Bem, é claro que a grande maioria das pessoas já estava mais do que satisfeita com a revelação sobre a origem de Jon Snow, contada no flashback do episódio The Winds of Winter. Anos e anos de debates se passaram nos fóruns e sites pelo mundo, e essa era a suposição mais discutida e celebrada pelos fãs, tanto os da série quanto os dos livros.  Ainda que apenas a mãe de Jon tenha aparecido e contado parte da história, era bem óbvio que o pai de Jon é Rhaegar Targaryen, que morrera em batalha e não tinha como estar ali para ajudar a contar a história também. Há evidências disso de sobra tanto na série quanto nos livros.

origem Jon Snow
Quase um episódio de HOW I MET YOUR MOTHER, tinha até o Barney como Ned (Robert Aramayo).

Desde domingo, no entanto, muitos espectadores ficaram confusos. Isso porque Lyanna (Aisling Franciosi) omitiu parte da revelação, sussurando algumas palavras no ouvido de Ned e deliberadamente deixando parte do mistério escondido da audiência. Para colocar ainda mais lenha na fogueira, os produtores evitaram citar o nome de Rhaegar nos vídeos de Inside the Episode, e mesmo Isaac Hempstead-Wright (Bran) em entrevista ao Hollywood Reporter demonstrou que a paternidade de Jon não havia se revelado na cena:

Não ouvimos muito acerca do que Lyanna diz. Há apenas algo ao longo da fala, onde se ouve “Se Robert descobrir, ira matá-lo.” Quando Bran vê a reação de seu pai e entende que esta é uma criança contrabandeada que ele trouxe para casa, Bran pensa: “Bem, espere, quem é essa criança contrabandeada que meu pai levou? Ah! Jon Snow! Então, Jon Snow não é meu meio-irmão”. Mas ainda não sabemos quanto ao pai, eu acredto. E, até que se saiba mais sobre isso, poderia até ser Ned. Poderia ser algo igual a Cersei e Jaime acontecendo ali.

Mas pelo menos parte dessa confusão acaba agora, já que o Making Game of Thrones, blog oficial dos bastidores, divulgou um gráfico que revela que Rhaegar é, de fato, pai de Jon:

origem Jon Snow
origem Jon Snow

Tudo isso é bem curioso porque a edição da cena apresentada deu a entender que Bran escutou o que sua tia sussurrou no ouvido de Ned. Tomara que isso queira dizer que o personagem poderá nos revelar isso no ano que vem, embora o ator não tenha se dado conta. E bem, mesmo que Bran não tenha escutado, que ele viaje no tempo e nos leve junto com ele ao passado, presente e futuro, quantas vezes puder, para nos contar mais detalhes sobre a Rebelião e sobre Rhaegar e Lyanna .

Se você não está satisfeito com isso, tem mais. Na tarde desta terça-feira, os perfis da HBO nas redes sociais divulgaram uma ação envolvendo a Siri, assistente pessoal digital dos usuários da Apple. Se você pergunta a ela “Siri, who is Jon Snow’s father” (“Siri, quem é o pai de Jon Snow”) ela responde: “Vamos apenas dizer que há um pouco de fogo nesse Snow”. Ela também pode responder com: “Para conhecer a história, você terá que fazer as contas: R+L=J”; “Jurei guardar segredo, mas posso dizer que ele era um ótimo bardo” (se referindo a história que Barristan contou a Daenerys); e “Como Ned, prometi que não contaria”:

A gente testou aqui e funciona mesmo, mas só em inglês. Tentem perguntar também: “Siri, did you watch Game of Thrones?” As respostas são hilárias.


Veja aqui a lista com os melhores tweets sobre a season finale da sexta temporada.