 

Depois fez um post inteiro sobre o tema, intitulado What movie? (“Que filme?”), que traduzimos aqui, publicado no dia 30:

Não acreditem em tudo que vocês lêem, meninos e meninas. Especialmente online.

Eu não sei de onde essa última remessa de bobagem de “vai haver um filme de GAME OF THRONES” está vindo, mas de repente está por toda parte, e todos nós ligados à serie e à HBO estamos sendo bombardeados. Mas nada mudou.

Deixe-me revisar, para aqueles que chegaram atrasados.

A ideia de encerrar GAME OF THRONES com um ou mais filmes de cinema foi ventilada pela primeira vez, oh, três ou quatro anos atrás. Deixe-me dizer de novo, isso NÃO FOI MINHA IDEIA. Entretanto, eu posso ter sido o primeiro a mencionar esse conceito em público – onde e quando eu já não lembro mais – então de alguma forma fiquei associado a ele.

Eu realmente disse que gostei da ideia. É claro que gostei da ideia. Como não? Isso foi lá nos primeiros dias, quando nem tínhamos dinheiro para rodar a Batalha do Ramo Verde e tivemos que desmaiar Tyrion ao invés disso. Quando o grupo de caça do rei consistia de quatro caras a pé andando pela mata. Nessa época, nesse contexto, a ideia de filmões blockbuster com orçamento de SENHOR DOS ANEIS era poderosamente atraente.

E a ideia ainda é poderosamente atraente. Não apenas para mim, mas para várias pessoas ligadas à série. Atores, diretores, produtores, escritores. Como não? Seria uma ótima maneira de encerrar.

O que não quer dizer que vai acontecer. Há muito entusiasmo pela ideia, é claro, mas não necessariamente da parte da HBO. O negócio deles é televisão, não filmes de cinema. E aqueles de vocês com boas memórias podem lembrar de todos os rumores sobre um filme de SOPRANOS… um filme de ROMA… um filme de DEADWOOD. Rumores foram tudo o que foram. E é tudo o que esse é também, pelo menos por enquanto.

Ultimamente os rumores ficaram ainda mais específicos. O filme será sobre a Rebelião de Robert. Será sobre Dunk & Egg. Será sobre… ah, é tudo muito bobo.

Ainda seria legal, e eu ainda adoraria vê-lo… mas nada mudou desde a última rodada de rumores. Eu ainda estou escrevendo THE WINDS OF WINTER. David & Dan ainda estão filmando a sexta temporada. A HBO ainda está no negócio de televisão.

Não leve nenhuma dessas coisas a sério. Jornalismo caça-cliques está para o jornalismo como música militar está para múisca.

Martin ainda respondeu a um comentário de BryndenBFish no blog, que perguntava sobre o que ele preferiria do universo de Gelo e Fogo na tela, se pudesse escolher transformar em filme:

Ninguém vai fazer um filme sobre uma época inteiramente diferente da história westerosi, com todo um novo elenco de personagens.

Se um dia houver um filme, será parte da saga atual, e vai estrelar os atores e personagens que a audiência adora.

Agora talvez se um desses arrecadar 300 milhões de dólares ou algo do tipo, podemos começar a falar sobre algumas das ideias que você ventilou aí.

Mas tudo isso é enormemente improvável.

Em suma, George disse que o filme pode acontecer, mas que por enquanto ainda é apenas uma ideia, e essa última onda de rumores não tem base alguma.

Fica mais uma vez a lição de que a Internet é escura e cheia de hoaxes, ainda mais quando se trata de Game of Thrones.